Capítulo XIII O Asno de Ouro · Capítulo 14 de 53
Obra Menu

Capítulo XIII

— Ó juízes reverendíssimos e justíssimos, aquilo que me proponho declarar não é matéria pequena; toca o estado e a tranquilidade de toda esta cidade, e sua punição poderá servir de excelente exemplo a outros.

— Por isso vos peço, veneráveis pais, a quem pertence cuidar da dignidade e da segurança da república, que de modo algum permitais que este homicida perverso, manchado com o sangue de tantos cidadãos assassinados, escape sem castigo.

— E não penseis que sou movido por inveja ou ódio, mas pela razão de meu ofício, pois sou capitão da guarda noturna; e, para que ninguém vivo me acuse de negligência, declararei toda a matéria em ordem, tal como se passou na noite passada.

— Na noite anterior, quando, na hora de costume, eu examinava diligentemente todas as partes da cidade, aconteceu-me avistar este cruel jovem desembainhando a espada contra três cidadãos. Depois de longo combate entre eles, assassinou um após outro miseravelmente.

— Feito isso, movido pela consciência de tão grande crime, fugiu. Protegido pela escuridão, entrou numa casa e ali se escondeu durante toda a noite. Mas, pela providência dos deuses, que não permite que ofensa tão hedionda passe sem punição, foi por nós capturado esta manhã antes que escapasse mais longe, e assim trazido à vossa honrada presença para receber o castigo merecido.

— Eis aqui, portanto, um culpado, um homicida responsável, um estrangeiro acusado. Pronunciai contra ele a sentença, como vingarieis severíssima e asperamente semelhante crime se fosse cometido por cidadão conhecido.

Assim terminou o cruel acusador seu terrível relato.

Então o pregoeiro ordenou que eu falasse, se tinha alguma coisa a dizer em minha defesa. Mas eu não podia, de modo algum, pronunciar palavra, por causa do choro.

De outro lado, não me perturbava tanto a rigorosa acusação quanto a consideração de minha própria e miserável consciência.

Contudo, inspirado por audácia divina, comecei enfim a falar:

— Em verdade, sei que é difícil para aquele que é acusado de haver matado três pessoas persuadir-vos de que é inocente, ainda que declare toda a verdade e confesse o modo exato como tudo se passou. Mas, se vossas honras se dignarem ouvir-me, mostrarei que, se eu for condenado à morte, não a mereço por culpa própria; antes, fui movido pela fortuna e por causa razoável a praticar o fato.

— Pois, voltando ontem à noite um tanto tarde da ceia — e não negarei que estava bem alegrado pelo vinho —, ao aproximar-me de meu alojamento habitual, na casa de Milo, cidadão desta cidade, avistei por acaso três grandes ladrões tentando derrubar suas paredes e portões e abrir suas fechaduras para entrar.

— E, depois de já terem deslocado as portas dos gonzos, conversavam entre si sobre como tratariam aqueles que encontrassem dentro da casa.

— Um deles, mais corajoso e de maior estatura que os outros, disse aos companheiros: “Ora, sois apenas meninos. Tomai coração de homens. Entremos em todos os cantos da casa e matemos todos aqueles que encontrarmos dormindo. Assim escaparemos sem perigo.”

— Em verdade, ó três juízes, confesso que desembainhei a espada contra esses três cidadãos. Mas julguei que esse fosse o ofício e dever de alguém que deseja o bem desta república, sobretudo porque eles me puseram em grande medo e tentaram roubar e despojar meu amigo Milo.

— Como aqueles homens cruéis e terríveis de modo algum quiseram fugir, nem temeram minha espada nua, mas resistiram ousadamente contra mim, avancei sobre eles e lutei com valentia.

— Um deles, que era o capitão, atacou-me fortemente, agarrou-me pelos cabelos com ambas as mãos e começou a bater-me com uma grande pedra. Por fim, mostrei-me mais resistente; derrubei-o a meus pés e o matei.

— Também apanhei o segundo, que se agarrava às minhas pernas e me mordia, e o matei. E o terceiro, que veio correndo violentamente contra mim, depois que o feri abaixo do estômago, caiu morto.

— Assim, depois de libertar a mim mesmo, a casa, meu anfitrião e toda a sua família daquele perigo presente, julguei que não apenas escaparia sem punição, mas receberia da cidade alguma grande recompensa por meu esforço.

— Além disso, eu, que sempre fui limpo e imaculado de crime, e que estimei minha inocência acima de todos os tesouros do mundo, não encontro causa razoável para ser condenado à morte por esta acusação.

— Primeiro, porque fui movido por ocasião justa a atacar ladrões; segundo, porque ninguém poderá afirmar que em algum momento houve queixa ou ódio entre nós; terceiro, porque éramos homens inteiramente estranhos uns aos outros, sem qualquer relação; e, por fim, porque ninguém pode provar que cometi o fato por lucro ou ganho.

Quando terminei essas palavras, voltei a chorar piedosamente. Ergui as mãos e pedi a todo o povo, pela misericórdia da república e pelo amor de meus pobres filhos, que me demonstrassem alguma piedade e favor.

E, quando seus corações pareceram abrandar-se um pouco, movidos por minhas lágrimas lamentáveis, chamei todos os deuses como testemunhas de que eu era inocente do crime, e entreguei minha situação presente à sua divina providência.

Mas, voltando-me de novo, percebi que todo o povo ria excessivamente, e em especial meu bom amigo e anfitrião Milo.

Então pensei comigo mesmo:

— Ai de mim! Onde está a fidelidade? Onde está o remorso da consciência? Eis que sou condenado a morrer como assassino por ter defendido meu anfitrião Milo e sua família. Mas ele não se contenta com isso: ainda ri de mim, quando deveria me consolar e ajudar.

1/1
Menu

Fazer anotação