Capítulo I O Asno de Ouro · Capítulo 2 de 53
Obra Menu

Capítulo I

Aconteceu-me viajar pela Tessália a negócios que precisava resolver, pois ali habitava a família de minha mãe, descendente da linhagem daquele excelentíssimo Plutarco e de Sexto, o Filósofo, seu sobrinho — o que para nós era motivo de grande honra.

Depois de muito caminho e grande fadiga, tendo passado por altas montanhas, vales escorregadios e campos pesados de terra revolvida, percebi que meu cavalo começava a diminuir o passo. Para que eu também pudesse repousar e refazer-me, cansado da viagem, desci da sela. Enxuguei-lhe o suor de todo o corpo, tirei-lhe o freio e o conduzi devagar pela mão, a fim de que urinasse e aliviasse o cansaço da jornada.

Enquanto ele pastava fresco no campo, lançando às vezes a cabeça para o lado, como sinal de alegria, percebi um pouco adiante dois companheiros que cavalgavam. Alcancei-os e fiz-me o terceiro.

Enquanto escutava a conversa deles, um dos dois ria e zombava do outro, dizendo:

— Deixa disso, peço-te, e não fales mais, pois não suporto ouvir essas mentiras absurdas e inacreditáveis.

Ao ouvir aquilo, desejei saber a novidade e disse:

— Peço-vos, senhores, fazei-me participante de vossa conversa. Não sou tão curioso quanto desejoso de conhecer o que dizeis. Assim encurtaremos a viagem e passaremos com facilidade esta alta colina diante de nós, distraídos por fala agradável.

Mas aquele que antes rira do companheiro tornou a dizer:

— Em verdade, essa história é tão verdadeira quanto dizer que, por feitiçaria e encantamento, os rios podem ser forçados a correr contra o próprio curso; que os mares podem ficar imóveis; que o ar pode perder seus ventos; que o sol pode ser impedido de seguir sua corrida natural; que a lua deixa nas ervas e árvores a espuma de que se servem as bruxarias; que as estrelas podem ser arrancadas do céu; que o dia pode escurecer e a noite escura continuar para sempre.

Então eu, mais desejoso de ouvir a história do que o companheiro dele, disse:

— Peço-te, tu que começaste há pouco teu relato, não o interrompas assim. Conta o restante.

E, voltando-me ao outro, acrescentei:

— Talvez tu, de espírito obstinado e ouvidos grosseiros, zombes e desprezes coisas que são contadas como verdadeiras. Não sabes que os homens costumam julgar falso aquilo que raramente se vê, pouco se ouve ou ultrapassa a capacidade da razão humana? Se tais coisas forem examinadas mais de perto, descobrirás que não apenas se tornam evidentes e claras, como também muito fáceis de acontecer.

1/1
Menu

Fazer anotação