Capítulo XLVI O Asno de Ouro · Capítulo 51 de 53
Obra Menu

Capítulo XLVI

Depois que Tiaso comprou tudo aquilo que lhe era necessário, não quis voltar para sua terra em carruagens, nem em carroça; tampouco desejou montar cavalos tessálios, ginetes da França ou mulas espanholas, que são das mais excelentes que se podem encontrar.

Ao contrário, mandou que eu fosse enfeitado e adornado com arreios e franjas de ouro, bela sela, coberturas de púrpura, freio de prata, panos bordados e sinos estridentes. E, desse modo, montava sobre mim com grande carinho, falando comigo e tratando-me com palavras gentis.

Acima de tudo, alegrava-se por eu ser ao mesmo tempo seu servo, para levá-lo sobre as costas, e seu companheiro, para comer com ele à mesa.

Depois de muito viajarmos, por mar e por terra, chegamos enfim a Corinto. O povo da cidade juntou-se em torno de nós por todos os lados, não tanto para honrar Tiaso quanto para ver-me.

Minha fama havia-se espalhado tão largamente naquela região que eu rendia muito dinheiro a meu senhor. Quando o povo desejava ver minhas habilidades, mandavam fechar os portões, e todos os que entravam pagavam certa quantia. Assim me tornei companheiro proveitoso para eles todos os dias.

Entre aquela multidão havia uma matrona nobre e rica, que concebeu grande prazer em contemplar-me. Não encontrando remédio para suas paixões e seu desejo desordenado, desejava continuamente possuir-me, como Pasífae desejara o touro.

Por fim, prometeu grande recompensa a meu guardador para ter-me sob sua custódia por uma noite. Ele, ganancioso por um pouco de dinheiro, consentiu no desejo dela.

Depois que eu ceei numa sala com meu senhor, fomos para o quarto, onde encontramos a bela matrona, que havia esperado por nossa chegada durante muito tempo.

Não sou capaz de relatar-vos com precisão como tudo estava preparado. Havia quatro eunucos que haviam estendido no chão um leito de plumas, com almofadas próprias para repousarmos. A coberta era de tecido de ouro, e os travesseiros, macios e delicados, como aqueles sobre os quais a matrona costumava deitar a cabeça.

Os eunucos, não querendo atrasar mais a vontade de sua senhora, fecharam as portas do quarto e se retiraram. Dentro do aposento havia lâmpadas que espalhavam luz clara por todo o lugar.

Então ela tirou todas as roupas até ficar nua. Tomou uma lâmpada que estava próxima, ungiu todo o próprio corpo com bálsamo, e fez o mesmo comigo, principalmente em meu nariz.

Depois começou a beijar-me, não como fazem as mulheres dos prostíbulos ou das casas de mercancia carnal por interesse e dinheiro, mas com ardor e afeição sincera, lançando palavras amorosas como estas:

— Tu és aquele que amo. Tu és aquele que desejo. Sem ti não posso viver.

E outras semelhantes, como as mulheres sabem dizer quando querem revelar paixões ardentes e grande afeição.

Depois tomou-me pelo cabresto e fez-me deitar sobre o leito. Aquilo não me pareceu tão estranho, considerando que ela era formosa matrona, e que eu estava muito cheio de vinho e perfumado com bálsamo, estando assim pronto para aquilo que se desejava.

Mas eu me angustiava ao pensar de que modo poderia abraçar matrona tão bela com minhas pernas enormes, ou tocar sua pele fina, delicada e sedosa com cascos tão duros, ou beijar-lhe os lábios pequenos, vermelhos e macios com minha boca monstruosa e dentes de pedra, ou ainda como ela, jovem e frágil, poderia suportar-me.

Pensei também que, se por qualquer meio lhe causasse dano, certamente seria lançado às feras.

Enquanto isso, ela me beijava e olhava minha boca com olhos ardentes, dizendo:

— Tenho-te, meu querido; tenho-te, meu amor, meu passarinho.

E, com isso, abraçou meu corpo. Assim ela saciou seu desejo. E pensei que nem mesmo a mãe de Minos, com o touro, teria buscado tão incessantemente apagar seu apetite desordenado.

