Capítulo XI O Asno de Ouro · Capítulo 12 de 53
Obra Menu

Capítulo XI

Aconteceu certo dia que Birrena me pediu com insistência que eu ceasse com ela, e de modo algum aceitou desculpa.

Fui então procurar conselho com Fótis, como se ela fosse uma divindade. Embora não quisesse que eu me afastasse um só passo de sua companhia, por fim ela me deu licença para ausentar-me por algum tempo, dizendo:

— Toma cuidado para não demorares muito nessa ceia. Há por aí um bando de desordeiros comuns e perturbadores da paz pública, que vagueiam pelas ruas e assassinam todos aqueles que conseguem agarrar. Lei nem justiça conseguem remediá-los de modo algum.

— E eles ainda mais depressa se lançarão sobre ti, por causa de tua beleza e de tua ousadia, pois não tens medo de caminhar pelas ruas a qualquer hora.

Respondi:

— Não te preocupes comigo, Fótis. Estimo o prazer que tenho contigo acima das iguarias que como fora de casa; por isso voltarei depressa. Ainda assim, não pretendo sair sem companhia, pois tenho comigo minha espada, com a qual espero defender-me.

Desse modo fui à ceia. Eis que encontrei na casa de Birrena grande companhia de estrangeiros e dos principais homens da cidade. Os leitos, feitos de cedro e marfim, estavam ricamente adornados e cobertos com tecido de ouro. As taças eram preciosamente guarnecidas, e havia diversos objetos de várias formas, mas de igual valor e preço: aqui estava um vidro trabalhado com esplendor; ali, outro de cristal finamente pintado.

Havia uma taça de prata cintilante, outra de ouro brilhante, e ainda outra de âmbar, artisticamente entalhada e feita com pedras preciosas. Enfim, havia tudo o que se poderia desejar. Os servidores atendiam à mesa em ordem e com roupas ricas; os pajens, vestidos de sedas, enchiam com excelente vinho grandes gemas e pérolas feitas em forma de copos.

Então alguém trouxe velas e tochas. Depois que nos sentamos e fomos colocados em ordem, começamos a falar, rir e alegrar-nos. Birrena disse-me:

— Peço-te, primo, que achas de nossa terra? Em verdade, penso que não há outra cidade com templos, banhos e comodidades semelhantes às que temos aqui.

— Além disso, temos abundância de utensílios domésticos, prazer e descanso. Quando os mercadores romanos chegam a esta cidade, são gentil e tranquilamente recebidos; e todos os que habitam esta província, quando desejam recrear-se e repousar, vêm para cá.

Respondi:

— Em verdade, dizes a verdade. Não encontro no mundo lugar de que goste mais do que este. Mas temo muito as armadilhas cegas e inevitáveis das bruxas. Dizem que corpos mortos são retirados de seus túmulos, que ossos dos que foram queimados são roubados, que dedos das mãos e dos pés dos assassinados são cortados, e que com isso afligem e atormentam os vivos.

— E as velhas bruxas, assim que ouvem falar da morte de alguém, correm logo a descobrir o esquife e espoliar o cadáver, para executar seus encantamentos.

Então outro, sentado à mesa, disse:

— Em verdade, dizes certo; e elas tampouco poupam ou favorecem os vivos. Conheço um homem não longe daqui que foi cruelmente tratado por elas: não contentes em cortar-lhe o nariz, também lhe cortaram as orelhas.

Com isso, todos riram de coração e olharam para um homem sentado na extremidade da mesa. Ele, confuso com aqueles olhares e um tanto irritado, quis levantar-se. Mas Birrena lhe disse:

— Peço-te, amigo Belerofonte, fica sentado e, conforme tua cortesia habitual, conta-nos a perda de teu nariz e de tuas orelhas, para que meu primo Lúcio se deleite com o prazer da história.

Ele respondeu:

— Senhora, nisso prevalecerá o ofício de vossa bondade; mas a insolência de alguns não se deve suportar.

Falou essas palavras com muita raiva. Mas Birrena insistiu e lhe garantiu que ninguém lhe faria afronta. Assim, foi forçado a contar o caso. Enrolou a ponta da toalha e da cobertura da mesa, apoiou sobre ela o cotovelo, ergueu três dedos da mão direita à maneira de orador e disse:

— Quando eu era jovem, fui a certa cidade chamada Mileto para assistir aos jogos e triunfos ali chamados Olímpicos. Desejando chegar a esta famosa província, depois de ter atravessado toda a Tessália, aconteceu-me, em hora infeliz, chegar à cidade de Larissa.

