Capítulo XLVII
Quando chegou a meia-noite, depois que dormi meu primeiro sono, despertei subitamente, tomado de temor. Vi a lua brilhando com grande claridade, como quando está cheia, e parecia que ela saltava para fora do mar.
Então pensei comigo que aquele era o tempo mais secreto e poderoso da deusa, pois todas as coisas humanas são governadas por sua providência. Não apenas os animais domésticos e mansos, mas também todas as feras selvagens estão sob sua proteção.
Considerei também que todos os corpos do céu, da terra e do mar crescem conforme seus movimentos crescentes, e diminuem conforme seus movimentos minguantes. Cansado de tanta calamidade e de minha cruel fortuna, encontrei esperança e remédio supremo, ainda que tarde, para ser libertado de todas as minhas misérias pela invocação e oração à beleza excelente da deusa que via resplandecer diante de meus olhos.
Por isso, sacudindo de mim o sono asinino e pesado, levantei-me com rosto alegre. Movido por grande desejo de purificar-me, mergulhei sete vezes nas águas do mar, pois o número sete é conveniente e agradável às coisas santas e divinas, como ensinou o sábio filósofo Pitágoras.
Então, com semblante choroso, fiz esta oração à poderosa deusa:
— Ó bendita Rainha do céu, quer sejas a senhora Ceres, origem e mãe nutriz de todas as coisas fecundas da terra, que, depois de encontrar tua filha Prosérpina, tomada de grande alegria, fizeste arar e semear a terra antes estéril e infecunda, e agora habitas nas terras de Elêusis;
— quer sejas a Vênus celeste, que no princípio do mundo uniste todas as espécies de coisas por amor gerador, perpetuando para sempre a geração humana, e agora és adorada nos templos da ilha de Pafos;
— quer sejas a irmã do deus Febo, que sustentas tantos povos pela geração dos seres vivos e és venerada nos lugares sagrados de Éfeso;
— quer sejas a terrível Prosérpina, por causa dos uivos mortais que produzes, tu que tens poder para impedir e afastar as invasões de feiticeiras e espectros que aparecem aos homens e mantê-los presos nas profundezas da terra;
— tu que és adorada de muitas maneiras e iluminas todas as fronteiras do mundo por tua forma feminina; tu que nutres todos os frutos da terra por teu vigor e tua força;
— seja qual for o nome ou forma com que é lícito invocar-te, peço-te que ponhas fim a meus grandes trabalhos e misérias, e que me livres da fortuna miserável que por tanto tempo me perseguiu.
— Concede paz e descanso, se te agrada, às minhas adversidades. Remove de mim a forma de asno e devolve-me meu antigo estado. E, se ofendi em algum ponto a majestade divina, antes me seja permitido morrer do que viver assim, pois estou cansado da vida.
Quando terminei minha oração e revelei minhas queixas à deusa, aconteceu que caí no sono. Logo me apareceu uma face divina e venerável, adorada até pelos próprios deuses.
Pouco a pouco, pareceu-me ver a figura inteira de seu corpo, erguendo-se do mar e colocando-se diante de mim. Por isso tentarei descrever sua aparência divina, se a pobreza da fala humana me permitir, ou se seu poder divino me conceder eloquência para tanto.
Primeiro, tinha grande abundância de cabelos, espalhados e soltos ao redor do pescoço. Sobre o alto da cabeça trazia muitas grinaldas entrelaçadas com flores. No meio da testa havia um círculo em forma de espelho, ou semelhante à luz da lua.
Em uma das mãos trazia serpentes; na outra, espigas de trigo. Sua veste era de seda fina, mudando em várias cores: ora amarela, ora rosada, ora flamejante, ora — o que perturbava muito meu espírito — escura e obscura.
Cobria-a ainda um manto negro, à maneira de escudo, dobrado com muita delicadeza nas extremidades. Nas bordas apareciam estrelas brilhantes, e no meio delas estava a lua, que reluzia como chama de fogo. Ao redor do manto havia uma coroa ou guirlanda feita de flores e frutos.
