Capítulo XLV O Asno de Ouro · Capítulo 50 de 53
Obra Menu

Capítulo XLV

O soldado, que nunca pagara um só dinheiro por mim, foi enviado a Roma por ordem de seu capitão, para levar cartas ao grande príncipe e general do acampamento.

Antes de partir, vendeu-me por onze moedas a dois de seus companheiros, servos de um homem de honra. Um deles era padeiro e fazia pães doces e iguarias; o outro era cozinheiro e preparava comidas finas e excelentes para seu senhor.

Esses dois irmãos viviam em comum e me conduziam de um lugar a outro, para carregar tudo quanto era necessário. Fui recebido por eles quase como terceiro irmão e companheiro. Em verdade, pensei que nunca estivera tão bem colocado.

À noite, depois que o jantar terminava e todos os serviços estavam feitos, traziam para o quarto muitos bons pedaços reservados para si.

Um trazia leitões, frangos, peixes e outras carnes delicadas; o outro trazia pães finos, pastéis, tortas, cremes e outras guloseimas mergulhadas em mel.

Quando fechavam a porta do quarto e iam aos banhos — ó Senhor! — eu enchia o ventre com aquelas belas iguarias. Não era tão tolo, nem tão inteiramente asno, que deixasse comidas delicadas para ranger os dentes sobre feno duro.

Desse modo continuei por longo tempo. Fingindo ser asno honesto, tomava só um pouco de um prato e um pouco de outro, de modo que ninguém desconfiava de mim.

Por fim, tornei-me mais ousado e comecei a devorar porções inteiras das doçuras e alimentos finos. Isso fez o padeiro e o cozinheiro suspeitarem; porém, de nenhum modo desconfiavam de mim. Procuravam, antes, descobrir quem seria o ladrão.

Começaram a acusar um ao outro de furto e a dispor em ordem os pratos e pedaços de comida, para aprender o que desaparecia. Então um deles foi obrigado a dizer ao companheiro:

— É justo quebrar assim promessa e fidelidade, roubando escondido a melhor comida para vendê-la e aumentar teus ganhos, e, ainda assim, conservar tua parte no restante que sobra? Se nossa sociedade te desagrada, continuaremos irmãos e companheiros em outras coisas, mas nesta nos separaremos. Percebo que a grande perda que sofro acabará causando forte discórdia entre nós.

O outro respondeu:

— Em verdade, admiro tua grande constância e sutileza: depois de furtar secretamente a comida, és tu quem começa primeiro a queixar-se. Eu, há muito tempo, sofro em silêncio para não parecer acusar meu irmão de furto. Mas alegro-me de que finalmente tenhamos chegado a falar do assunto, para que nosso silêncio não produza entre nós contenda semelhante à que houve entre Etéocles e seu irmão.

Depois de argumentarem desse modo, ambos juraram seriamente que nenhum dos dois havia roubado ou tirado sequer migalha da comida. Assim decidiram procurar o ladrão por todos os meios possíveis.

Não podiam imaginar, de forma alguma, que o asno que permanecia ali sozinho fosse capaz de comer tais alimentos. Tampouco podiam pensar que ratos ou moscas fossem tão vorazes a ponto de devorar pratos inteiros, como as aves Harpias, que levavam as carnes de Fineu, rei da Arcádia.

Enquanto isso, alimentado com bocados delicados, fui reunindo carne ao corpo; minha pele ficou macia, meu pelo começou a brilhar e eu me tornei vistoso em todas as partes.

Mas a bela e agradável aparência do meu corpo foi causa de minha desonra. O padeiro e o cozinheiro admiravam-se ao ver-me tão liso e tão bonito, considerando que eu não comia feno algum.

Certo dia, à hora costumeira, eles foram aos banhos e fecharam a porta do quarto. Mas, antes de partir, espiaram por um buraco e me viram atacar redondamente as provisões.

Maravilharam-se muito. Já pouco se importavam com a perda da comida; riram desmedidamente e chamaram os servos da casa para lhes mostrar a goela gulosa e o apetite do asno.

O riso foi tão excessivo que o senhor da casa ouviu e perguntou qual era a causa daquela alegria. Quando compreendeu tudo, também olhou pelo buraco. Isso lhe deu tamanho prazer que ordenou que abrissem a porta, para poder ver-me à vontade.

Eu, percebendo que todos riam, não fiquei envergonhado. Ao contrário, tornei-me ainda mais atrevido e não parei de comer até que o senhor da casa ordenou que me levassem à sala como uma novidade.

Ali mandou pôr sobre a mesa todo tipo de comida ainda intocada. Embora eu já tivesse comido suficientemente antes, para conquistar ainda mais o favor daquele senhor, devorei tudo com avidez e fiz limpa varredura das iguarias.

Para provar completamente minha natureza, ofereceram-me comidas que todo asno costuma abominar: puseram diante de mim carne bovina com vinagre, aves com pimenta, peixe com agraço. Enquanto isso, todos os que me olhavam à mesa não faziam senão rir.

Então um dos criados disse ao senhor:

— Peço-vos, senhor, que deis também de beber a esse asno depois da ceia.

— Por minha fé — respondeu o senhor —, creio que dizes a verdade. Talvez, com a comida, ele também queira beber um copo de vinho.

E disse a um rapaz:

— Lava aquele vaso, enche-o de vinho e leva-o ao asno; depois diz que bebi por sua saúde.

Todos os presentes ficaram atentos para ver o que aconteceria. Mas eu, assim que vi o copo, não esperei muito: juntei os lábios e sorvi todo o vinho de um só trago.

O senhor, alegríssimo com aquilo, mandou chamar o padeiro e o cozinheiro que me haviam comprado. Entregou-lhes por mim quatro vezes mais do que haviam pago e, depois, confiou-me a um de seus libertos ricos, ordenando que cuidasse bem de mim e que nada me faltasse.

O liberto obedeceu a seu senhor em todos os pontos. E, para crescer ainda mais em seu favor, ensinou-me mil habilidades.

Primeiro, ensinou-me a sentar-me à mesa sobre a cauda; depois, a saltar e dançar erguendo as patas dianteiras. Além disso, ensinou-me a responder, quando alguém falasse comigo, inclinando a cabeça — coisa estranha e maravilhosa —, e, se eu tivesse sede, a olhar fixamente para o vaso.

Tudo isso eu fazia de boa vontade e obedecia à sua instrução. Contudo, poderia fazer tais coisas mesmo sem mestre algum. Eu temia, porém, que, mostrando-me sábio demais sem ensinamento, parecesse alguma grande e estranha maravilha e, por isso, fosse lançado às feras.

Minha fama espalhou-se por toda parte, e também as qualidades que eu sabia executar. Por causa de mim, meu senhor ficou conhecido em toda a região.

Todos diziam:

— Vede aquele homem que tem um asno capaz de comer e beber com ele, dançar, entender o que lhe dizem e mostrar seus desejos por sinais.

Mas agora direi primeiro aquilo que devia ter dito antes: quem era meu senhor e de que terra vinha.

Seu nome era Tiaso. Nascera em Corinto, cidade principal da Acaia. Passara por muitos cargos de honra até assumir o grau de quinquenal, conforme exigiam seu nascimento e sua dignidade.

Para demonstrar sua grandeza e ganhar a benevolência de todos, determinou jogos públicos e triunfos que durariam três dias. A fim de levar esse propósito a bom termo, veio à Tessália comprar animais excelentes e lutadores valentes para o espetáculo.

1/1
Menu

Fazer anotação