A Conquista do Pão: Os Alimentos VII
Todas as grandes cidades, como dissemos, compram seu trigo, suas farinhas e sua carne nos departamentos e também no exterior. O estrangeiro envia a Paris especiarias, peixe e comestíveis de luxo, além de quantidades consideráveis de trigo e carne. Em Revolução, entretanto, será preciso contar cada vez menos com o estrangeiro. Se o trigo russo, o arroz da Itália ou das Índias e os vinhos da Espanha e da Hungria afluem hoje aos mercados da Europa ocidental, isso não acontece porque os países expedidores possuam demais, ou porque esses produtos ali cresçam sozinhos como o dente-de-leão nos prados.
Na Rússia, por exemplo, o camponês trabalha até dezesseis horas por dia e jejua de três a seis meses a cada ano para exportar o trigo com que paga o senhor e o Estado. Hoje, a polícia aparece nas aldeias russas assim que a colheita é feita, e vende a última vaca, o último cavalo do agricultor, por atrasos de impostos e rendas aos senhores, quando o camponês não se executa de boa vontade vendendo o trigo aos exportadores. De tal modo que guarda apenas trigo para nove meses e vende o restante, para que sua vaca não seja vendida por quinze francos. Para viver até a próxima colheita, três meses quando o ano foi bom, seis quando foi ruim, mistura casca de bétula ou semente de armoles à sua farinha, enquanto em Londres se saboreiam biscoitos feitos com seu trigo.
Assim que a revolução vier, o cultivador russo guardará o pão para si e seus filhos. Os camponeses italianos e húngaros farão o mesmo. Esperemos também que o hindu aproveite esses bons exemplos, assim como os trabalhadores das Bonanza-farms na América, a menos que essas propriedades já estejam desorganizadas pela crise. Portanto, será preciso deixar de contar com os aportes de trigo e milho vindos do exterior. Como toda a nossa civilização burguesa se baseia na exploração das raças chamadas inferiores e dos países atrasados em indústria, o primeiro benefício da revolução já será ameaçar essa civilização, permitindo que essas raças se emancipem. Mas esse imenso benefício se traduzirá por uma diminuição certa e considerável dos aportes de alimentos que afluem para as grandes cidades do Ocidente.
Para o interior, é mais difícil prever a marcha das coisas. De um lado, o cultivador aproveitará certamente a Revolução para endireitar as costas curvadas sobre o solo. Em vez das quatorze a dezesseis horas que trabalha hoje, terá razão em trabalhar apenas a metade, o que poderá ter por consequência a baixa da produção dos principais alimentos, trigo e carne. De outro lado, haverá aumento da produção assim que o cultivador já não for forçado a trabalhar para alimentar os ociosos. Novos espaços de terra serão desbravados, máquinas mais perfeitas serão postas em movimento. Jamais lavra foi tão vigorosa quanto a de 1792, quando o camponês retomou aos senhores a terra que cobiçava havia tanto tempo, diz Michelet ao falar da Grande Revolução.
Dentro de pouco tempo, a cultura intensiva se tornará acessível a cada cultivador, quando a máquina aperfeiçoada e os adubos químicos e outros forem postos ao alcance da comunidade. Tudo leva a crer, contudo, que nos começos poderá haver diminuição na produção agrícola na França, assim como em outros lugares. O mais prudente, em todo caso, seria contar com uma diminuição dos aportes, tanto do interior quanto do estrangeiro.
Como suprir esse vazio? Ora, preenchendo-o nós mesmos. Inútil procurar complicação onde a solução é simples. É preciso que as grandes cidades cultivem a terra, tão bem quanto o fazem as campanhas. É preciso voltar àquilo que a biologia chamaria integração das funções. Depois de dividir o trabalho, é preciso integrá-lo. Esse é o caminho seguido em toda a Natureza.
Aliás, filosofia à parte, a isso se chegará pela força das coisas. Que Paris perceba que ao cabo de oito meses ficará sem trigo, e Paris o cultivará. A terra? Ela não falta. É sobretudo em torno das grandes cidades, sobretudo de Paris, que se agrupam os parques e gramados dos senhores, esses milhões de hectares que só esperam o labor inteligente do cultivador para cercar Paris de planícies muito mais férteis, muito mais produtivas que as estepes cobertas de húmus, embora ressecadas pelo sol, do sul da Rússia.
Os braços? A que desejam que se apliquem os dois milhões de parisienses e parisienses quando já não tiverem de vestir e divertir os príncipes russos, os boiardos romenos e as damas da finança de Berlim? Dispondo de todo o maquinismo do século, da inteligência e do saber técnico do trabalhador habituado ao uso da ferramenta aperfeiçoada, tendo a seu serviço inventores, químicos e botânicos, professores do Jardim das Plantas, horticultores de Gennevilliers, assim como o instrumental necessário para multiplicar máquinas e experimentar novas, tendo enfim o espírito organizador do povo de Paris, sua alegria de coração e seu impulso, a agricultura da Comuna anarquista de Paris será muito diversa daquela dos cavadores das Ardenas.
O vapor, a eletricidade, o calor do sol e a força do vento logo seriam requisitados. A máquina de cavar e a máquina de retirar pedras a vapor fariam rapidamente o trabalho pesado de preparação, e a terra, amaciada e enriquecida, só esperaria os cuidados inteligentes do homem, e sobretudo da mulher, para cobrir-se de plantas bem tratadas, renovando-se três ou quatro vezes por ano.
Aprendendo horticultura com os homens do ofício, experimentando em cantos reservados mil meios diversos de cultivo, rivalizando entre si para alcançar as melhores colheitas, reencontrando no exercício físico, sem extenuação nem excesso de trabalho, as forças que tantas vezes faltam nas grandes cidades, homens, mulheres e crianças se aplicariam com alegria a esse labor dos campos, que deixará de ser trabalho de condenado e se tornará prazer, festa, renovação do ser humano.
Não há terras inférteis. A terra vale o que vale o homem. Eis a última palavra da agricultura moderna. A terra dá aquilo que se lhe pede. Trata-se apenas de pedir inteligentemente. Um território, ainda que tão pequeno quanto os dois departamentos do Sena e de Sena-e-Oise, e ainda que tenha de alimentar uma grande cidade como Paris, bastaria praticamente para preencher os vazios que a Revolução poderia criar em torno dele.
A combinação da agricultura com a indústria, o homem agricultor e industrial ao mesmo tempo, é aquilo a que nos levará necessariamente a Comuna comunista, se ela se lançar francamente na via da expropriação. Que ela aborde esse futuro. A fome não será sua causa de morte. O perigo está em outro lugar: na covardia de pensamento, nos preconceitos, nas meias-medidas. O perigo está onde Danton o via, quando gritava à França: audácia, audácia e ainda audácia. Sobretudo audácia intelectual, que será imediatamente seguida pela audácia da vontade.