Capítulo XVIII O Asno de Ouro · Capítulo 19 de 53
Obra Menu

Capítulo XVIII

Quando chegou o meio-dia, e o calor ardente do sol tinha mais força, entramos numa aldeia, na casa de alguns conhecidos e amigos dos ladrões. Pelo encontro e pelos abraços que trocaram entre si, eu, pobre asno, pude julgar que eram de fato conhecidos deles.

Tiraram de meu lombo a carga e deram aos amigos parte do tesouro que nela havia. Pareciam cochichar e contar que eram bens roubados. Depois de descarregarem nossos fardos, soltaram-nos num prado para pastar.

Mas meu próprio cavalo e o asno de Milo não quiseram permitir que eu me alimentasse ali com eles; assim, tive de procurar meu jantar em outro lugar.

Por isso saltei para dentro de um jardim que ficava atrás do estábulo. Estando quase morto de fome, embora não encontrasse ali senão verduras cruas e verdes, enchi abundantemente com elas minhas entranhas famintas. Depois, rogando a todos os deuses, comecei a olhar em volta, em todas as direções, para ver se encontrava rosas vermelhas nos jardins próximos.

A solidão em que me achava me deu boa esperança: se encontrasse o remédio, poderia imediatamente deixar de ser asno e voltar a ser Lúcio, sem que ninguém me visse.

Enquanto pensava nisso, olhei ao redor e vi, a alguma distância, um vale sombreado junto de um bosque. Entre muitas outras ervas e verduras agradáveis, pareceu-me ver rosas brilhantes, florescendo em viva cor de damasco.

Então disse dentro de minha mente bestial:

— Em verdade, aquele é o lugar de Vênus e das Graças, onde secretamente reluz a cor real de flor tão viva e tão deleitosa.

Desejando, pois, a ajuda da guia de minha boa fortuna, corri alegremente para o bosque, de modo que senti em mim mesmo que já não era asno, mas cavalo veloz em carreira.

Mas minha agilidade e rapidez não puderam impedir a crueldade da fortuna. Quando cheguei ao lugar, percebi que não eram rosas: nem tenras, nem agradáveis, nem umedecidas pelas gotas celestes do orvalho ou por licor divino, crescendo entre arbustos e espinhos.

Tampouco havia ali qualquer vale. Era apenas a margem de um rio, cercada de árvores altas e espessas, de longos ramos semelhantes aos do loureiro. Essas árvores produziam uma flor sem perfume algum, que o povo comum chama de rosas-de-louro, e que é veneno para toda espécie de animal.

Então fiquei tão enredado por minha infeliz fortuna que pouco estimei meu próprio perigo. Fui voluntariamente comer aquelas flores, embora soubesse que eram veneno imediato.

Mas, quando me aproximei, vi um jovem que parecia ser o jardineiro. Percebendo que eu havia devorado todas as verduras de seu jardim, veio contra mim, jurando e praguejando, com um grande bastão na mão. Bateu-me de tal modo que quase me matou.

Rapidamente inventei algum remédio para mim mesmo: levantei as pernas e o chutei com os cascos traseiros, deixando-o estendido ao pé da colina, quase morto. Depois disso, fugi.

Imediatamente saiu sua esposa. Vendo o marido meio morto, começou a gritar e uivar de modo lastimoso. Aproximou-se dele com a intenção de, por seus clamores, comprar para mim destruição imediata.

Então todos os moradores da aldeia, movidos pelo barulho dela, saíram correndo e chamaram cães para me despedaçar.

Logo saiu grande tropa de cães de guarda e mastins, mais próprios para derrubar ursos e leões do que a mim. Quando os vi, pensei verdadeiramente que morreria naquele instante. Virei-me e corri o mais rápido que pude para o estábulo de onde saíra.

Então os homens da aldeia chamaram de volta os cães, agarraram-me, amarraram-me ao anel de um poste e me açoitaram com grande chicote cheio de nós até que eu quase morresse.

E sem dúvida teriam me matado, se não acontecesse que, por causa da dor das pancadas e das verduras verdes que me estavam nas entranhas, fui tomado de tão violenta soltura que lhes salpiquei o rosto com esterco líquido, obrigando-os a parar.

1/1
Menu

Fazer anotação