Passada a noite, com muita alegria e pouco sono, a matrona foi antes do amanhecer procurar meu guardador para combinar outra noite comigo. Ele aceitou de bom grado, em parte pelo ganho de dinheiro, em parte para descobrir novo divertimento para meu senhor.

Quando Tiaso foi informado de toda a história de minha luxúria, alegrou-se muito. Recompensou bem meu guardador pelo trabalho e decidiu mostrar diante do povo o que eu era capaz de fazer.

Mas, como não queriam expor a matrona a tamanho opróbrio, por causa de sua dignidade, e como não encontraram outra mulher que aceitasse voluntariamente vergonha tão grande, conseguiram por dinheiro uma pobre condenada, destinada a ser devorada por feras, para que, com ela, eu fosse exibido publicamente.

Antes, porém, contarei a história que ouvi sobre essa mulher.

Essa mulher tinha marido. O pai dele, desejando viajar para longe, ordenou à própria esposa, que deixava grávida em casa, que, se ela desse à luz uma filha, a criança fosse imediatamente morta.

Quando chegou o tempo do parto, a mulher deu à luz uma filha. Mas, movida por afeição natural, não permitiu que a menina fosse morta. Em segredo, entregou-a a uma vizinha para que a criasse.

Quando o marido voltou, ela declarou que havia dado à luz uma filha e que, conforme ele ordenara, mandara matá-la.

Mas, quando a criança chegou à idade de casar, a mãe não sabia como dotá-la sem que o marido percebesse a verdade. Por isso revelou tudo a seu filho, que era marido da mulher condenada às feras. Temia grandemente que ele, sem saber, se apaixonasse pela própria irmã.

O jovem, entendendo toda a matéria e desejando agradar e socorrer a mãe, foi imediatamente procurar a moça. Guardou o segredo no coração, para evitar maior desgraça, e, lamentando ver a irmã abandonada tanto pela mãe quanto pelo pai, deu-lhe parte de seus bens como dote e quis casá-la com um amigo especial e fiel.

Embora fizesse isso secreta e sabiamente, a cruel Fortuna acabou semeando grande perturbação em sua casa.

Sua esposa, a mulher que depois seria condenada às feras, tornou-se ciumenta do marido e começou a suspeitar que a jovem fosse prostituta e amante dele. Assim inventou todos os meios possíveis para tirá-la do caminho.

Por fim, concebeu o seguinte mal: furtou secretamente o anel do marido e foi ao campo. Ali mandou que um de seus criados de confiança levasse o anel à moça, dizendo que o irmão a chamava ao campo, e que ela deveria vir sozinha, sem companhia. Para que não se demorasse, entregaria o anel como prova suficiente da mensagem.

A moça, assim que recebeu o anel do irmão, desejosa de obedecer à ordem — pois nada sabia além daquilo que o mensageiro lhe dissera —, partiu depressa, conforme fora mandada.

Quando chegou à armadilha preparada, a mulher perversa, como tomada de loucura e possuída por mau espírito, atacou-a. A pobre moça clamava alto pelo irmão, mas a mulher malvada, julgando que ela inventara aquela história, tomou um tição ardente e o enfiou nas partes secretas da jovem, que morreu miseravelmente.

O marido da moça e, sobretudo, o irmão dela, ao saberem de sua morte, foram ao lugar onde ela fora assassinada. Depois de grande pranto e lamentação, deram-lhe sepultura honrosa.

O irmão, profundamente ferido pela morte miserável da irmã, concebeu dor tão grande no espírito e foi tomado de amarga angústia tão violenta que caiu em perigosa febre, de modo que parecia necessitar de remédio urgente para salvar a vida.

A mulher que matara a jovem, tendo perdido o nome de esposa junto com a fidelidade, procurou então um médico traidor, que havia matado muitas pessoas em seus dias. Prometeu-lhe cinquenta moedas de ouro se lhe desse veneno imediato para matar o marido.

Mas, diante do marido, fingiu que era necessário receber certa bebida que os mestres e doutores da medicina chamam “poção sagrada”, a fim de purgar a cólera e limpar as partes internas do corpo.

O médico, em vez de tal bebida, preparou veneno mortal e, depois de misturá-lo como convinha, tomou o vaso na presença da família, dos vizinhos e dos amigos do jovem enfermo, e ofereceu-o ao paciente.

