Capítulo VII O Asno de Ouro · Capítulo 8 de 53
Obra Menu

Capítulo VII

Feito isso, e depois de todas as minhas coisas serem levadas ao quarto, caminhei em direção aos banhos. Mas antes fui ao mercado comprar alguns mantimentos para minha ceia. Ali vi grande abundância de peixes expostos à venda.

Negociei uma parte deles. Aquilo que inicialmente pediam por cem dinheiros, comprei por fim por vinte.

Depois disso, quando eu já me afastava, aconteceu passar por ali um antigo conhecido meu, companheiro de Atenas, chamado Pítias. Vendo-me de longe, por fim me reconheceu, aproximou-se gentilmente, beijou-me e disse:

— Ó meu querido amigo Lúcio, faz muito tempo que nós dois não nos vemos; e, desde que nos separamos de nosso mestre Véstio, nunca mais tive notícia tua. Peço-te, Lúcio, conta-me a causa de tua peregrinação até aqui.

Respondi:

— Amanhã te darei conta disso. Mas, peço-te, dize-me: que significam esses servidores que te seguem, estas varas que trazem e este traje que usas como magistrado? Em verdade, penso que obtiveste teu próprio desejo, do que muito me alegro.

Pítias respondeu:

— Exerço o ofício de fiscal do mercado. Portanto, se quiseres alguma provisão para a ceia, fala, e eu a conseguirei para ti.

Agradeci-lhe de coração e disse que já comprara comida suficiente.

Mas Pítias, ao ver minha cesta de peixe, tomou-a, sacudiu-a e perguntou quanto eu havia pago por todos aqueles peixinhos.

— Em verdade — disse eu —, mal consegui obrigar o peixeiro a vendê-los por vinte dinheiros.

Ao ouvir isso, levou-me de volta ao mercado e perguntou de quem eu os havia comprado. Mostrei-lhe o velho sentado num canto.

Logo, por causa de seu ofício, Pítias o repreendeu severamente e disse:

— É assim que servis e tratais os estrangeiros, especialmente nossos amigos? Por que vendeis tão caro esse peixe, que não vale meio dinheiro? Agora percebo bem que sois causa de fazer deste lugar, principal cidade de toda a Tessália, ser abandonado por todos e reduzido a deserto inabitável, por causa de vossos preços excessivos de alimentos. Mas assegurai-vos de que não escapareis sem punição. Sabereis qual é meu ofício e como devo castigar os que ofendem.

Então tomou minha cesta e lançou os peixes ao chão. Mandou que um de seus oficiais os pisoteasse com os pés.

Feito isso, persuadiu-me a partir, dizendo que a vergonha e o opróbrio impostos ao velho miserável bastavam como castigo.

Assim fui embora, atônito e espantado, em direção aos banhos, considerando comigo mesmo a graça de meu companheiro Pítias.

Depois de lavar e refrescar bem o corpo, voltei à casa de Milo sem dinheiro e sem comida, e subi ao meu quarto.

Logo veio Fótis e disse que seu senhor desejava que eu fosse à ceia.

Mas eu, já não ignorando a abstinência de Milo, pedi que me perdoasse, pois julgava melhor aliviar meus ossos cansados com sono e descanso do que com comida.

Quando Fótis contou isso a Milo, ele mesmo veio, tomou-me pela mão e, enquanto eu modestamente me desculpava, disse:

— Não sairei deste lugar enquanto não fores comigo.

Para confirmar a palavra, ligou-a por juramento, de modo que me obrigou a segui-lo. Levou-me então a seu quarto, onde se sentou sobre a cama e me perguntou como passava seu amigo Demeas, sua esposa, seus filhos e toda a família.

Respondi a cada pergunta. Ele indagou especialmente as causas de minha peregrinação e de minha viagem. Depois que as declarei, ainda perguntou com insistência sobre o estado de minha terra, seus principais magistrados e, sobretudo, sobre nosso tenente e vice-rei.

Quando percebeu que eu não estava apenas cansado pela viagem, mas também pela conversa, e que começava a adormecer no meio de meu relato, falando sem direção nem cuidado, permitiu-me partir para o quarto.

Assim escapei, enfim, da ceia tagarela e faminta daquele velho rançoso. Compelido pelo sono e não pela comida, tendo ceado apenas com conversa, voltei ao quarto e ali me entreguei ao repouso tranquilo e há muito desejado.

Fim do Primeiro Livro

Segundo Livro

1/1
Menu

Fazer anotação