— Ali, enquanto andava de um lado a outro pelas ruas, procurando algum alívio para meu pobre estado — pois havia gastado todo o meu dinheiro —, vi um velho de pé sobre uma pedra no meio da praça. Ele gritava em alta voz que, se algum homem quisesse vigiar um cadáver naquela noite, seria razoavelmente recompensado por seu trabalho.

Ao ouvir isso, perguntei a um passante:

— Que acontece aqui? Os mortos costumam fugir neste país?

Ele respondeu:

— Cala-te, pois és apenas um rapaz e estrangeiro. Não é sem causa que ignoras estar na Tessália, onde mulheres bruxas arrancam aos bocados a carne e o rosto dos mortos, e com isso fazem seus feitiços e encantamentos.

Então eu disse:

— Em boa amizade, conta-me a ordem dessa guarda e como ela se faz.

— Ora — respondeu ele —, primeiro é preciso vigiar a noite inteira, com os olhos continuamente fixos no cadáver, sem olhar para outro lado nem te moveres. Pois essas bruxas se transformam em diversas espécies de animais, enganando os olhos de todos: às vezes em aves, às vezes em cães e ratos, e às vezes em moscas.

— Além disso, encantam os guardas do cadáver para fazê-los dormir. Não se pode dizer por quais meios e artimanhas essas mulheres perversas conseguem realizar seu propósito. E a recompensa por vigilância tão perigosa não passa de quatro ou seis xelins.

— Mas escuta ainda, pois eu quase me esquecia: se o guarda do morto não entregar, na manhã seguinte, o cadáver inteiro e são como o recebeu, será punido do mesmo modo. Isto é: se o cadáver estiver diminuído ou ferido em alguma parte do rosto, das mãos ou dos dedos dos pés, a mesma parte será diminuída e ferida no guarda.

Ouvindo isso, tomei coragem. Fui até o pregoeiro e mandei que se calasse, pois eu aceitaria o encargo. Perguntei então quanto receberia.

— Mil dinheiros — respondeu ele. — Mas toma cuidado, jovem, para defenderes bem o cadáver das bruxas perversas, pois ele era filho de um dos principais homens da cidade.

— Ora — respondi —, falas sem saber. Vê: sou homem feito de ferro, jamais tenho vontade de dormir e sou mais agudo de vista que Lince ou Argos.

Mal pronunciara essas palavras, ele tomou-me pela mão e levou-me a certa casa, cujo portão estava bem fechado. Passei por uma portinhola, e então ele me conduziu a uma câmara um tanto escura, onde me mostrou uma matrona vestida de luto, chorando de modo lamentável. Disse a ela:

— Eis aqui um homem que se dispõe a vigiar o corpo de teu marido esta noite.

Ao ouvir isso, ela voltou para mim o rosto inchado de choro e coberto de cabelos, dizendo:

— Peço-te, bom homem, toma muito cuidado e cumpre bem teu ofício.

— Não te preocupes — respondi —, contanto que me dês alguma coisa além da recompensa devida.

Ela concordou. Em seguida, levantou-se e levou-me a uma câmara onde jazia o cadáver, coberto por lençóis brancos. Chamou sete testemunhas, diante das quais mostrou o corpo morto, parte por parte, e, com olhos chorosos, pediu que todos testemunhassem a matéria.

Depois disse estas palavras de praxe:

— Vede: o nariz está inteiro, os olhos seguros, as orelhas sem cicatriz, os lábios intocados e o queixo são.

Tudo isso foi escrito e anotado em tábuas, e assinado pelas mãos das testemunhas para confirmação.

Feito isso, eu disse à matrona:

— Senhora, peço que eu tenha aqui tudo o que for necessário.

— Que é isso? — perguntou ela.

— Ora — respondi —, uma grande lâmpada com óleo, potes de vinho, água para misturá-lo, e alguma outra bebida e prato delicado que tenha sobrado da ceia.

Então ela sacudiu a cabeça e disse:

— Afasta-te, tolo que és. Pensas em fazer glutonaria aqui e procurar comidas finas num lugar onde, há tanto tempo, não se vê fumaça alguma? Vieste comer, onde deveríamos chorar e lamentar?

Com isso, voltou-se e ordenou à criada Mirrena que me entregasse uma lâmpada com óleo. Feito isso, fecharam a porta da câmara e partiram.

Quando fiquei sozinho, esfreguei os olhos e me armei para guardar o cadáver. Para não dormir, comecei a cantar; e assim passei o tempo até a meia-noite.

Eis que então entrou rastejando na câmara uma doninha. Veio contra mim e me causou grande medo, de tal modo que me admirei da audácia de animal tão pequeno. Disse-lhe:

— Sai daqui, prostituta, e vai depressa para tuas companheiras, antes que sintas meus dedos. Por que não vais?

