Capítulo XL O Asno de Ouro · Capítulo 45 de 53
Obra Menu

Capítulo XL

O padeiro que me comprara era homem honesto e sóbrio. Mas sua mulher era a mais pestilenta criatura do mundo, a tal ponto que ele suportava com ela muitas misérias e aflições. Eu mesmo, em segredo, tinha pena de seu estado e lamentava sua má fortuna.

Ela não tinha apenas uma falta, mas todos os males que se podiam imaginar: era áspera, cruel, lasciva, bêbada, obstinada, mesquinha, cobiçosa, entregue a gastos imundos, inimiga da fidelidade e da castidade. Desprezava todos os deuses que os outros honravam e afirmava ter uma divindade própria, com a qual enganava todos, especialmente seu pobre marido. Além disso, entregava continuamente o corpo à prostituição.

Essa mulher malvada odiava-me de tal maneira que todos os dias, antes mesmo de levantar-se, mandava que eu fosse posto no moinho para moer. E a primeira coisa que fazia pela manhã era vir ver-me cruelmente espancado, ordenando que eu trabalhasse enquanto as outras bestas comiam e descansavam.

Vendo que eu era tratado de modo tão cruel, tive ocasião de aprender sua conversação e modo de vida. Muitas vezes percebia um jovem que entrava secretamente em seu quarto. Eu desejava muito ver-lhe o rosto, mas não podia, pois meus olhos ficavam cobertos todos os dias. E, em verdade, se eu estivesse livre e solto, teria revelado toda a sua abominação.

Ela tinha também uma velha alcoviteira, mensageira de maldades, que frequentava diariamente a casa e comia à vontade com ela, para ruína e empobrecimento total do marido.

Eu, embora muito ofendido com a negligência de Fótis, que me transformara em asno em vez de ave, ainda assim me consolava de uma coisa: na miserável deformidade de minha forma, eu tinha orelhas longas, com as quais podia ouvir tudo o que se fazia.

Certo dia ouvi a velha alcoviteira dizer à mulher do padeiro:

— Senhora, escolheste sem meu conselho um jovem para amante. Pelo que me parece, ele é tolo, medroso, sem graça, e se encolhe como covarde diante do rosto franzido de teu odioso marido. Assim não tens com ele prazer nem deleite algum.

— Muito melhor seria o jovem Filésitero, formoso, belo, na flor da juventude, liberal, cortês, valente e ousado contra as diligentes vigílias de maridos ciumentos. Ele é digno de abraçar as mulheres mais nobres deste país, e digno até de usar coroa de ouro por uma aventura que realizou contra um homem ciumento de sua esposa.

— Escuta como foi, e então julgarás a diferença entre esses dois amantes.

— Não conheces certo Bárbaro, senador de nossa cidade, a quem o povo, por causa da severidade de seus costumes, chama também Escorpião? Esse Bárbaro tinha por esposa uma mulher nobre, a quem mantinha diariamente fechada em casa, sob guarda diligente.

Então a mulher do padeiro disse:

— Conheço-a muito bem, pois nós duas moramos na mesma casa.

— Então — respondeu a velha — também sabes toda a história de Filésitero?

— Na verdade, não — disse ela —, mas desejo muito conhecê-la. Por isso, peço-te, mãe, que me contes a história inteira.

Então a velha, que sabia muito bem tagarelar e contar casos, começou a narrar do seguinte modo.

1/1
Menu

Fazer anotação