Mas a mulher ousada e perversa, para cumprir seu intento e também para ganhar o dinheiro prometido ao médico, deteve o vaso com a mão, dizendo:

— Peço-te, senhor médico, não ministres esta bebida ao meu querido marido enquanto tu mesmo não beberes alguma parte dela. Pois como posso saber se misturaste algum veneno na poção? Não te ofendas, porque sei que és homem sábio e instruído. Faço isso apenas para que todos vejam a consciência e o amor que tenho pela saúde e segurança de meu marido.

O médico ficou muito perturbado com a maldade da mulher. Sem tempo nem conselho para considerar o caso, e temendo que, por longa demora, despertasse suspeita ou denunciasse o escrúpulo de sua consciência culpada, tomou o vaso e bebeu logo uma boa porção.

Depois disso, o jovem, sem qualquer desconfiança, bebeu o restante.

O médico quis voltar imediatamente para casa, para tomar contra-veneno e expulsar o primeiro veneno de dentro de si. Mas a mulher perseverou em sua malícia e não permitiu que ele se afastasse sequer um passo até que a peçonha começasse a agir em seu corpo. Então, depois de muitas súplicas e intercessões, permitiu que fosse embora.

No caminho, o veneno invadiu-lhe as entranhas e todo o corpo. Com grande dor, chegou à própria casa, onde mal teve tempo de falar à esposa e ordenar que recebesse o pagamento prometido pela morte de duas pessoas. Depois entregou o espírito.

O jovem marido da mulher viveu pouco tempo mais e também morreu, entre as lágrimas fingidas e enganosas de sua esposa amaldiçoada.

Alguns dias depois, encerrado o funeral do jovem, a esposa do médico pediu à mulher as cinquenta moedas de ouro prometidas ao marido pela bebida.

A mulher maldisposta, com aparência de honestidade, respondeu-lhe com palavras brandas e prometeu dar-lhe as cinquenta moedas se ela lhe trouxesse um pouco daquela mesma bebida, para que pudesse prosseguir e terminar toda a sua empresa.

A esposa do médico, em parte para conquistar ainda mais o favor daquela mulher rica, e em parte pelo desejo do dinheiro, correu imediatamente para casa e trouxe-lhe uma raiz inteira de veneno.

Quando a mulher a recebeu, vendo que agora tinha ocasião de executar mais uma maldade e concluir seu plano condenado, estendeu as mãos sangrentas para novo assassinato.

Ela tinha uma filha do marido envenenado, que, pela ordem da lei, era herdeira de todas as terras e bens do pai. Sabendo que as mães sucedem aos filhos e recebem seus bens após a morte deles, resolveu mostrar-se para com a filha a mesma espécie de mãe que fora esposa para o marido.

Preparou então um jantar com as próprias mãos e envenenou tanto a esposa do médico quanto sua própria filha.

A criança, jovem e frágil, morreu imediatamente pela força da bebida. A esposa do médico, porém, por ser de constituição mais forte, ao sentir o veneno correr pelo corpo, suspeitou do caso e, sabendo com certeza que recebera sua morte, correu sem demora à casa do juiz.

Com gritos e exclamações, levantou o povo da cidade e prometeu revelar muitos crimes perversos e maldosos. Assim conseguiu que as portas e portões fossem abertos.

Quando entrou, declarou do princípio ao fim toda a abominação daquela mulher. Mas mal terminou de falar: abrindo os lábios que já caíam e rangendo os dentes, caiu morta diante do juiz.

O juiz, desejando provar a verdade do caso, mandou imediatamente que a mulher amaldiçoada e seus servos fossem arrancados de casa e submetidos a tormento até confessarem toda a verdade.

Conhecido o crime, aquela mulher malvada foi condenada a ser devorada por feras. Era pena muito menor do que merecia, mas, como não se pôde inventar morte mais cruel segundo a qualidade de sua culpa, assim foi sentenciada.

Era com essa mulher que eu fora designado a unir-me diante do povo.

Envolvido em grande angústia, e odiando o dia do triunfo em que deveríamos nos expor daquela maneira, decidi antes matar-me do que poluir meu corpo com aquela criminosa e permanecer para sempre infamado.

