Capítulo XII O Asno de Ouro · Capítulo 13 de 53
Obra Menu

Capítulo XII

Quando amanheceu e despertei do sono, meu coração ardia dolorosamente com a lembrança do homicídio que eu havia cometido na noite anterior. Levantei-me e sentei-me à beira da cama, com as pernas cruzadas; torcendo as mãos, chorei da maneira mais miserável.

Imaginava comigo mesmo que já era levado diante do juiz, no tribunal; que a sentença era proferida contra mim; e que o carrasco já se preparava para me conduzir à forca.

Além disso, pensava e dizia:

— Ai de mim! Que juiz haverá tão brando e benigno que me julgue inocente da matança e do assassinato desses três homens? E, no entanto, o assírio Diófanes garantiu-me firmemente que minha peregrinação e minha viagem até aqui seriam prósperas.

Enquanto eu desdobrava assim minhas dores e lamentava grandemente minha fortuna, ouvi, de repente, enorme ruído e clamor à porta. Entraram magistrados e oficiais, que ordenaram a dois guardas que me amarrassem e me levassem à prisão. Obedeci voluntariamente.

Enquanto me conduziam pelas ruas, toda a cidade se reuniu e me seguiu. Embora eu mantivesse sempre os olhos voltados para o chão, de tanta vergonha, às vezes movia a cabeça de lado e me admirava muito de que, entre tantos milhares de pessoas, não houvesse uma só que não risse excessivamente.

Finalmente, depois de me levarem por todas as ruas da cidade, à maneira daqueles que caminham em procissão para fazer sacrifício e aplacar a ira dos deuses, colocaram-me no tribunal, diante do assento dos juízes.

Depois que o pregoeiro mandou todos fazerem silêncio, o povo pediu que os juízes dessem a sentença no grande teatro, por causa da enorme multidão ali reunida, pois todos corriam o risco de sufocar.

E eis que a massa de gente aumentava ainda mais: alguns subiam ao alto das casas; outros se colocavam sobre as traves; outros trepavam nas estátuas; outros enfiavam a cabeça pelas janelas, pouco se importando com o perigo em que se punham, contanto que pudessem ver-me.

Então os oficiais me trouxeram publicamente ao meio do recinto, para que todos me contemplassem. Depois que o pregoeiro fez ruído e convocou todos aqueles que desejassem apresentar testemunho contra mim, surgiu um velho, trazendo na mão um vaso de água que gotejava lentamente. Pediu licença para falar durante o tempo em que a água continuasse a escorrer. Quando lhe foi concedida a palavra, começou sua acusação desta maneira.

1/1
Menu

Fazer anotação