Imediatamente ela correu para longe. Depois que se foi, caí no chão em sono tão profundo que o próprio Apolo não poderia distinguir qual de nós dois era o cadáver, pois eu jazia prostrado como alguém sem vida e também precisava de guarda.

Por fim, os galos começaram a cantar, declarando que era dia. Acordei e, tomado de enorme medo, corri para o corpo com a lâmpada na mão. Observei-o por todos os lados. Logo entrou a matrona, chorando com suas testemunhas; correu ao cadáver, beijou-o muitas vezes, virou-lhe o corpo e nada encontrou diminuído.

Então mandou Filodespoto, seu mordomo, pagar-me imediatamente o salário.

Quando ele o fez, disse:

— Agradecemos, gentil jovem, por teu esforço; e, em verdade, por tua diligência, nós te consideraremos como um dos da família.

Eu, contente com ganho inesperado, sacudindo o dinheiro na mão, respondi:

— Senhora, peço que me consideres como um de teus servidores; e, se em algum momento necessitares de meu serviço, estou às tuas ordens.

Mal terminara de dizer essas palavras, eis que todos os criados da casa se reuniram com armas para me expulsar. Um me esbofeteava o rosto; outro batia nos ombros; alguns me golpeavam nas costelas; outros me chutavam; outros rasgavam minhas roupas. Assim fui tratado entre eles e expulso da casa, como o orgulhoso jovem Adônis, despedaçado por um javali.

Quando cheguei à rua seguinte, refleti comigo mesmo e me lembrei das palavras imprudentes e desavisadas que eu havia dito. Considerei que merecia punição ainda maior e que fora justamente espancado por minha tolice.

Logo depois saiu o cadáver. Como era corpo de um dos principais da cidade, foi levado em pompa fúnebre ao redor da praça, conforme o costume daquela terra.

Nesse momento, avançou um velho, chorando e lamentando-se. Correu até o esquife, abraçou-o e, com profundos suspiros e soluços, clamou:

— Ó senhores, peço-vos, pela fé que professais e pelo dever que tendes para com a república: tende piedade e misericórdia deste cadáver, miseravelmente assassinado. Fazei vingança contra esta mulher perversa e maldita, sua esposa, que cometeu o crime. Foi ela, e nenhuma outra, que envenenou meu sobrinho, filho de minha irmã, para manter sua devassidão e obter sua herança.

Assim o velho se queixou diante de todo o povo. Então eles, espantados com tais palavras e porque a coisa parecia verdadeira, começaram a gritar:

— Queimai-a! Queimai-a!

E procuravam pedras para lançar contra ela, mandando os meninos da rua fazer o mesmo. Mas ela, chorando de maneira lamentável, jurava por todos os deuses que não era culpada daquele crime.

— Não — disse o velho —, aqui está alguém enviado pela providência dos deuses para descobrir a verdade: Zaclas, egípcio, principal profeta de toda esta região. Paguei-lhe dinheiro para reduzir a alma deste homem do inferno e reanimar-lhe o corpo para esta prova.

Com isso, trouxe certo jovem vestido de linho, com sandálias nos pés e a cabeça raspada. Beijou-lhe as mãos e os joelhos, dizendo:

— Ó sacerdote, tem misericórdia, tem misericórdia, peço-te, pelos planetas celestes, pelos poderes infernais, pela virtude dos elementos naturais, pelos silêncios da noite, pelos ninhos das andorinhas junto à cidade de Copto, pela cheia do rio Nilo, pelos mistérios secretos de Mênfis e pelos instrumentos e trombetas da ilha de Faros. Tem misericórdia, digo, e chama de volta à vida este corpo morto; faze com que seus olhos, que se fecharam e se cerraram, se abram e vejam.

— Contudo, não queremos lutar contra a lei da morte, nem pretendemos privar a terra de seu direito. Para que este fato seja conhecido, pedimos apenas pequeno tempo e espaço de vida.

Movido por isso, o profeta tomou certa erva e a pôs três vezes contra a boca do morto. Tomou outra e a colocou sobre seu peito do mesmo modo.

Feito isso, voltou-se para o Oriente e fez certas orações ao sol. Isso levou todo o povo a maravilhar-se e esperar pelo estranho milagre que aconteceria.

Então me apertei entre eles, perto do esquife, e subi sobre uma pedra para ver aquele mistério. Eis que imediatamente o cadáver começou a receber espírito; suas principais veias se moveram; a vida voltou; ele ergueu a cabeça e falou deste modo:

— Por que me chamais de volta a esta vida transitória, eu que já provei a água do Letes e estive no covil mortal do Estige? Cessai, peço, cessai, e deixai-me repousar em descanso quieto.