Mas era impossível fazê-lo, pois me faltavam mãos e eu não podia segurar uma faca com os cascos. Ainda assim, estando numa pequena cabana, alegrei-me ao ver que a primavera havia chegado, que todas as coisas floresciam, e que eu tinha boa esperança de encontrar rosas para recuperar minha forma humana.

Quando chegou o dia do triunfo, fui conduzido com grande pompa e aparente boa vontade ao lugar marcado.

Ao ser levado para lá, vi primeiro o prelúdio daquele triunfo: dançarinos e gracejos cômicos. Enquanto isso, fui colocado diante da porta do teatro. De um lado, via grama verde e fresca crescendo à entrada, e muito desejei alimentar-me dela. Do outro, deleitava-me ao ver, quando se abriram os portões do teatro, como tudo estava finamente preparado e armado.

Ali vi meninos e meninas na flor da juventude, de excelente beleza, ricamente trajados, dançando e movendo-se com ordem graciosa, segundo o costume grego. Ora dançavam em fileiras; ora em círculo; ora se dividiam em quatro partes; ora soltavam as mãos de todos os lados.

Mas, quando a trombeta avisou que todos se retirassem a seus lugares, então começou a aparecer o triunfo.

Primeiro havia uma montanha de madeira, não muito diferente daquela que o poeta Homero chamou Ida. Estava adornada com toda espécie de verdura e árvores vivas; do alto corria uma fonte clara e fresca, que alimentava as águas abaixo. Ao redor daquele bosque havia cabritos jovens e delicados, que pastavam os brotos tenros das árvores.

Então veio um jovem pastor representando Páris, ricamente vestido com trajes bárbaros, usando uma mitra de ouro na cabeça e parecendo guardar os cabritos.

Depois dele surgiu outro jovem, quase nu, salvo por um manto rico que lhe cobria o ombro esquerdo. Sua cabeça brilhava com cabelos reluzentes e caídos, pelos quais se percebiam duas pequenas asas; assim se podia entender que representava Mercúrio. Trazia em sua mão direita uma maçã de ouro e caminhou com passo elegante até o que representava Páris.

Depois de entregar-lhe a maçã, fez sinal indicando que Júpiter assim ordenara. Cumprida sua mensagem, retirou-se.

Em seguida aproximou-se uma bela donzela, muito semelhante a Juno, pois trazia na cabeça um diadema de ouro e, na mão, cetro real.

Depois apareceu outra, representando Palas: trazia na cabeça um elmo brilhante, ao redor do qual se prendia uma coroa de ramos de oliveira; numa mão tinha escudo, e na outra, lança, como se fosse combater.

Por fim veio uma terceira, que superava as demais em beleza e representava a deusa Vênus. Tinha a cor da ambrosia e, para mostrar sua beleza perfeita, apareceu quase nua, coberta apenas por uma túnica fina, que o vento movia daqui para ali, testemunhando sua juventude e flor da idade.

Sua cor parecia dupla: o corpo branco, como se descido do céu; a túnica azulada, como se vinda do mar.

Atrás de cada virgem que parecia deusa seguiam certos servidores. Castor e Pólux vinham atrás de Juno, com capacetes cobertos de estrelas.

A virgem Juno soou uma flauta que trazia na mão, moveu-se em direção ao pastor Páris e, por sinais honestos, prometeu-lhe o senhorio de toda a Ásia se ele a julgasse a mais bela das três e lhe entregasse a maçã de ouro.

A outra donzela, que pelo armamento parecia Palas, era acompanhada por dois jovens armados, brandindo espadas nuas. Um se chamava Terror; o outro, Medo. Atrás deles vinha alguém tocando trombeta, para provocar e incitar os homens à batalha.

Essa donzela começou a dançar e a sacudir a cabeça, lançando olhos ferozes e terríveis sobre Páris, prometendo que, se ele lhe desse a vitória da beleza, ela o faria o mais forte e vitorioso dos homens vivos.

Então Vênus apareceu no meio do teatro, recebida com grande favor de todo o povo. Era acompanhada por muitos jovens, de modo que se poderia julgá-los todos Cupidos, vindos do céu ou do mar. Tinham asas, flechas e todo o restante do traje de acordo com sua figura, e carregavam tochas acesas nas mãos, como em dia de casamento.