Na mão direita ela tinha um sistro de bronze, que produzia som agradável; na esquerda, trazia uma taça de ouro, da boca da qual a serpente áspide levantava a cabeça, com garganta inchada. Seus pés odoríferos estavam calçados com sandálias entrelaçadas e ornadas com palmas vitoriosas.
Assim, aquela forma divina, exalando o perfume agradável da fértil Arábia, dignou-se falar comigo com voz celestial:
— Eis-me aqui, Lúcio. Vim a ti movida por teu pranto e por tuas orações.
— Eu sou a mãe natural de todas as coisas, senhora e governadora de todos os elementos, princípio inicial dos mundos, chefe dos poderes divinos, rainha do céu, a principal entre os deuses celestes, luz das deusas.
— Por minha vontade se dispõem os planetas do ar, os ventos salutares dos mares e os silêncios do inferno. Meu nome e minha divindade são adorados em todo o mundo de diversas maneiras, em costumes variados e sob muitos nomes.
— Os frígios me chamam Mãe dos Deuses; os atenienses, Minerva; os cipriotas, Vênus; os cretenses, Diana; os sicilianos, Prosérpina; os eleusinos, Ceres; alguns, Juno; outros, Belona; outros, Hécate. Mas, sobretudo, os etíopes que habitam o Oriente e os egípcios, excelentes em toda antiga doutrina, que costumam venerar-me com cerimônias próprias, chamam-me Rainha Ísis.
— Eis que venho compadecer-me de tua fortuna e tribulação. Eis que estou presente para favorecer-te e ajudar-te. Deixa teu pranto e tuas lamentações. Afasta toda tristeza. Pois chegou o dia saudável, ordenado por minha providência. Presta atenção, portanto, ao meu mandamento.
— O dia que seguirá esta noite é dedicado ao meu serviço por religião eterna. Meus sacerdotes e ministros costumam, depois que cessam as tempestades do mar, oferecer em meu nome um navio novo como primícia da navegação.
— Ordeno-te que não profanes nem desprezes de modo algum o sacrifício. Amanhã, por minha exortação, o grande sacerdote levará em procissão uma grinalda de rosas, junto ao sistro de sua mão direita.
— Segue minha procissão entre o povo. Quando chegares ao sacerdote, faze como se quisesses beijar-lhe a mão, mas agarra as rosas. Por esse meio arrancarei de ti a pele e forma de asno, espécie de animal que por longo tempo aborreci e desprezei.
— Acima de todas as coisas, não duvides nem temas que isso seja difícil ou impossível. Na mesma hora em que venho a ti, ordenei ao sacerdote, por visão, o que ele deve fazer; e todo o povo, por meu comando, será obrigado a abrir-te caminho e a nada dizer.
— Além disso, não penses que, entre cerimônias tão belas e alegres, e em tão boa companhia, alguém se envergonhará de tua figura deformada, ou que alguém será ousado bastante para repreender tua súbita restauração à forma humana, formando opinião maliciosa sobre o acontecimento.
— Sabe isto por certo: o restante de tua vida, até a hora da morte, estará ligado e sujeito a mim.
— Não julgues injúria servir-me sempre, pois por meu meio e benefício voltarás a ser homem. Viverás feliz neste mundo; viverás glorioso sob minha guia e proteção. E, quando desceres ao inferno, ali também me verás brilhar naquele lugar subterrâneo, como agora me vês, iluminando as trevas do Aqueronte e reinando na profunda escuridão do Estige. Tu me adorarás como aquela que te foi favorável.
— E, se eu perceber que és obediente aos meus mandamentos, dedicado à minha religião e digno de minha graça divina, sabe que prolongarei teus dias além do tempo que as Parcas haviam determinado e os planetas celestiais haviam ordenado.
Depois de dizer essas palavras, a imagem divina desapareceu.
