Capítulo X O Asno de Ouro · Capítulo 11 de 53
Obra Menu

Capítulo X

Ao meio-dia, Birrena enviou-me um leitão gordo, cinco galinhas e uma garrafa de vinho velho. Então chamei Fótis e disse:

— Vê como Baco, instigador e agitador de Vênus, se oferece por vontade própria. Bebamos, portanto, este vinho, para nos prepararmos e reunirmos coragem para logo. Vênus não precisa de outra provisão senão esta: que a lâmpada seja mantida cheia de óleo durante toda a noite, e as taças, de vinho.

Passei o resto do dia nos banhos e em banquetes. Ao entardecer, fui à ceia, pois Milo me convidara. Sentei-me à mesa o mais longe que pude dos olhos de Panfília, lembrado do mandamento de Birrena. Às vezes, lançava-lhe o olhar como se mirasse as fúrias do inferno; mas, assim que me voltava e via minha Fótis servindo à mesa, era outra vez refrescado e alegrado.

E eis que, ao ver a vela colocada sobre a mesa, Panfília disse:

— Em verdade, amanhã teremos muita chuva.

Quando o marido ouviu isso, perguntou-lhe por que razão o sabia.

— Ora — respondeu ela —, a luz sobre a mesa o mostra.

Então Milo riu e disse:

— Em verdade, alimentamos em casa uma sibila profetisa, que, pela vista de uma vela, adivinha as coisas celestes e até o próprio sol.

Pensei comigo mesmo e disse a Milo:

— Na verdade, é boa experiência e prova de adivinhação. Não há nisso motivo de espanto. Embora esta luz seja pequena e feita por mãos humanas, guarda lembrança daquela grande luz celeste, como de seu pai, e mostra-nos aquilo que há de acontecer nos céus acima.

— Conheci em Corinto certo homem da Assíria que dava respostas em todas as partes da cidade e, por lucro de dinheiro, dizia a cada um sua sorte. A uns contava o dia do casamento; a outros, quando deveriam construir para que suas edificações durassem; a outros, quando seria melhor cuidar de seus negócios; a outros, quando deveriam viajar por mar ou por terra.

— A mim, que me preparava para vir até aqui, declarou muitas coisas estranhas e variadas. Às vezes dizia que eu conquistaria grande glória; às vezes, que escreveria uma grande história; outras vezes, que inventaria uma narrativa incrível; e ainda, que faria livros.

Milo riu novamente e me perguntou de que estatura era aquele assírio e como se chamava.

— Em verdade — respondi —, é homem alto e um tanto escuro, chamado Diófanes.

Então Milo disse:

— É ele mesmo, e nenhum outro. Também aqui declarou muitas coisas desse modo, pelas quais obteve e ajuntou grande substância e tesouro.

— Mas o pobre miserável acabou caindo nas mãos da cruel e impiedosa fortuna. Certo dia, estava em meio a grande ajuntamento de gente, dizendo a sorte do povo simples, quando chegou a ele um sapateiro e lhe pediu que dissesse quando seria melhor partir em viagem. Diófanes prometeu fazê-lo. O sapateiro abriu a bolsa e contou cem dinheiros para pagar-lhe.

— Nesse momento, apareceu certo jovem cavalheiro e tomou Diófanes pela roupa. Ele se voltou, abraçou-o, beijou-o e pediu que o cavalheiro, conhecido seu, se sentasse ao lado. Diófanes, atordoado com essa mudança repentina, esqueceu o que fazia e disse: “Ó querido amigo, sejas muito bem-vindo. Peço-te, quando chegaste a estas partes?”

— O outro respondeu: “Contarei logo. Mas, irmão, peço-te que me fales de tua vinda da ilha de Eubeia e de como te saíste pelo caminho.”

— Então Diófanes, esse notável assírio, ainda sem voltar a si e meio aturdido, respondeu logo: “Quisera Deus que todos os nossos inimigos e malquerentes caíssem em peregrinação e desventura semelhantes.”

