Capítulo XXX O Asno de Ouro · Capítulo 35 de 53
Obra Menu

Capítulo XXX

Enquanto eu refletia sobre a maneira de pôr fim à própria vida, o rapaz amadurecido para a maldade levou-me no dia seguinte à mesma colina. Amarrou-me ao ramo de um grande carvalho e, enquanto isso, tomou o machado e começou a cortar lenha para carregar-me.

Mas eis que saiu de uma caverna próxima um urso enorme, mostrando a cabeça poderosa. Quando o vi, fui tomado subitamente por grande medo. Reunindo toda a força do corpo nas patas traseiras, ergui a cabeça com violência e quebrei o cabresto com que estava preso.

Então não foi preciso que alguém me mandasse correr. Disparei não apenas com os pés, mas quase rolando o corpo por pedras e rochedos, até chegar aos campos abertos. Eu queria escapar do urso terrível, mas, sobretudo, daquele rapaz que era pior que o urso.

Certo viajante que passava pelo caminho, vendo-me sozinho como asno perdido, tomou-me consigo e montou em meu dorso. Bateu-me com um bastão que trazia na mão e me conduziu por uma estrada larga e desconhecida.

Eu nada me incomodei com isso. Pelo contrário, caminhei de boa vontade, pois queria evitar a dor cruel da castração que os pastores haviam ordenado. Quanto aos golpes, pouco me importavam, visto que todos os dias eu já me acostumara a apanhar.

Mas a má Fortuna não permitiu que eu permanecesse muito tempo nesse estado melhor. Os pastores, procurando uma vaca que haviam perdido, depois de buscá-la em diversos lugares, encontraram-nos de repente. Quando me viram e reconheceram, quiseram tomar-me pelo cabresto.

Aquele que estava sobre meu dorso resistiu, dizendo:

— Senhores, que pretendeis fazer? Quereis roubar-me?

Os pastores responderam:

— Que dizes? Pensas que te tratamos de modo diferente do que mereces, tu que roubaste nosso asno? Por que não nos contas antes onde escondeste o rapaz que mataste?

Com isso, puxaram-no ao chão, bateram-lhe com os punhos e o chutaram com os pés.

Ele respondeu que não vira rapaz algum, mas apenas encontrara o asno solto e errante; por isso o tomara consigo, na esperança de receber alguma recompensa por devolvê-lo ao dono.

— E quisera Deus — disse ele — que este asno pudesse falar como homem para testemunhar minha inocência. Então vos envergonharíeis da injúria que me fazeis.

Mas nada lhe valeu defender-se. Os pastores amarraram o cabresto em meu pescoço e, contra a vontade dele, levaram-me de volta pelo bosque da colina, ao lugar onde o rapaz costumava ir.

Depois de procurarem por toda parte e não o encontrarem, por fim acharam seu corpo rasgado e despedaçado, com os membros espalhados em vários lugares. Eu bem sabia que aquilo fora feito pelo urso cruel. E, em verdade, eu o teria contado se pudesse falar. Como só podia calar, alegrei-me muito pela morte do rapaz, embora ela tivesse vindo tarde demais.

Os pastores recolheram os pedaços do corpo e os sepultaram. Em seguida, lançaram a culpa sobre meu novo senhor, o viajante que me encontrara no caminho. Levaram-no amarrado para suas casas, com o propósito de, no dia seguinte, acusá-lo de homicídio diante dos juízes e pedir sentença de morte contra ele.

1/1
Menu

Fazer anotação