Quando despertei, levantei-me imediatamente, com o corpo todo misturado de medo, alegria e suor. Maravilhei-me da presença tão clara da poderosa deusa e, aspergido pela água do mar, repassei em ordem suas advertências e mandamentos divinos.
Pouco depois, dissipadas as trevas, nasceu o sol claro e dourado. Então vi as ruas cheias de gente que caminhava em ordem religiosa e grande triunfo. Todas as coisas pareciam alegres naquele dia: os animais, as casas e até o próprio dia pareciam regozijar-se.
Depois da geada, veio o sol quente e temperado; os pequenos pássaros, pensando que a primavera chegara, cantavam melodiosamente. A mãe das estrelas, genitora dos tempos e senhora de todo o mundo, parecia dar alegria às árvores frutíferas, contentar as estéreis com sua sombra, acalmar os mares sem ventos e tempestades, e limpar o céu de nuvens para que brilhasse em sua própria luz.
Apareceram então, mais e mais, os ornamentos da procissão. Vinham pessoas trajadas de modo régio e cantando com alegria. Uma estava cingida como homem de armas; outra, quase nua, trazia manto e calçado alto como caçador; outra usava vestes de seda e meias de ouro, com cabelos soltos e penteados como mulher. Outra trazia grevas, escudo, elmo e lança, como soldado marcial. Depois vinha uma figura em púrpura, com varas à frente, como magistrado. Em seguida, outro com manto, bastão, sandálias e barba grisalha, significando filósofo. Outro vinha com liga, indicando caçador de aves; outro, com anzóis, representando pescador.
Vi também um urso manso e domesticado, vestido como matrona, transportado numa liteira; um macaco com touca na cabeça, coberto de linho, semelhante a pastor, trazendo na mão uma taça de ouro; e um asno com asas coladas às costas, seguindo um velho, de modo que se poderia julgar um deles Pégaso e o outro Belerofonte.
Entre esses prazeres e diversões populares que se moviam de um lado para outro, avançava triunfalmente a procissão da deusa.
As mulheres, vestidas de branco e alegres, traziam flores e grinaldas sobre a cabeça. Com ervas que carregavam nos aventais, cobriam o caminho por onde passaria aquela procissão régia e devota. Outras traziam espelhos às costas, para testemunhar obediência à deusa que vinha depois.
Outras traziam pentes de marfim e, pelo gesto e movimento dos braços, declaravam que estavam prontas para pentear a deusa. Outras ainda derramavam pelo caminho bálsamo e outros ungüentos preciosos.
Depois vinha grande número de homens e mulheres com velas, tochas e outras luzes, prestando honra à deusa celeste. Em seguida soava harmonia musical de instrumentos. Depois vinha bela companhia de jovens vestidos de branco, cantando versos e cânticos que algum poeta estudioso havia composto em honra das Musas.
Enquanto isso, chegavam os tocadores de trombeta dedicados a Serápis; e, diante do templo, oficiais e guardas preparavam espaço para a passagem da deusa.
Então apareceu a grande companhia de homens e mulheres que haviam recebido ordens divinas. Suas vestes brilhavam pelas ruas. As mulheres tinham os cabelos ungidos e a cabeça coberta com linho; os homens tinham a cabeça raspada, estrelas terrenas da deusa, trazendo nas mãos instrumentos de bronze, prata e ouro, que produziam som agradável.
Os principais sacerdotes, vestidos com alvas sobrepelizes que desciam até o chão, carregavam as relíquias da poderosa deusa.
Um trazia na mão uma luz, não muito diferente das que usamos em casa, exceto que, no meio dela, havia uma cavidade que produzia chama mais brilhante. O segundo, vestido de modo semelhante, trazia um altar que a própria deusa chamava “socorro das nações”. O terceiro segurava uma palmeira com folhas de ouro e a vara de Mercúrio.
O quarto mostrava, pela mão esquerda, um sinal de equidade. A mão era deformada por todos os lados, significando mais justiça do que a mão direita. Esse mesmo sacerdote carregava um vaso redondo de ouro, em forma de taça.
