Capítulo III O Asno de Ouro · Capítulo 4 de 53
Obra Menu

Capítulo III

— Ai de mim, pobre miserável! — disse ele. — Pelo simples desejo de assistir a um torneio de armas, caí nestas misérias e nestes laços desgraçados da fortuna.

— Em meu retorno da Macedônia, onde vendi todas as minhas mercadorias e negociei como mercador pelo espaço de dez meses, pouco antes de chegar a Larissa, desviei-me do caminho para observar a situação da região. Eis que, no fundo de um vale profundo, fui subitamente cercado por um bando de ladrões, que me roubaram e me despojaram daquilo que eu tinha, mal permitindo que eu escapasse.

— Estando em tamanha extremidade, ao fim fui felizmente libertado das mãos deles e aconteceu-me chegar à casa de uma velha que vendia vinho, chamada Meroe, cuja língua era bastante instruída na lisonja. A ela contei as causas de minha longa peregrinação, de minha viagem cuidadosa e de minha aventura infeliz. Depois que lhe declarei todas as coisas que então me vinham à memória, ela me recebeu gentilmente e me deu boa acolhida. Logo, porém, picada por desejo carnal, levou-me ao próprio quarto. Ali, eu, pobre miserável, logo na primeira noite em que dormimos juntos, comprei para mim este rosto desgraçado; e, pelo alojamento, dei-lhe as roupas que os ladrões haviam deixado para me cobrir.

Então eu, entendendo a causa de sua miserável condição, disse-lhe:

— Na verdade, és digno de sustentar a mais extrema miséria e calamidade, pois maculaste e corrompeste teu próprio corpo, abandonaste traiçoeiramente tua esposa e desonraste teus filhos, pais e amigos, tudo por amor de uma meretriz vil e velha.

Quando Sócrates me ouviu falar contra Meroe dessa maneira, ergueu o dedo para mim e, meio perturbado, disse:

— Cala-te, cala-te, peço-te.

E, olhando ao redor para ver se alguém podia ouvir, acrescentou:

— Peço-te, toma cuidado com aquilo que dizes contra uma mulher tão venerável, para que tua língua intemperante não te cause algum mal.

Então, fingindo admiração, perguntei:

— Como assim? Ela é pessoa tão excelente quanto dizes? Peço-te que me contes.

Ele respondeu:

— Em verdade, ela é maga. Tem poder para governar os céus, fazer descer o firmamento, sustentar a terra, transformar águas em montes e montes em águas correntes, elevar os espíritos terrestres ao ar, arrancar os deuses do céu, apagar os planetas e iluminar as trevas profundas do inferno.

Eu disse então a Sócrates:

— Deixa esse modo elevado e místico de falar; conta a matéria de maneira mais clara e simples.

Ele respondeu:

— Queres ouvir um ou dois de seus feitos, ou ainda mais? Pois ela força não apenas os habitantes desta região, mas também os indianos, os etíopes de uma e outra parte e até os antíctones, a amá-la com paixão furiosa. E essas são apenas ninharias e lascas de seu ofício. Peço-te que me dês ouvido, e declararei coisas muito maiores, feitas por ela abertamente e diante dos olhos de todos.

1/1
Menu

Fazer anotação