Depois entrou grande multidão de belas moças. De um lado estavam as Graças, muito formosas; do outro, as Horas, carregando grinaldas e flores soltas, rendendo grande honra à deusa do prazer.

Flautas e instrumentos emitiam doce som lídio, agradando imensamente os espíritos dos que assistiam. Mas Vênus, ainda mais encantadora, avançava pouco a pouco, sacudindo a cabeça de acordo com o som da música.

Às vezes piscava suavemente; às vezes ameaçava com olhar picante; às vezes dançava apenas com os olhos.

Quando chegou diante do juiz, fez sinal prometendo dar-lhe a esposa mais bela do mundo se ele a preferisse acima das outras deusas. Então o jovem pastor frígio, Páris, com vontade pronta, entregou a maçã de ouro a Vênus, vitória da beleza.

Por que vos admirais, oradores, juristas e advogados, se muitos juízes de nossos dias vendem seus julgamentos por dinheiro, quando, no começo do mundo, uma só Graça corrompeu a sentença entre deuses e homens, e aquele juiz rústico, pastor nomeado pelo conselho do grande Júpiter, vendeu sua decisão por um pouco de prazer, causando depois a ruína de toda sua geração?

De modo semelhante foi dada sentença entre os nobres gregos: pois o valente Palamedes foi condenado por traição por falsa persuasão e acusação; e Ulisses, embora de condição inferior, foi preferido em valor militar ao grande Ájax.

E que juízo houve também entre os advogados atenienses, sábios e versados em todas as ciências? Não foi Sócrates, preferido por Apolo acima de todos os sábios do mundo, envenenado por inveja e malícia de homens perversos com a erva cicuta, como se corrompesse a juventude da cidade?

E ainda hoje vemos muitos excelentes filósofos desejarem seguir sua seita e estudar perpetuamente suas obras. Mas, para que eu não seja repreendido por indignação por alguém que diga: “Havemos de suportar que um asno faça filosofia?”, voltarei ao meu propósito.

Terminado o julgamento de Páris, Juno e Palas retiraram-se iradas, mostrando por gestos que desejavam vingar-se de Páris. Vênus, porém, satisfeita e alegre no coração, dançou pelo teatro com grande júbilo.

Depois disso, do alto do monte, por um conduto oculto, correu uma torrente de cor de açafrão, que caiu sobre os cabritos e transformou seu pelo branco em amarelo, espalhando doce odor por todo o teatro.

Em seguida, por certos mecanismos, a terra se abriu e engoliu o monte de madeira.

Então surgiu um homem armado no meio da multidão, pedindo, com o consentimento do povo, a mulher condenada às feras, aquela que fora designada para estar comigo.

Nosso leito foi preparado com grande beleza e aparato, coberto de seda e de tudo o mais necessário.

Mas eu, além da vergonha de cometer tão horrível ato e de poluir meu corpo com aquela criminosa, temia grandemente o perigo de morte. Pensava comigo que, quando ela e eu estivéssemos juntos, a fera selvagem destinada a devorá-la talvez não estivesse tão instruída ou contida em sua fome que despedaçasse apenas a mulher sob meu corpo e me poupasse por respeito à minha inocência.

Assim, cuidei mais da salvação de minha vida do que da vergonha que sofreria.

Enquanto meu senhor preparava o leito e todos os demais se deleitavam vendo a caçada e a beleza do triunfo, comecei a pensar em mim mesmo.

Percebendo que ninguém dava atenção a mim, pois eu era tido como asno manso e dócil, esgueirei-me pelo portão mais próximo e fugi com toda a força. Cheguei a Cêncreas, cidade muito famosa dos coríntios, situada junto aos mares chamados Egeu e Sarônico, onde há um porto grande e poderoso, frequentado por muitas nações.

Ali, para evitar a multidão do povo, fui a um lugar secreto da costa. Deitei-me sobre a areia para aliviar e refrescar o corpo, pois o dia já havia passado e o sol se pusera. Deitado assim no chão, caí em sono profundo.

Fim do Décimo Livro

Décimo Primeiro Livro

1/1
Menu

Fazer anotação