O quinto trazia uma pá sagrada, trabalhada com folhas de ouro; e outro carregava um vaso de vinho.
Logo depois vinha a própria deusa, como se andasse a pé, e especialmente Mercúrio, mensageiro da deusa infernal e celestial, com rosto ora negro, ora claro, erguendo a cabeça do cão Anúbis. Na mão esquerda carregava sua vara; na direita, ramos de palmeira.
Depois seguia uma vaca de passo erguido, representando a figura da grande deusa; e aquele que a guiava caminhava com muita gravidade.
Outro carregava os segredos da religião, fechados dentro de uma arca. Havia também alguém que trazia sobre o peito a imagem de seu deus, não formada como animal, ave, fera ou figura humana, mas feita por nova invenção, indicando que tal religião não deveria ser descoberta ou revelada a qualquer pessoa.
Havia ainda um vaso redondo, tendo de um lado figuras pintadas à maneira dos egípcios, e, do outro, uma orelha, sobre a qual se erguia a serpente áspide, com o pescoço escamoso estendido.
Por fim, veio aquele que fora designado à minha boa fortuna, conforme a promessa da deusa.
Era o grande sacerdote que trazia a restauração de minha forma humana por mandamento dos deuses. Aproximou-se mais e mais, levando na mão esquerda o sistro, e na outra uma grinalda de rosas para me dar, a fim de que eu fosse libertado da Fortuna cruel, que sempre fora minha inimiga, depois de sofrer tantas calamidades, dores e perigos.
Eu não avancei apressadamente, por causa da alegria súbita, para não perturbar a quietude da procissão com minha importunidade. Fui caminhando devagar entre o povo, que me abria passagem por todos os lados, e segui atrás do sacerdote.
O sacerdote, advertido na noite anterior, como bem pude perceber, parou e, estendendo a mão, colocou a grinalda de rosas em minha boca.
Eu, tremendo, devorei-a com grande afeição. E, assim que comi as rosas, não fui enganado pela promessa que me fora feita.
Minha face deformada e asinina desapareceu. Primeiro caiu o pelo áspero de todo o meu corpo; minha pele grossa tornou-se macia e tenra; os cascos dos pés transformaram-se em dedos; minhas mãos voltaram; meu pescoço encurtou; minha cabeça e boca arredondaram-se; minhas longas orelhas ficaram pequenas; meus grandes dentes de pedra diminuíram e assumiram a forma de dentes humanos; e minha cauda, que tanto me perturbava, desapareceu por completo.
O povo começou a maravilhar-se, e os religiosos honraram a deusa por milagre tão evidente. Admiravam-se das visões que haviam tido durante a noite e da facilidade de minha restauração, testemunhando o grande benefício que eu recebera da deusa.
Quando me vi naquele estado, fiquei parado por bom tempo, sem dizer palavra. Não sabia o que falar, nem qual primeira palavra deveria pronunciar, nem que graças deveria render à deusa.
Mas o grande sacerdote, entendendo toda minha fortuna e miséria por aviso divino, ordenou que alguém me desse vestes para cobrir-me. Pois, tão logo fui transformado de asno em homem, escondi com as mãos a nudez de meu corpo, como a vergonha e a necessidade me obrigavam.
Então um dos presentes tirou a roupa de cima e a colocou sobre minhas costas.
Feito isso, o sacerdote olhou para mim e, com voz doce e benigna, começou a falar assim:
— Ó meu amigo Lúcio, depois de suportares tantos trabalhos e escapares a tantas tempestades da Fortuna, chegaste enfim ao porto e refúgio de repouso e misericórdia. Nem tua nobre linhagem, nem tua dignidade, nem tua doutrina, nem qualquer outra coisa te valeram contra os servos prazeres em que caíste por pequena loucura de tua juventude, recebendo recompensa amarga por tua curiosidade infeliz.
