Capítulo XXII — Parte IV
Como Vênus entregou Psiquê a trabalhos impossíveis
Depois que Vênus se cansou de procurar Psiquê por mar e por terra, voltou em direção ao céu e ordenou que preparassem seu carro. Vulcano, seu marido, dera-lhe esse carro por ocasião do casamento; era tão finamente trabalhado que nem ouro nem prata podiam comparar-se a seu brilho.
Quatro pombas brancas conduziam o carro com grande diligência. Assim que Vênus entrou nele, uma multidão de pardais voou ao redor, chilreando e dando sinais de alegria; e todos os outros tipos de aves cantaram docemente, anunciando a chegada da grande deusa.
As nuvens cederam passagem, os céus se abriram e a receberam com júbilo. As aves que a acompanhavam nada temiam das águias, dos falcões ou de outras aves vorazes do ar.
Imediatamente, Vênus foi ao palácio real do deus Júpiter e, com petição orgulhosa e ousada, pediu o serviço de Mercúrio em certos negócios seus. Júpiter consentiu.
Então ela desceu do céu com Mercúrio, muito alegre, e lhe deu encargo severo para que pusesse suas palavras em execução:
— Ó meu irmão, nascido na Arcádia, bem sabes que eu, tua irmã, jamais empreendi coisa alguma sem tua presença. Sabes também há quanto tempo procuro uma moça e não consigo encontrá-la. Portanto, nada resta senão que tu, com tua trombeta, anuncies a recompensa a quem a capturar.
— Executa minha ordem, e declara que qualquer pessoa que a retenha conscientemente contra minha vontade não poderá defender-se por meio algum, nem por desculpa alguma.
Dito isso, entregou-lhe uma pequena tabuinha na qual estavam escritos o nome de Psiquê e o restante da proclamação. Depois, partiu para sua morada.
Mercúrio, sem demora, proclamou por todo o mundo que qualquer pessoa que pudesse dar notícia de uma filha fugitiva de rei, serva de Vênus, chamada Psiquê, deveria levar a informação a Mercúrio; e que, como recompensa pelo trabalho, receberia de Vênus sete beijos doces.
Depois que Mercúrio anunciou essas coisas, todos os homens se inflamaram de desejo de procurar Psiquê.
Essa proclamação tirou toda dúvida de Psiquê. Mal se aproximava da casa de Vênus, quando uma das servas da deusa, chamada Costume, saiu e a avistou. Então gritou em alta voz:
— Ó malvada devassa que és! Agora, enfim, saberás que tens uma senhora acima de ti.
— Finges ignorância, como se não soubesses quanto trabalho tivemos procurando-te? Alegro-me que tenhas caído em minhas mãos. Agora estás no golfo do inferno e sofrerás a pena e o castigo de tua grande rebeldia.
Dizendo isso, agarrou-a pelos cabelos e a levou diante da deusa Vênus.
Quando Vênus a viu, começou a rir. Como costumam fazer as pessoas dominadas pela ira, sacudiu a cabeça, coçou a orelha direita e disse:
— Ó deusa, ó deusa! Agora, enfim, vieste visitar teu marido, que está em perigo de morte por tua causa. Fica certa de que te tratarei como filha.
— Onde estão minhas criadas, Tristeza e Aflição?
Quando elas vieram, Vênus lhes entregou Psiquê para ser cruelmente atormentada. Elas cumpriram a ordem da senhora e, depois de açoitar miseravelmente Psiquê com varas e chicotes, apresentaram-na novamente diante de Vênus.
Então Vênus começou a rir outra vez e disse:
— Vede: ela pensa que, por causa desta barriga grande, obtida por sua prostituição, poderá mover-me à piedade e fazer de mim avó de seu filho.
— Não sou feliz, eu, que em plena flor de minha idade serei chamada avó? E o filho de uma vil devassa será contado como neto de Vênus?
— Contudo, sou tola por chamá-lo filho de meu filho, pois o casamento foi feito entre pessoas desiguais, no campo, sem testemunhas e sem consentimento dos pais. Por isso é casamento ilegítimo; e a criança que nascer será bastarda — se por acaso permitirmos que vivas tanto tempo até o parto.
Depois de falar essas palavras, Vênus saltou sobre o rosto da pobre Psiquê. Rasgou-lhe as roupas, tomou-a pelos cabelos e bateu-lhe a cabeça contra o chão.
Então pegou grande quantidade de trigo, cevada, sementes de papoula, ervilhas, lentilhas e feijões, misturou tudo em um monte e disse:
— Menina feia e desprezível, parece que não és capaz de obter a graça de teu amante por outro meio senão serviço diligente e penoso. Por isso provarei aquilo que podes fazer. Separa todos estes grãos, um do outro, dispondo cada espécie em ordem e quantidade. Tudo deve estar feito antes da noite.
Depois de entregar essa tarefa a Psiquê, Vênus partiu para um grande banquete preparado naquele dia.
Psiquê, porém, nem tentou separar os grãos. Aquilo era impossível, pois tudo estava misturado e confuso. Espantada com a ordem cruel de Vênus, sentou-se imóvel e nada disse.
Então a pequena formiga, a pismira, tomou piedade de sua grande dificuldade e trabalho. Amaldiçoando a crueldade da filha de Júpiter e de tão má mãe, correu de um lado a outro e chamou todas as companheiras:
— Ó ligeiras filhas da terra, mãe de todas as coisas, tende misericórdia desta pobre jovem, esposa de Cupido, que se encontra em grande perigo. Peço-vos que a ajudeis com toda diligência.
