Capítulo XLVIII
Enquanto isso, a notícia foi levada à minha terra — veloz como o voo dos pássaros ou como o sopro dos ventos — acerca da graça e do benefício que eu recebera da deusa, e de minha fortuna, digna de permanecer na memória.
Então meus parentes, amigos e criados de nossa casa, entendendo que eu não estava morto, como falsamente haviam sido informados, vieram apressadamente ao meu encontro para ver-me como homem levantado da morte para a vida. Eu, que jamais pensara vê-los de novo, alegrei-me tanto quanto eles, recebendo de bom grado seus presentes honestos e suas ofertas, para que pudesse comprar aquilo que fosse necessário ao meu corpo.
Depois de lhes contar todas as minhas antigas misérias e minhas alegrias presentes, fui diante da face da deusa e aluguei uma casa dentro do recinto do templo, a fim de estar sempre pronto ao serviço dela e de frequentar ordinariamente a companhia dos sacerdotes. Assim me tornei inteiramente devoto à deusa e adorador inseparável de seu nome divino.
Aconteceu que a deusa me aparecia muitas vezes durante a noite, persuadindo-me e ordenando-me que tomasse a ordem de sua religião. Eu, embora estivesse dotado de boa vontade e grande desejo, era detido pelo medo, considerando que sua obediência era dura e difícil, que a castidade dos sacerdotes era quase intolerável, e que a vida humana é frágil e sujeita a muitas inconveniências.
Assim, estando em dúvida, abstive-me de todas aquelas coisas que me pareciam impossíveis.
Certa noite, o grande sacerdote apareceu-me em sonho, trazendo o colo cheio de tesouros. Quando perguntei o que aquilo significava, respondeu que me fora enviado da terra da Tessália, e que também chegara um servo meu chamado Cândido.
Quando despertei, fiquei pensando no que aquela visão poderia anunciar, pois jamais tivera servo algum com tal nome. Mas, fosse qual fosse o sentido, julguei que era presságio de ganho e de fortuna próspera.
Enquanto estava espantado com isso, fui ao templo e ali esperei até a abertura das portas. Então entrei e comecei a orar diante da face da deusa. O sacerdote preparou e dispôs as coisas divinas em cada altar, tirou a fonte e o vaso sagrado, e fez a solene súplica.
Depois começaram a cantar as matinas da manhã, testemunhando assim a hora prima.
Logo chegou meu servo, aquele que eu havia deixado no campo quando Fótis, por erro, me transformara em asno. Ele trazia consigo meu cavalo, recuperado por meio de certos sinais e marcas que havia em meu dorso.
Então compreendi a interpretação de meu sonho: além da promessa de ganho, meu cavalo branco me era restituído, e isso fora indicado pelo nome de meu servo, Cândido.
Feito isso, retirei-me ao serviço da deusa, na esperança de receber benefícios ainda maiores, considerando que havia recebido sinal e prova de sua proteção. Meu ânimo crescia cada dia mais no desejo de tomar as ordens e sacramentos do templo, de modo que frequentemente conversava com o sacerdote, pedindo-lhe muito que me desse o grau da religião.
Mas ele, homem grave e bem reputado na ordem sacerdotal, adiava meu desejo de dia em dia, consolando-me com melhor esperança, como os pais costumam conter os desejos dos filhos quando estes tentam coisa pouco proveitosa.
Dizia-me que o dia em que alguém deveria ser admitido à ordem era escolhido pela deusa; que o sacerdote que deveria ministrar o sacrifício era eleito por sua providência; e que as despesas necessárias às cerimônias eram distribuídas por seu mandamento. Todas essas coisas, dizia ele, eu deveria aguardar com admirável paciência.
Também me advertia que eu me guardasse tanto da pressa demasiada quanto da lentidão excessiva; pois havia perigo igual em demorar-me quando fosse chamado, ou precipitar-me quando ainda não houvesse chamado.
Disse ainda que nenhum dos sacerdotes era tão desesperado ou tão temerário que ousasse empreender coisa alguma sem mandamento da deusa, pois assim cometeria pecado mortal. Em seu poder estava condenar e salvar todas as pessoas. E, se alguém estivesse à beira da morte e no caminho da perdição, desde que fosse capaz de receber os segredos da deusa, ela poderia, por divina providência, reconduzi-lo ao caminho da salvação, como por uma espécie de regeneração.
