Capítulo XXVII O Asno de Ouro · Capítulo 32 de 53
Obra Menu

Capítulo XXVII

Quando todos os ladrões jaziam adormecidos por causa de sua grande e imoderada bebedeira, o jovem Lepolemo tomou a donzela, colocou-a sobre minhas costas e partiu em direção à casa dela.

Quando chegamos à cidade, todo o povo saiu correndo com alegria: sobretudo seus pais, seus amigos e os de sua casa. Meninos e moças da cidade juntaram-se para contemplar aquela virgem, em grande triunfo, sentada sobre um asno.

Então eu, querendo mostrar a maior alegria que a ocasião permitia, ergui e espetei minhas longas orelhas, sacudi as narinas e zurrei com toda força. Ou melhor: fiz a cidade inteira ressoar com meu som estridente.

Quando chegamos à casa de seu pai, ela foi recebida em um quarto com grande honra. Quanto a mim, Lepolemo, acompanhado por muitos cidadãos, levou-me logo depois com outros cavalos de volta à caverna dos ladrões.

Ali os encontramos todos dormindo no chão, do mesmo modo como os havíamos deixado. Primeiro retiraram todo o ouro, a prata e os demais tesouros da casa e carregaram-nos sobre nós. Depois disso, lançaram muitos dos ladrões ao fundo de fossos profundos; os restantes mataram com suas espadas.

Feita essa vingança, voltamos para casa alegres e contentes, e as riquezas que trouxemos foram entregues ao tesouro público.

Depois disso, a jovem foi dada em casamento a Lepolemo, conforme a lei, pois ele a havia recuperado com tanto trabalho e valentia.

Então minha boa senhora começou a perguntar por mim. Ordenou que, no mesmo dia de seu casamento, minha manjedoura fosse cheia de cevada, e que eu tivesse feno e aveia em abundância. Chamava-me carinhosamente seu pequeno camelo.

Mas quanto amaldiçoei Fótis, por ter-me transformado em asno e não em cão! Pois vi os cães encherem a barriga com os restos e ossos de uma ceia tão nobre.

No dia seguinte, essa recém-casada, minha senhora, recomendou-me grandemente diante dos pais e do marido, contando a bondade que eu lhe havia demonstrado. Não cessou até que todos prometessem recompensar-me com grandes honras.

Então chamaram seus amigos e deliberaram sobre mim.

Um deles disse que eu deveria ser guardado num estábulo e jamais trabalhar, sendo continuamente alimentado e engordado com cevada fina, feijões escolhidos e boa cama de palha.

Mas prevaleceu outro parecer: que eu deveria ter liberdade e correr pelos campos entre cavalos e éguas lascivas, para que eu pudesse gerar mulas para minha senhora.

Então chamaram o homem encarregado de guardar os cavalos e me entregaram a ele com grande cuidado.

Fiquei muito contente e alegre, pois esperava nunca mais carregar fardos nem pesos. Além disso, pensei que, estando assim em liberdade, na primavera, quando os prados e campos estivessem verdes, encontraria em algum lugar algumas rosas.

E estava plenamente convencido de que, se meu senhor e minha senhora me rendiam tantas graças e honras enquanto eu era asno, muito mais me recompensariam quando eu voltasse a ser homem.

Mas, quando aquele a quem fui entregue me levou a boa distância da cidade, percebi que não haveria nem comidas delicadas nem liberdade. Sua mulher, avarenta e amaldiçoada, fez de mim imediatamente asno de moinho; e, batendo-me com um porrete cheio de nós, queria tirar pão para si e para o marido de minha própria pele.

Ainda não satisfeita em cansar-me e fazer-me escravo no transporte e na moagem de seu próprio grão, alugava-me também aos vizinhos para carregar seus sacos.

E, no entanto, não me dava alimento suficiente para sustentar a vida. Pois a cevada que eu moía para meu próprio jantar ela vendia aos moradores do lugar. Depois de eu trabalhar o dia inteiro, à noite colocava diante de mim um pouco de farelo imundo, nada limpo, cheio de pedras.

Nessa calamidade, a Fortuna ainda preparou outros tormentos. Certo dia, por ordem de meu senhor, fui solto no campo para pastar.

Oh, como saltei de alegria! Como relinchei ao ver-me em liberdade! E especialmente quando vi tantas éguas, que imaginei seriam minhas esposas e concubinas. Escolhi com os olhos a mais bela antes mesmo de chegar perto delas.

Mas essa esperança alegre se transformou em destruição absoluta. Pois logo todos os cavalos inteiros, bem alimentados e fortalecidos pelo descanso dos pastos — e por isso muito mais poderosos que um pobre asno —, tomados de ciúme, não respeitaram lei nem ordem do deus Júpiter.

Vieram ferozes e terríveis contra mim. Um levantou as patas dianteiras e me golpeou cruelmente; outro se virou e me castigou com as patas traseiras; o terceiro, ameaçando-me com relincho malicioso, ergueu as orelhas, mostrou os dentes brancos e afiados e me mordeu por todos os lados.

De modo semelhante, li nas histórias que o rei da Trácia costumava lançar seus hóspedes miseráveis para serem despedaçados e devorados por seus cavalos selvagens. Tão mesquinho era aquele tirano com seu alimento que nutria as feras com os corpos dos homens.

1/1
Menu

Fazer anotação