Logo uma formiga veio após a outra. Separaram e dividiram os grãos, pondo cada espécie em sua ordem; depois fugiram novamente com grande pressa.
Quando chegou a noite, Vênus voltou do banquete, bem tomada de vinho, perfumada de bálsamo e coroada com guirlandas de rosas. Vendo o que Psiquê havia feito, disse:
— Isto não é trabalho de tuas mãos, mas daquele que está enamorado de ti.
Então lhe deu um pedaço de pão escuro e foi dormir.
Enquanto isso, Cupido permanecia fechado no quarto mais seguro da casa. Em parte, para que não se ferisse com brincadeiras de amor; em parte, para que não falasse com sua amada. Assim aqueles dois amantes estavam separados um do outro.
Quando a noite passou, Vênus chamou Psiquê e disse:
— Vês aquela floresta que se estende ao longe junto do rio? Ali há grandes ovelhas, brilhantes como ouro, guardadas por ninguém. Ordeno que vás até lá e me tragas um pouco da lã de seus velos.
Psiquê levantou-se de bom grado, não para cumprir a ordem, mas para lançar-se de cabeça nas águas e terminar suas dores.
Então um junco verde, inspirado por poder divino, começou a falar com voz graciosa e melodiosa:
— Ó Psiquê, peço-te que não perturbes nem poluas minhas águas com tua morte. Além disso, guarda-te de ir agora até as terríveis ovelhas desta margem, antes que o calor do sol tenha passado. Quando o sol está em sua força, elas parecem ferozes e perigosíssimas, armadas com chifres afiados, testas de pedra e gargantas abertas, com as quais se lançam à destruição dos homens.
— Mas, enquanto elas se refrescam no rio, esconde-te aqui perto de mim, sob este grande plátano. Depois que sua fúria passar, poderás ir entre os espinheiros e arbustos da borda do bosque e recolher os tufos de lã dourada que encontrarás pendurados nos ramos.
Assim falou o junco gentil e benigno, mostrando a Psiquê um meio de salvar a vida. Ela guardou bem o conselho na memória e, com toda diligência, recolheu os tufos que encontrou. Pôs tudo no avental e levou a Vênus.
Mas o perigo desse segundo trabalho não agradou à deusa nem lhe deu prova suficiente do bom serviço de Psiquê. Com aparência amarga de riso, Vênus disse:
— Certamente sei que isto também não é obra tua. Mas verei se tens tanta coragem, tanta prudência e força quanto pareces ter.
Então Vênus falou novamente:
— Vês o topo daquela grande montanha, de onde correm águas negras e mortais, que alimentam as correntes do Estige e do Cócito? Ordeno que vás até lá e me tragas um vaso dessa água.
E, ao dizer isso, entregou-lhe uma garrafa de cristal, ameaçando-a rigorosamente.
A pobre Psiquê subiu apressada até o alto da montanha, mais para terminar a própria vida do que para buscar água. Mas, quando chegou ao cume, viu que o trabalho era impossível.
Diante dela havia uma grande rocha de onde jorravam fontes horríveis de água. A corrente descia e caía por muitos degraus e passagens até o vale abaixo. De cada lado, viu enormes dragões, estendendo pescoços longos e sangrentos; não dormiam jamais, pois estavam destinados a guardar aquele rio.
As próprias águas pareciam dizer:
— Vai-te, vai-te! Que pretendes fazer? Foge, foge, ou serás morta.
Psiquê, vendo a impossibilidade daquela tarefa, ficou imóvel, como se tivesse sido transformada em pedra. Embora estivesse presente com o corpo, estava ausente de espírito e de sentidos, por causa do grande perigo que via. Não conseguia sequer consolar-se com lágrimas, tamanho era o risco diante dela.
Mas a ave real do grande Júpiter, a águia, lembrando o antigo serviço que fizera quando, por impulso de Cupido, trouxera o menino Ganimedes aos céus para ser copeiro de Júpiter, quis prestar serviço semelhante à esposa de Cupido.
Desceu da morada alta dos céus e disse a Psiquê:
— Ó mulher simples e sem experiência, pensas que conseguirás apanhar ou mergulhar uma só gota desta água terrível? Não, não. Fica certa de que jamais poderás aproximar-te dela. Os próprios deuses tremem diante de sua vista.
— Não ouviste dizer que entre os homens é costume jurar pelo poder dos deuses, mas que os próprios deuses juram pela majestade do rio Estige? Dá-me teu vaso.
Imediatamente a águia tomou a garrafa, encheu-a com a água do rio e, voando entre aqueles dragões cruéis e horríveis, trouxe-a de volta a Psiquê.
Ela, muito alegre, apresentou-a a Vênus. Mas a deusa ainda não se aplacou. Ameaçando-a cada vez mais, disse:
— Pareces-me verdadeira bruxa e encantadora, pois realizas todas essas coisas. Contudo, nada ainda fizeste.
— Toma esta caixa e vai ao inferno, até Prosérpina. Pede-lhe que me envie um pouco de sua beleza, tanto quanto me baste pelo espaço de um dia. Dirás que a beleza que eu tinha se consumiu desde que meu filho caiu doente. Mas volta depressa, pois preciso adornar-me com ela para ir ao teatro dos deuses.
Então a pobre Psiquê percebeu o fim de toda fortuna. Pensou que jamais voltaria; e não sem causa, pois era compelida a descer ao abismo e às fúrias do inferno.