Por fim, afirmou que eu devia esperar o preceito celestial, embora já fosse evidente e claro que a deusa se dignara chamar-me e designar-me para seu ministério. Recomendou-me também que me abstivesse de carnes profanas e ilícitas, como faziam os sacerdotes já recebidos, a fim de que eu chegasse mais apto e limpo ao conhecimento dos segredos da religião.
Fui obediente a essas palavras. Com silêncio provável, mansidão e quietude, servi diariamente no templo.
No fim, a benigna salvação da deusa não me enganou. Durante a noite, ela apareceu-me em visão e mostrou que chegara o dia que eu havia desejado por tanto tempo. Disse-me quais provisões e despesas eu deveria preparar e declarou que havia escolhido seu principal sacerdote, Mitra, para ministrar comigo os sacrifícios.
Quando ouvi aqueles mandamentos divinos, alegrei-me muito. Levantei-me antes do dia para falar com o grande sacerdote, a quem vi saindo de seu quarto. Saudei-o e pensava pedir-lhe conselho com coragem firme; mas, assim que me percebeu, ele falou primeiro:
— Ó Lúcio, agora sei bem que és muito feliz e bendito, pois a deusa divina te aceita com tão grande misericórdia. Por que demoras? Eis o dia que desejaste, quando receberás de minhas mãos a ordem da religião e conhecerás os segredos puríssimos dos deuses.
Então o velho tomou-me pela mão e levou-me à porta do grande templo. Na primeira entrada, fez uma celebração solene. Terminados os sacrifícios da manhã, trouxe do lugar secreto do templo certos livros: alguns escritos em caracteres desconhecidos, outros pintados com figuras de animais que declaravam brevemente cada sentença, com pontas e caudas voltadas em forma de roda, estranhas e impossíveis de serem lidas por pessoas profanas.
Ali interpretou-me as coisas necessárias ao uso e preparação de minha ordem.
Depois disso, encarreguei alguns companheiros de comprar generosamente tudo aquilo que era necessário e conveniente. Em seguida, o sacerdote levou-me aos banhos próximos, acompanhado de todos os religiosos. Pedindo perdão à deusa, lavou-me e purificou meu corpo conforme o costume.
Depois, quando se aproximou o meio-dia, trouxe-me de volta ao templo. Apresentou-me diante da face da deusa, deu-me ordem acerca de certas coisas secretas, ilícitas de serem pronunciadas, e ordenou a mim — e, em geral, a todos os demais — que jejuássemos durante dez dias contínuos, sem comer carne de qualquer animal e sem beber vinho. Observei tudo isso com maravilhosa continência.
Então chegou o dia em que o sacrifício deveria ser realizado. Quando veio a noite, de todas as partes chegou grande multidão de sacerdotes, que, segundo sua ordem, me ofereceram muitos presentes e dons. Depois mandaram embora todos os leigos e profanos; e, tendo posto sobre minhas costas uma túnica de linho, conduziram-me ao lugar mais secreto e sagrado de todo o templo.
Talvez perguntes, estudioso leitor, o que foi dito e feito ali. Eu te diria, se me fosse lícito dizê-lo; tu o saberias, se te fosse conveniente ouvi-lo. Mas teus ouvidos e minha língua incorreriam na mesma pena da curiosidade temerária.
Ainda assim, contentarei por agora tua mente, que talvez seja inclinada à religião e a alguma devoção. Escuta, portanto, e crê que é verdade: aproximei-me do inferno, até as portas de Prosérpina; fui arrebatado através de todos os elementos e depois retornei ao meu lugar. Por volta da meia-noite, vi o sol brilhar; vi também os deuses celestes e os deuses infernais, diante dos quais me apresentei e os adorei.
Eis que te contei; mas, embora tenhas ouvido, é necessário que o guardes em segredo. Isto declarei sem ofensa, para entendimento dos profanos.
Quando chegou a manhã e as solenidades foram concluídas, saí santificado, revestido com doze estolas e em hábito religioso, do qual não me é proibido falar, considerando que muitas pessoas me viram naquele momento.
Fui mandado ficar sobre um assento de madeira, colocado no meio do templo, diante da figura e memória da deusa. Minha veste era de linho fino, coberta e bordada de flores.