— “Pois o navio em que estávamos, depois de ser lançado de um lado a outro pelas ondas do mar e por grandes tempestades, em enorme perigo, e depois de o mastro e a popa se quebrarem também em pedaços, não pôde de modo algum ser levado à costa. Afundou na água, e nós nadamos, escapando com dificuldade para a terra.”

— “Depois disso, tudo o que nos foi dado em recompensa por nossas perdas, seja pela piedade de estranhos, seja pela benevolência de amigos, foi tomado de nós por ladrões. Quando meu irmão Arisuato tentou resistir à violência deles, foi cruelmente assassinado diante de meus olhos.”

Depois que ele declarou tristemente essas coisas, o sapateiro recolheu de volta o dinheiro que havia contado para pagar pela leitura de sua sorte, e saiu correndo.

Diófanes, voltando a si, percebeu o que fizera, e todos nós que estávamos por perto rimos grandemente.

— Mas aquilo — disse Milo — que Diófanes te disse, Lúcio, isto é, que serias feliz e terias viagem próspera, foi a única coisa verdadeira.

Assim conversava Milo comigo. Eu, porém, não estava pouco triste por tê-lo levado a tal veia de conversa, perdendo boa parte da noite e de seu doce prazer. Por fim, disse a Milo com ousadia:

— Que Diófanes passe bem com sua má fortuna e recupere aquilo que perdeu por mar e por terra. Quanto a mim, ainda sinto verdadeiramente o cansaço da viagem. Por isso, peço que me perdoes e me dês licença de ir para a cama.

Com isso, levantei-me e fui ao quarto. Ali encontrei tudo finamente preparado. A cama dos criados, para que não ouvissem o que faríamos durante a noite, fora afastada para longe da porta do quarto.

A mesa estava coberta com os alimentos que sobraram da ceia. As taças estavam meio cheias de água para moderar e diluir o vinho; a garrafa estava pronta; nada faltava do que era necessário à preparação de Vênus.

E, quando eu entrava na cama, eis que minha Fótis — depois de ter levado sua senhora ao leito — entrou trazendo no avental rosas e flores. Algumas espalhou sobre a cama, beijou-me docemente, pôs-me uma coroa na cabeça e salpicou o quarto com as restantes.

Feito isso, tomou uma taça de vinho, misturou-a com água quente e ofereceu-me para beber. Antes que eu terminasse, puxou-a de minha boca e depois a ofereceu outra vez; e, dessa maneira, esvaziamos juntos a vasilha duas ou três vezes.

Quando já me havia enchido bem de vinho e estava pronto para Vênus não apenas em pensamento, mas também no corpo, tirei as roupas e, mostrando a Fótis minha grande impaciência, disse:

— Ó minha doce amada, tem piedade de mim e ajuda-me. Como vês, estou agora preparado para a batalha que tu mesma marcaste. Desde que senti no peito a primeira flecha do cruel Cupido, reteso meu arco com muita força; e agora temo que, por estar tão estendido, a corda se rompa. Mas, para que melhor me agrades, solta teus cabelos e vem abraçar-me amorosamente.

Ela não demorou. Afastou a comida e o vinho; em seguida, despiu-se e soltou os cabelos, apresentando-me o corpo amável à maneira de uma bela Vênus quando desce sob as ondas do mar.

— Agora — disse ela — chegou a hora da justa; chegou o tempo da guerra. Mostra-te, portanto, como homem. Eu não recuarei, não fugirei do campo. Sê valente, sê corajoso, pois não há hora marcada para o fim de nossa escaramuça.

Dizendo essas palavras, veio à cama, abraçou-me docemente, e assim passamos toda a noite em prazer e brincadeira, sem dormir até o dia. Muitas vezes refrescávamos o cansaço, provocávamos novamente o deleite e renovávamos nosso amor bebendo vinho. Desse modo passamos agradavelmente muitas outras noites que se seguiram.

1/1
Menu

Fazer anotação