Capítulo XIV O Asno de Ouro · Capítulo 15 de 53
Obra Menu

Capítulo XIV

Terminada minha defesa, apareceu no meio do teatro uma mulher vestida de luto, trazendo uma criança nos braços. Depois dela veio uma velha, com roupas rasgadas, também chorando e uivando.

Traziam consigo os ramos de oliveira com que os três corpos mortos estavam cobertos no esquife e clamavam deste modo:

— Ó justos juízes, rogamos pela justiça e humanidade que há em vós: tende misericórdia destes mortos e socorrei nossa viuvez e a perda de nossos amados maridos, especialmente deste pobre infante, agora órfão e privado de toda boa fortuna. Executai vossa justiça, conforme a ordem e a lei, sobre o sangue deste ladrão, causa de todas as nossas dores.

Quando terminaram, um dos juízes mais antigos levantou-se e disse:

— Quanto a este assassinato, que merece grande punição, o próprio malfeitor não pode negá-lo. Mas é nosso dever investigar e descobrir se teve cúmplices para ajudá-lo. Pois não é provável que um só homem tenha conseguido matar três pessoas tão grandes e valentes. Portanto, a verdade deve ser tirada pelo tormento, e assim saberemos quais outros companheiros ele tem, arrancando pela raiz o ninho desses assassinos maliciosos.

Não houve demora. Segundo o costume da Grécia, trouxeram fogo, roda e muitos outros instrumentos de tortura. Então minha dor aumentou — ou antes, duplicou —, pois eu nem sequer poderia terminar a vida com os membros inteiros e ilesos.

Logo a velha, que perturbava todo o tribunal com seus uivos, pediu aos juízes que, antes de eu ser submetido ao tormento, fosse obrigado a descobrir os corpos que havia matado, para que todos vissem sua bela aparência e sua juventude, e para que eu recebesse castigo digno e proporcional à qualidade de minha ofensa.

E, dizendo isso, fez sinal de alegria.

Então o juiz ordenou que eu descobrisse imediatamente, com minhas próprias mãos, os corpos dos mortos deitados sobre o esquife. Recusei por longo tempo, pois não desejava tornar meu feito ainda mais evidente aos olhos de todos. Mas o oficial, por ordem dos juízes, empurrou-me para a frente e me obrigou a fazê-lo.

Forçado pela necessidade, embora contra minha vontade, descobri os corpos.

Mas, ó bom Deus, que estranha visão vi então! Que prodígio! Que súbita transformação de todas as minhas dores!

Parecia-me que eu era um dos da casa de Prosérpina e da família da morte, de tão espantado e atônito que fiquei. Não poderia exprimir suficientemente a forma daquele novo espetáculo.

Pois os corpos dos três homens mortos não eram corpos, mas três odres inflados, dilacerados em diversas partes; e pareciam feridos justamente nos lugares onde eu me lembrava de ter golpeado os ladrões na noite anterior.

Diante disso, o povo riu excessivamente. Alguns se alegraram maravilhosamente com a lembrança do caso; outros seguravam o ventre, que lhes doía de tanto rir. Todos se deleitaram com aquela brincadeira extraordinária e assim saíram do teatro.

Quanto a mim, desde o momento em que descobri os corpos, fiquei imóvel e frio como gelo, não de outro modo que as estátuas e imagens ali presentes. Não voltei a mim até que Milo, meu anfitrião, tomou-me pela mão e, com gentil violência, levou-me embora, chorando e soluçando, quer eu quisesse quer não.

Para que eu não fosse visto, levou-me por muitos becos e ruas escondidas até sua casa. Ali tentou confortar-me, triste e ainda temeroso, com conversa suave.

Mas de modo algum conseguiu diminuir a impaciência da injúria que eu trazia dentro do peito.

E eis que, logo depois, magistrados e juízes entraram na casa com suas insígnias e procuraram pacificar-me desta maneira:

— Ó Lúcio, estamos informados de tua dignidade e conhecemos a genealogia de tua antiga linhagem, pois a nobreza de teus parentes possui a maior parte de toda esta província. Não creias que aquilo por que choras te tenha acontecido por opróbrio ou ignomínia. Afasta toda preocupação e tristeza de tua mente.

— Este dia, que celebramos uma vez por ano em honra ao deus Riso, é sempre distinguido por alguma novidade solene. E o deus acompanha continuamente o inventor dela, não permitindo que permaneça triste, mas ordenando-lhe que ostente alegre semblante.

— Em verdade, toda a cidade, pela graça que há em ti, pretende recompensar-te com grandes honras e fazer-te patrono. Além disso, tua estátua ou imagem poderá ser erguida em perpétua memória.

Respondi-lhes:

— Quanto a tais benefícios que recebo da famosa cidade da Tessália, rendo os mais inteiros agradecimentos. Mas, no que toca à ereção de estátuas ou imagens, desejaria que fossem reservadas a meus antepassados e a outros mais dignos do que eu.

Depois de pronunciar essas palavras com alguma gravidade, mostrando-me mais alegre do que antes, juízes e magistrados partiram. Despedi-me deles reverentemente.

Logo veio alguém correndo apressado e disse:

— Senhor, vossa prima Birrena deseja que cumprais a promessa de ontem à noite e venhais à ceia, pois tudo está pronto.

Mas eu, temendo muito voltar à casa dela à noite, respondi ao mensageiro:

— Meu amigo, peço que digas à tua senhora, minha prima, que eu de bom grado atenderia a seu chamado, não fosse o risco de quebrar minha palavra. Meu anfitrião Milo me obrigou a prometer e, pela festa deste dia, forçou-me a jurar que não me apartaria de sua companhia. Portanto, peço que ela me desculpe e adie minha promessa para outra ocasião.

Enquanto eu dizia isso, Milo tomou-me pela mão e levou-me ao banho mais próximo. Pelo caminho, eu me escondia sob ele para fugir dos olhos dos homens, porque havia dado a todos tão grande ocasião de riso.

Depois que me lavei, enxuguei-me e voltei para casa, nada mais me lembrava claramente, tão grande era minha vergonha diante dos acenos e apontamentos de cada pessoa.

Então fui cear com Milo, onde, Deus sabe, comemos pobremente. Por isso, fingindo dor de cabeça por causa dos soluços e choros do dia inteiro, pedi licença para retirar-me ao quarto. Assim fui para a cama.

1/1
Menu

Fazer anotação