Capítulo XXXVIII O Asno de Ouro · Capítulo 43 de 53
Obra Menu

Capítulo XXXVIII

Havia naquela aldeia um homem muito pobre, que nada possuía além daquilo que ganhava com o trabalho e o esforço das próprias mãos. Sua esposa era jovem e bela, mas muito lasciva, entregue ao apetite e ao desejo da carne.

Certo dia, enquanto o pobre homem saíra de manhã cedo para trabalhar no campo, como costumava fazer, o amante da esposa entrou secretamente em sua casa para ter prazer com ela.

Aconteceu, porém, que, enquanto os dois se ocupavam em seus deleites, o marido voltou para casa sem suspeitar de nada. Encontrando as portas fechadas, elogiou consigo mesmo a castidade e a continência da esposa e, como costumava, assobiou para anunciar sua chegada.

Então a mulher astuta, pronta em artimanhas, pegou o amante e o escondeu debaixo de uma grande tina que estava no canto. Em seguida abriu a porta e começou a repreender o marido:

— Voltas para casa todos os dias de mãos vazias e não trazes nada para manter nosso lar? Não tens cuidado de nosso sustento, nem providencias comida ou bebida, enquanto eu, pobre miserável, nada faço dia e noite senão me ocupar da roca; e, mesmo assim, meu trabalho mal dá para comprar as velas que gastamos.

— Ah, como é mais feliz minha vizinha Dafne, que come e bebe à vontade e passa o tempo com seus amantes, como deseja!

— Que há? — respondeu o marido. — Embora nosso senhor tenha dado folga hoje nos campos, não penses que deixei de providenciar nossa ceia. Não vês esta tina, que ocupa espaço em nossa casa sem servir para nada? Pois a vendi a este bom homem aqui presente por cinco moedas. Por isso, peço-te que me ajudes a entregá-la a ele.

A esposa, tendo inventado imediatamente uma saída, riu-se do marido e disse:

— Que comerciante trouxeste aqui para comprar minha tina por cinco moedas, se eu, pobre mulher que passo o dia inteiro sozinha em casa, já recebi oferta de sete?

O marido, satisfeito com as palavras dela, perguntou quem era esse comprador.

— Olha — disse ela —, ele entrou debaixo da tina para ver se ela está boa ou não.

Então o amante, escondido sob a tina, começou a mover-se e a fazer ruído, ajustando suas palavras às da mulher:

— Senhora, queres que eu diga a verdade? Esta tina me parece podre e rachada por todos os lados.

Depois, voltando-se para o marido, acrescentou:

— Peço-te, homem honesto, acende uma vela para que eu possa limpar a tina por dentro e ver se serve para meu propósito, pois não desejo desperdiçar meu dinheiro.

O marido, feito verdadeiro boi, acendeu logo uma vela e disse:

— Bom irmão, não te dês tanto trabalho. Deixa que eu mesmo limpe a tina e a prepare para ti.

Então tirou o casaco e entrou debaixo da tina para esfregar e limpar a sujeira das paredes internas.

Enquanto isso, o amante da mulher, aproveitando-se da ocasião, tomou-a sobre a própria tina e teve com ela seu prazer, bem acima da cabeça do marido.

E, no meio da brincadeira, virava a cabeça para um lado e para o outro, fingindo examinar a tina, achando defeito ora aqui, ora ali, até que ambos concluíram seus negócios.

Depois disso, o amante entregou sete moedas pela tina e fez o bom homem carregá-la sobre as costas até sua hospedaria.

1/1
Menu

Fazer anotação