Capítulo XXXIX O Asno de Ouro · Capítulo 44 de 53
Obra Menu

Capítulo XXXIX

Depois de termos permanecido ali alguns dias, à custa e despesa de toda a aldeia, e depois que aqueles sacerdotes haviam conseguido muito dinheiro por suas adivinhações e prognósticos sobre coisas futuras, inventaram novo modo de esvaziar as bolsas dos simples.

Tinham certas sortes, nas quais estava escrito:

*Coniuncti terram proscindunt boves ut in futurum laeta germinent sata.*

Isto quer dizer: “Os bois, unidos e jungidos, sulcam a terra, para que depois brotem felizes as sementes.”

Com esse tipo de sortes enganavam muita gente simples. Se alguém perguntava se teria boa esposa, respondiam que a sorte testemunhava isso: ele seria ligado e jungido a uma boa mulher e teria aumento de filhos.

Se outro perguntava se devia comprar terras e posses, diziam que teria muito campo e que esse campo daria seu fruto. Se alguém perguntava se teria viagem boa e próspera, respondiam que teria bom sucesso e que a viagem seria para aumento de seu proveito.

Se outro perguntava se venceria inimigos ou prevaleceria perseguindo ladrões, diziam que o inimigo seria atado e jungido a ele, e que sua busca contra ladrões seria próspera.

Desse modo, contando fortunas, ajuntaram grande quantidade de dinheiro.

Mas, quando se cansaram de dar respostas, conduziram-me de noite por uma vereda mais perigosa e pedregosa que a anterior. De um lado havia brejos e pântanos enevoados; de outro, valas fundas e fossos abertos. Minhas pernas falhavam tanto que mal pude chegar aos caminhos planos.

Eis que, de repente, grande companhia de habitantes da cidade, armados e montados a cavalo, nos alcançou. Prenderam Filebo e seus sacerdotes sem demora, amarraram-nos pelo pescoço e os espancaram cruelmente, chamando-os de ladrões e roubadores.

Depois de lhes prenderem as mãos, disseram:

— Mostrai-nos o cálice de ouro que, sob pretexto de vossa solene religião, roubastes. Pensáveis fugir de noite sem castigo por vosso feito?

Logo um deles veio até mim e enfiou a mão no seio da deusa Síria, tirando dali o cálice que haviam roubado.

Embora o crime aparecesse claro e evidente, eles de modo algum se confundiram nem se envergonharam. Antes, rindo e zombando da matéria, começaram a dizer:

— É justo, senhores, que nos trateis tão rigorosamente e nos ameaceis por causa de um cálice pequeno e sem valor, que a mãe da deusa havia decidido dar de presente a sua irmã?

Mas, apesar de todas as mentiras e cavilações, foram levados de volta à cidade e lançados na prisão pelos habitantes. Estes tomaram o cálice de ouro e a deusa que eu carregava, e os consagraram entre os tesouros do templo.

No dia seguinte, fui levado ao mercado para ser vendido. Meu preço foi posto em sete moedas a mais do que Filebo pagara por mim.

Aconteceu então que passou ali um padeiro da aldeia vizinha. Depois de comprar grande quantidade de trigo, comprou-me também para carregá-lo até sua casa.

Assim, depois de me carregar bem, levou-me por caminho espinhoso e perigoso até sua padaria. Ali vi grande número de cavalos que andavam dia e noite no moinho, moendo trigo sem descanso.

Mas, para que eu não me assustasse logo no primeiro dia, meu novo senhor recebeu-me bem. Naquele dia, nada fiz senão comer delicadamente.

Contudo, essa minha folga e felicidade não duraram muito.

Na manhã seguinte, bem cedo, fui amarrado ao moinho, com o rosto coberto, para que, girando e rodando tantas vezes pelo mesmo caminho, não ficasse tonto, mas mantivesse curso certo.

Embora eu, quando homem, tivesse visto muitos desses moinhos de cavalos e soubesse muito bem como deveriam ser movidos, fingi ignorar tal espécie de trabalho. Fiquei parado e não quis andar, pensando que, por me julgarem asno inútil para aquilo, me tirariam do moinho e me dariam algum serviço leve, ou talvez me mandassem aos campos para pastar.

Mas minha astúcia pouco me aproveitou. Logo que o moinho parou, os criados se reuniram ao meu redor, gritando e batendo para que eu andasse. Fui então forçado a girar sem poder sequer refletir sobre mim mesmo, enquanto todos riam ao ver mudança tão súbita.

Depois que grande parte do dia passou e eu já não podia suportar mais, tiraram-me os arreios e me amarraram à manjedoura.

Embora meus ossos estivessem cansados e eu precisasse refrescar-me com descanso e alimento, fiquei tão curioso que me deleitei muito em observar a arte dos padeiros. Por isso, quase não comi nem bebi, enquanto olhava para tudo.

Ó bom Deus, que multidão de pobres escravos havia ali! Alguns tinham a pele negra e azulada de pancadas; outros, as costas riscadas por açoites; alguns se cobriam com sacos ásperos; outros apenas escondiam as partes do corpo; alguns usavam farrapos tão rasgados que se podia ver quase toda a nudez.

Uns estavam marcados e queimados na testa com ferros quentes; outros tinham os cabelos cortados pela metade; alguns carregavam correntes nos pés; outros eram tão feios e deformados que mal podiam enxergar, porque os olhos e o rosto estavam escurecidos pela fumaça, como homens que lutam na arena e não sabem onde ferem por causa do pó. Alguns tinham o rosto todo coberto de farinha.

Mas que direi dos cavalos, meus companheiros? Velhos e fracos, metiam a cabeça dentro da manjedoura. Tinham os pescoços todos feridos e gastos, as narinas dilatadas por tosse contínua, os flancos descarnados pelo atrito dos arreios e pelo grande trabalho, as costelas quebradas de pancadas, os cascos espalhados e achatados pelo labor incessante, e a pele áspera pela magreza.

Quando vi aquela visão terrível, comecei a temer que eu mesmo chegasse ao mesmo estado. Considerando comigo a boa fortuna que tivera quando era homem, lamentei profundamente. Baixei a cabeça e não quis comer.

Mas não havia consolo nem alívio para minha má sorte, a não ser que meu espírito se recreava um pouco por ouvir e entender tudo o que os homens diziam, pois eles não temiam nem desconfiavam de minha presença.

Naquele tempo lembrei-me de como Homero, divino autor da antiga poesia, descreveu como sábio o homem que viajara por muitos países e nações.

Por isso dei grandes graças ao meu asno — isto é, à minha própria condição miserável —, pois por esse meio eu vira e experimentara muitas coisas, tornando-me mais sábio, embora sustentasse diariamente trabalho e sofrimento imensos.

Mas contarei agora uma história graciosa que me veio à memória, para que vossos ouvidos se deleitem ao ouvi-la.

1/1
Menu

Fazer anotação