Eu trazia sobre os ombros uma preciosa capa que descia até o chão. Nela estavam bordadas feras de diversas cores, como dragões indianos e grifos hiperbóreos, que o outro mundo gera em forma de aves. Os sacerdotes costumavam chamar tal hábito de estola celestial.
Na mão direita eu trazia uma tocha acesa; sobre a cabeça, uma grinalda de flores, com folhas de palma brotando de todos os lados. Estava ornado como o Sol e feito à maneira de uma imagem, de modo que todo o povo me rodeava para contemplar-me.
Então começaram a solenizar a festa da natividade e a nova procissão com banquetes suntuosos e comidas delicadas. O terceiro dia foi igualmente celebrado com cerimônias semelhantes, um jantar religioso e toda a consumação da ordem.
Depois de permanecer ali por bom tempo, concebi maravilhosa consolação ao contemplar diariamente a imagem da deusa. Por fim, ela me advertiu a voltar para casa, mas não sem antes render graças — que, embora não fossem suficientes, seriam dadas conforme minhas forças.
Mal pude persuadir-me a partir antes de cair prostrado diante da face da deusa e enxugar seus passos com meu rosto. Comecei a chorar e suspirar de tal modo que minhas palavras se interrompiam; e, quase devorando minha oração, comecei a dizer:
— Ó santa e bendita senhora, perpétuo conforto da espécie humana, que por tua bondade e graça nutres todo o mundo e tens grande afeição pelas adversidades dos miseráveis; tu, como mãe amorosa, não descansas nem ficas ociosa em conceder benefícios e socorrer todos os homens, tanto em terra como no mar.
— Tu és aquela que afasta todos os temporais e perigos da vida humana com tua mão direita; tu também refreias as disposições fatais, aplacas as grandes tempestades da Fortuna e deténs o curso das estrelas.
— Os deuses superiores te honram; os deuses inferiores te reverenciam. Tu circundas todo o mundo, dás luz ao sol, governas o universo e pisas o poder do inferno. Por teu meio retornam os tempos, alegram-se os planetas, servem os elementos; ao teu mandamento sopram os ventos, crescem as nuvens, prosperam as sementes e prevalecem os frutos.
— As aves do ar, as feras dos montes, as serpentes dos covis e os peixes do mar tremem diante de tua majestade. Mas meu espírito não é capaz de louvar-te suficientemente; meu patrimônio não basta para satisfazer teu sacrifício; minha voz não tem poder para exprimir aquilo que penso, ainda que eu tivesse mil bocas e outras tantas línguas. Contudo, como pessoa religiosa, e segundo meu estado, sempre te guardarei em memória e te fecharei dentro de meu peito.
Quando terminei minha oração, fui abraçar o grande sacerdote Mitra, meu pai espiritual, e pedir-lhe perdão, pois era incapaz de recompensar o bem que ele me fizera. Depois de muitos cumprimentos e agradecimentos, parti dele para visitar meus parentes e amigos.
Pouco tempo depois, por exortação da deusa, arrumei minha bagagem e tomei navio rumo à cidade de Roma, onde cheguei, com vento favorável, por volta do dia doze de dezembro.
O maior desejo que eu tinha ali era fazer diariamente minhas orações à soberana deusa Ísis, que, por causa do lugar onde seu templo fora construído, era chamada Campense e continuamente adorada pelo povo de Roma. Eu era seu ministro e adorador, embora ainda fosse estrangeiro à sua igreja e desconhecido de sua religião naquele lugar.
Passado um ano, a deusa advertiu-me novamente a receber uma nova ordem e consagração. Maravilhei-me muito com o que aquilo poderia significar e com o que aconteceria, considerando que eu já era pessoa consagrada.
Enquanto em parte pensava comigo mesmo, e em parte examinava o assunto com sacerdotes e bispos, veio-me à mente uma nova e maravilhosa reflexão: eu era religioso da deusa Ísis, mas ainda não consagrado à religião do grande Osíris, soberano pai de todas as deusas. Entre ambos, embora houvesse unidade e concórdia religiosa, havia também grande diferença de ordem e cerimônia.
Como era necessário que eu fosse também ministro de Osíris, não houve longa demora. Na noite seguinte apareceu-me alguém daquela ordem, coberto com vestes de linho, trazendo nas mãos lanças envoltas em hera e outras coisas que não convém declarar. Deixou-as em meu quarto e, sentando-se em meu assento, recitou-me aquilo que era necessário para o suntuoso banquete de minha entrada.