— Contudo, por mais que a cegueira da Fortuna te tenha atormentado em perigos diversos, agora, sem que ela o saiba, vieste a esta felicidade presente. Que a Fortuna vá embora e se enfureça em outro lugar; que encontre outra matéria para executar sua crueldade. Pois a Fortuna não tem poder contra aqueles que servem e honram nossa deusa.
— Que te valeram os ladrões, as feras, a grande servidão, os caminhos maus e perigosos, as longas passagens, o medo da morte a cada dia? Sabe que agora estás salvo, sob a proteção daquela que, com sua luz clara, ilumina os outros deuses.
— Alegra-te, portanto, e assume semblante conveniente às tuas vestes brancas. Segue a pompa desta devota e honrada procissão, para que aqueles que não são devotos dos deuses possam ver e reconhecer seu erro.
— Eis, Lúcio: estás liberto de tantas misérias pela providência da deusa Ísis. Regozija-te, pois, e triunfa sobre a vitória da Fortuna. Para que vivas mais seguro e protegido, faze-te membro desta santa ordem; dedica tua mente ao serviço de nossa religião e aceita voluntariamente o jugo do ministério.
— Quando começares a servir e honrar os deuses, então sentirás o fruto verdadeiro da tua liberdade.
Depois que o grande sacerdote profetizou desse modo, respirando muitas vezes, concluiu suas palavras.
Então fui para o meio dos demais e segui a procissão.
Todo o povo me conhecia e, apontando-me com os dedos, dizia:
— Vede aquele que hoje foi transformado em homem pelo poder da soberana deusa. Verdadeiramente ele é bendito e muito bendito, pois mereceu tão grande graça do céu; pela inocência de sua vida anterior, como por uma nova geração, foi reservado ao serviço da deusa.
Enquanto isso, pouco a pouco, aproximamo-nos da costa do mar, justamente do lugar onde eu havia dormido na noite anterior, quando ainda era asno.
Ali, depois de dispostas em ordem as imagens e relíquias, o grande sacerdote, rodeado por diversas figuras conforme o costume dos egípcios, dedicou e consagrou com certas orações um belo navio, muito engenhosamente feito, purificando-o com tocha, ovo e enxofre.
A vela era de linho branco, com letras escritas que testemunhavam a prosperidade da navegação. O mastro era alto, feito de pinheiro, redondo, excelente, de cume brilhante. A cabine estava coberta de ornamentos de ouro, e todo o navio, feito de madeira de cedro, era muito belo.
Então todo o povo, tanto religioso quanto profano, tomou grande número de cestos cheios de perfumes e aromas agradáveis, lançando-os ao mar misturados com leite, até que o navio se encheu de grandes dons e oferendas prósperas. Com vento favorável, o navio lançou-se ao profundo.
Quando perderam de vista a embarcação, cada um tomou novamente aquilo que trazia e voltou para o templo, em igual pompa e ordem àquela com que vieram à beira-mar.
Quando chegamos ao templo, o grande sacerdote e aqueles designados para carregar as figuras divinas — sobretudo os que havia muito tempo eram devotos da religião — entraram na câmara secreta da deusa, onde puseram e colocaram as imagens conforme a ordem.
Feito isso, um dos membros da companhia, escriba ou intérprete das letras, levantou-se numa cadeira diante do santo colégio, como pregador, e começou a ler de um livro e interpretar ao grande príncipe, ao senado, à nobre ordem da cavalaria, a todo o povo romano e a todos os que estavam sob jurisdição de Roma as palavras finais:
Laois Aphesus.
Essas palavras significavam o fim do serviço divino e que era lícito a cada um partir.
Então todo o povo deu grande clamor e, cheio de alegria, levou para casa ervas e grinaldas de flores, beijando e abraçando os lugares por onde a deusa passara.
Quanto a mim, não pude fazer como os demais. Minha mente não me permitia afastar-me nem um passo dali, tão atento eu estava em contemplar a beleza da deusa, lembrando-me de toda a grande miséria que havia suportado.