Capítulo XIV
Terminada minha defesa, apareceu no meio do teatro uma mulher vestida de luto, trazendo uma criança nos braços. Depois dela veio uma velha, com roupas rasgadas, também chorando e uivando.
Traziam consigo os ramos de oliveira com que os três corpos mortos estavam cobertos no esquife e clamavam deste modo:
— Ó justos juízes, rogamos pela justiça e humanidade que há em vós: tende misericórdia destes mortos e socorrei nossa viuvez e a perda de nossos amados maridos, especialmente deste pobre infante, agora órfão e privado de toda boa fortuna. Executai vossa justiça, conforme a ordem e a lei, sobre o sangue deste ladrão, causa de todas as nossas dores.
Quando terminaram, um dos juízes mais antigos levantou-se e disse:
— Quanto a este assassinato, que merece grande punição, o próprio malfeitor não pode negá-lo. Mas é nosso dever investigar e descobrir se teve cúmplices para ajudá-lo. Pois não é provável que um só homem tenha conseguido matar três pessoas tão grandes e valentes. Portanto, a verdade deve ser tirada pelo tormento, e assim saberemos quais outros companheiros ele tem, arrancando pela raiz o ninho desses assassinos maliciosos.
Não houve demora. Segundo o costume da Grécia, trouxeram fogo, roda e muitos outros instrumentos de tortura. Então minha dor aumentou — ou antes, duplicou —, pois eu nem sequer poderia terminar a vida com os membros inteiros e ilesos.
Logo a velha, que perturbava todo o tribunal com seus uivos, pediu aos juízes que, antes de eu ser submetido ao tormento, fosse obrigado a descobrir os corpos que havia matado, para que todos vissem sua bela aparência e sua juventude, e para que eu recebesse castigo digno e proporcional à qualidade de minha ofensa.
E, dizendo isso, fez sinal de alegria.
Então o juiz ordenou que eu descobrisse imediatamente, com minhas próprias mãos, os corpos dos mortos deitados sobre o esquife. Recusei por longo tempo, pois não desejava tornar meu feito ainda mais evidente aos olhos de todos. Mas o oficial, por ordem dos juízes, empurrou-me para a frente e me obrigou a fazê-lo.
Forçado pela necessidade, embora contra minha vontade, descobri os corpos.
Mas, ó bom Deus, que estranha visão vi então! Que prodígio! Que súbita transformação de todas as minhas dores!
Parecia-me que eu era um dos da casa de Prosérpina e da família da morte, de tão espantado e atônito que fiquei. Não poderia exprimir suficientemente a forma daquele novo espetáculo.
Pois os corpos dos três homens mortos não eram corpos, mas três odres inflados, dilacerados em diversas partes; e pareciam feridos justamente nos lugares onde eu me lembrava de ter golpeado os ladrões na noite anterior.
Diante disso, o povo riu excessivamente. Alguns se alegraram maravilhosamente com a lembrança do caso; outros seguravam o ventre, que lhes doía de tanto rir. Todos se deleitaram com aquela brincadeira extraordinária e assim saíram do teatro.
Quanto a mim, desde o momento em que descobri os corpos, fiquei imóvel e frio como gelo, não de outro modo que as estátuas e imagens ali presentes. Não voltei a mim até que Milo, meu anfitrião, tomou-me pela mão e, com gentil violência, levou-me embora, chorando e soluçando, quer eu quisesse quer não.
Para que eu não fosse visto, levou-me por muitos becos e ruas escondidas até sua casa. Ali tentou confortar-me, triste e ainda temeroso, com conversa suave.
Mas de modo algum conseguiu diminuir a impaciência da injúria que eu trazia dentro do peito.
E eis que, logo depois, magistrados e juízes entraram na casa com suas insígnias e procuraram pacificar-me desta maneira:
— Ó Lúcio, estamos informados de tua dignidade e conhecemos a genealogia de tua antiga linhagem, pois a nobreza de teus parentes possui a maior parte de toda esta província. Não creias que aquilo por que choras te tenha acontecido por opróbrio ou ignomínia. Afasta toda preocupação e tristeza de tua mente.
— Este dia, que celebramos uma vez por ano em honra ao deus Riso, é sempre distinguido por alguma novidade solene. E o deus acompanha continuamente o inventor dela, não permitindo que permaneça triste, mas ordenando-lhe que ostente alegre semblante.
— Em verdade, toda a cidade, pela graça que há em ti, pretende recompensar-te com grandes honras e fazer-te patrono. Além disso, tua estátua ou imagem poderá ser erguida em perpétua memória.
Respondi-lhes:
— Quanto a tais benefícios que recebo da famosa cidade da Tessália, rendo os mais inteiros agradecimentos. Mas, no que toca à ereção de estátuas ou imagens, desejaria que fossem reservadas a meus antepassados e a outros mais dignos do que eu.
Depois de pronunciar essas palavras com alguma gravidade, mostrando-me mais alegre do que antes, juízes e magistrados partiram. Despedi-me deles reverentemente.
Logo veio alguém correndo apressado e disse:
— Senhor, vossa prima Birrena deseja que cumprais a promessa de ontem à noite e venhais à ceia, pois tudo está pronto.
Mas eu, temendo muito voltar à casa dela à noite, respondi ao mensageiro:
— Meu amigo, peço que digas à tua senhora, minha prima, que eu de bom grado atenderia a seu chamado, não fosse o risco de quebrar minha palavra. Meu anfitrião Milo me obrigou a prometer e, pela festa deste dia, forçou-me a jurar que não me apartaria de sua companhia. Portanto, peço que ela me desculpe e adie minha promessa para outra ocasião.
Enquanto eu dizia isso, Milo tomou-me pela mão e levou-me ao banho mais próximo. Pelo caminho, eu me escondia sob ele para fugir dos olhos dos homens, porque havia dado a todos tão grande ocasião de riso.
Depois que me lavei, enxuguei-me e voltei para casa, nada mais me lembrava claramente, tão grande era minha vergonha diante dos acenos e apontamentos de cada pessoa.
Então fui cear com Milo, onde, Deus sabe, comemos pobremente. Por isso, fingindo dor de cabeça por causa dos soluços e choros do dia inteiro, pedi licença para retirar-me ao quarto. Assim fui para a cama.