Para que eu pudesse reconhecê-lo, mostrou-me que o tornozelo de seu pé esquerdo era um pouco defeituoso, de modo que ele mancando ligeiramente.
Depois que reconheci claramente a vontade do deus Osíris, terminadas as matinas, fui de um a outro para encontrar aquele que tivesse o sinal de mancar no pé, conforme aprendera pela visão. Por fim, vi que era verdade: encontrei um sacerdote que tinha não apenas o sinal no pé, mas também a estatura e o hábito do corpo em tudo semelhantes àquilo que eu vira de noite.
Ele se chamava Asínio Marcelo, nome não muito distante de minha transformação.
Fui logo até ele. Ele já conhecia muito bem todo o caso, pois fora igualmente advertido por preceito durante a noite. Na noite anterior, enquanto arrumava as flores e grinaldas ao redor da cabeça do deus Osíris, recebera da boca da imagem que anunciava a predestinação dos homens a notícia de que lhe fora enviado um pobre homem de Madura, a quem deveria ministrar os sacramentos, para que um recebesse recompensa pela providência divina e o outro recebesse glória por seus estudos virtuosos.
Vendo-me assim destinado à religião, tive meu desejo impedido pela pobreza, pois gastara grande parte de meus bens em viagens e peregrinações, sobretudo na cidade de Roma. Minha baixa condição me retardou por longo tempo.
Por fim, sendo muitas vezes impelido, não sem grande perturbação de espírito, fui obrigado a vender minha veste por pouco dinheiro, embora suficiente para todos os meus negócios.
Então o sacerdote me disse:
— Como é que, por pequeno prazer, não temes vender tuas vestes, mas, ao entrar em tão grandes cerimônias, temes cair em pobreza? Prepara-te e abstém-te de toda carne animal, como a de bestas e peixes.
Nesse meio tempo, frequentei os sacrifícios de Serápis, realizados à noite. Isso deu grande conforto à minha peregrinação e me proporcionou sustento mais abundante, pois ganhava algum dinheiro frequentando o tribunal, graças à minha língua latina.
Pouco depois fui de novo chamado e advertido pelo deus Osíris a receber uma terceira ordem religiosa.
Fiquei muito espantado, pois não sabia o que aquela nova visão significava nem qual era o intento do deus celestial. Duvidava se os sacerdotes anteriores me haviam aconselhado mal e temia que não me tivessem instruído fielmente.
Estando eu assim perturbado, o deus Osíris apareceu-me na noite seguinte e, advertindo-me, disse:
— Não há motivo para temeres tantas ordens religiosas, como se algo tivesse sido omitido. Deves antes alegrar-te, pois agradou aos deuses chamar-te três vezes, quando jamais houve pessoa que alcançasse a ordem mais de uma vez. Assim, podes julgar-te feliz por tão grandes benefícios.
— E sabe que a religião que agora receberás é muito necessária, se pretendes perseverar no culto da deusa e celebrar solenemente o dia festivo com o hábito bendito; isso será para ti glória e renome.
Dessa forma, a majestade divina persuadiu-me durante o sono. Logo em seguida fui ao sacerdote e declarei tudo quanto havia visto. Jejuei então dez dias, conforme o costume, e por minha própria vontade abstive-me ainda mais tempo do que fora ordenado.
Em verdade, não me arrependi do trabalho que tomei nem dos gastos que tive, pois a divina providência me concedeu tal ordem que passei a ganhar muito dinheiro pleiteando causas.
Finalmente, poucos dias depois, o grande deus Osíris apareceu-me durante a noite, não disfarçado em qualquer outra forma, mas em sua própria essência. Ordenou-me que fosse advogado no tribunal e que não temesse a calúnia nem a inveja de pessoas más, que guardavam rancor contra mim por causa da doutrina que eu havia adquirido com grande trabalho.
Além disso, não quis que eu permanecesse por mais tempo no número de seus sacerdotes, mas destinou-me a ser um dos decuriões e senadores. Depois me designou lugar dentro do antigo palácio erguido no tempo de Sila, onde exerci meu ofício com grande alegria e com a cabeça raspada.
Fim do Décimo Primeiro Livro