Quando essas palavras foram proferidas pelo cadáver, o profeta aproximou-se do esquife e disse:

— Ordeno-te que digas diante de todo este povo a causa de tua morte. Pensas que não posso, por meus encantamentos, chamar os mortos, e por minha potência atormentar teu corpo?

Então o cadáver moveu de novo a cabeça, fez reverência ao povo e disse:

— Em verdade, fui envenenado por meio de minha esposa perversa. Assim entreguei meu leito a um adúltero.

Diante disso, a esposa, tomando súbita audácia, negou as palavras dele com espírito maldito. O povo se dividiu contra ela em diversas opiniões. Alguns achavam que deveria ser enterrada viva com o marido; outros diziam que não se devia dar crédito a um cadáver.

Essa última opinião foi completamente afastada pelas palavras que o corpo voltou a dizer:

— Eis que vos darei um sinal evidente, que jamais qualquer outro homem soube. Por ele percebereis que declaro a verdade.

Logo apontou para mim, que estava de pé sobre a pedra, e disse:

— Quando este bom guarda de meu corpo me vigiava diligentemente durante a noite, e quando as bruxas e encantadoras perversas entraram no quarto para espoliar-me os membros, transformando-se em forma de animais para cumprir seu propósito, não conseguiram enganar seus olhos vigilantes. Por isso, lançaram-no em sono tão profundo e mortal que, por sua feitiçaria, ele parecia sem espírito ou vida.

— Depois disso, chamaram-me pelo nome; e não cessaram até que os membros frios de meu corpo começaram pouco a pouco a reviver.

— Mas ele, tendo alma mais viva — embora sepultada no sono —, como tinha o mesmo nome que eu e não sabia que elas chamavam a mim, levantou-se primeiro. Como homem sem sentido ou percepção, passou pela porta firmemente fechada até certo buraco. Ali as bruxas cortaram primeiro seu nariz e depois suas orelhas. Assim se fez a ele aquilo que estava destinado a mim.

— E, para que tal sutileza não fosse percebida, deram-lhe um par semelhante de orelhas e nariz feitos de cera. Podeis, portanto, ver que o pobre miserável, por lucro de pouco dinheiro, sofreu a perda de seus membros.

Ao ouvir isso, fiquei grandemente espantado. Querendo provar se as palavras eram verdadeiras ou não, levei a mão ao nariz, e meu nariz caiu. Levei a mão às orelhas, e minhas orelhas caíram.

Todo o povo se admirou grandemente e riu de mim com escárnio. Eu, tomado por suor frio, esgueirei-me entre as pernas deles, de vergonha, e escapei.

Assim, desfigurado, voltei para casa. Cobri a falta das orelhas com meus longos cabelos e colei este pano ao rosto para esconder minha vergonha.

Assim que Belerofonte terminou sua história, os que estavam à mesa, já cheios de vinho, riram de coração.

Enquanto bebiam uns aos outros, Birrena falou comigo:

— Desde a primeira fundação desta cidade temos o costume de celebrar o dia festivo do deus Riso. Amanhã será a festa. Peço-te que estejas presente, para honrá-la ainda mais. E eu desejaria de todo o coração que pudesses encontrar ou inventar alguma coisa tua que servisse à honra de tão grande deus.

Respondi:

— Em verdade, prima, farei como me ordenas. Muito me alegraria se pudesse inventar alguma matéria risível ou alegre para agradar e satisfazer Riso.

Então me levantei da mesa, despedi-me de Birrena e parti.

Quando entrei na primeira rua, minha tocha se apagou. Com grande dificuldade pude chegar em casa, por causa da escuridão e do medo de tropeçar. Quando já estava quase à porta, eis que vi três homens de grande estatura levantando e forçando os portões de Milo para entrar.

Quando me viram, não demonstraram medo algum. Ao contrário, tentaram com ainda mais força quebrar as portas. Com isso, deram-me ocasião — e não sem causa — de pensar que eram ladrões poderosos.

Imediatamente saquei a espada que trazia sob a capa para esse fim, corri contra eles e os feri de tal modo que caíram mortos diante de meu rosto.

Depois de matar todos, bati à porta, suado e ofegante, até que Fótis me deixasse entrar. Então, muito cansado pela matança daqueles ladrões, semelhante a Hércules quando lutou contra o rei Gerião, fui ao quarto e me deitei para dormir.

Fim do Segundo Livro

Terceiro Livro

1/1
Menu

Fazer anotação