Livro 5 — Capítulo II A Lenda de Ulenspiegel · Capítulo 173 de 182
Obra Menu

Livro 5 — Capítulo II

Livro 5 — Capítulo II

Depois que o duque de sangue deixou os países, os senhores de Medina-Coeli e de Requesens os governaram com menor crueldade. Depois, os Estados Gerais os regeram em nome do rei.

Nesse meio-tempo, os da Zelândia e da Holanda, afortunados pelo mar e pelos diques, que lhes servem de muralhas e fortalezas naturais, abriram ao Deus dos livres templos livres; e, ao lado deles, os carrascos papistas puderam cantar seus hinos; e monsenhor de Orange, o Taciturno, esforçou-se por fundar uma dinastia estatuderal e real.

O país belga foi devastado pelos valões descontentes com a pacificação de Gante, que, dizia-se, deveria extinguir todos os ódios. E aqueles valões, os Pater-noster knechten, que traziam ao pescoço grossos rosários negros, dos quais dois mil foram encontrados em Spienne, no Hainaut, roubavam bois e cavalos aos mil e duzentos, aos dois mil, escolhendo os melhores; atravessavam campos e pântanos, levando mulheres e moças; comiam sem pagar e queimavam nos celeiros os camponeses armados que pretendiam não se deixar roubar o fruto de seus duros trabalhos.

E os do povo diziam uns aos outros:

— Don Juan virá com seus espanhóis, e o Senhor Sua Grande Alteza virá com seus franceses, não huguenotes, mas papistas; e o Taciturno, desejando governar tranquilamente Holanda, Zelândia, Gueldre, Utrecht e Overyssel, entrega por um tratado secreto os países belgas, para que o Senhor de Anjou ali se faça rei.

Alguns do povo ainda tinham confiança.

— Os monsenhores dos Estados, diziam eles, têm vinte mil homens bem armados, muitos canhões e boa cavalaria. Resistirão a todos os soldados estrangeiros.

Mas os bem avisados diziam:

— Os monsenhores dos Estados têm vinte mil homens no papel, mas não em campanha; falta-lhes cavalaria, e deixam os Pater-noster knechten roubarem cavalos a uma légua de seu acampamento. Não têm artilharia, pois, quando dela necessitávamos aqui, decidiram enviar cem canhões, com pólvora e balas, a dom Sebastião de Portugal; e ninguém sabe para onde vão os dois milhões de escudos que pagamos em quatro parcelas, mediante impostos e contribuições. Os burgueses de Gante e de Bruxelas estão se armando, Gante pela Reforma e Bruxelas como Gante; em Bruxelas, as mulheres tocam tamborins enquanto seus homens trabalham nas muralhas. E Gante, a Audaciosa, envia a Bruxelas, a Alegre, a pólvora e os canhões que lhe faltam para se defender dos Descontentes e dos espanhóis.

E cada qual, nas cidades e no campo, in ’t plat landt, via que não se devia confiar nem nos monsenhores nem em tantos outros. E nós, burgueses e gente comum do povo, tínhamos o coração amargurado porque, dando nosso dinheiro e prontos a dar nosso sangue, víamos que nada avançava para o bem da terra dos pais. E o país belga estava temeroso e irritado, por não ter chefes fiéis que lhe dessem ocasião de batalha e lhe trouxessem a vitória, por grandes feitos de armas já preparados contra os inimigos da liberdade.

E os bem avisados diziam uns aos outros:

— Na pacificação de Gante, os senhores da Holanda e da Bélgica juraram extinguir os ódios; prometeram auxílio recíproco entre os Estados belgas e os Estados neerlandeses; declararam sem efeito os editos; suspenderam os confiscos; estabeleceram a paz entre as duas religiões; prometeram derrubar todas as colunas, troféus, inscrições e efígies erguidas pelo duque de Alba para nossa desonra. Mas, no coração dos chefes, os ódios continuam de pé. Os nobres e o clero fomentam a divisão entre os Estados da União; recebem dinheiro para pagar soldados e o guardam para sua própria comilança; quinze mil processos estão suspensos por reclamações sobre bens confiscados; luteranos e romanos unem-se contra os calvinistas; os herdeiros legítimos não conseguem expulsar de seus bens os espoliadores; a estátua do duque está por terra, mas a imagem da Inquisição permanece no coração deles.

E o pobre povo e os burgueses aflitos continuavam esperando o chefe valente e fiel que quisesse conduzi-los à batalha pela liberdade.

E diziam uns aos outros:

— Onde estão os ilustres signatários do Compromisso, todos unidos, como diziam, para o bem da pátria? Por que aqueles homens de duas caras fizeram uma aliança tão “santa”, se logo depois deveriam rompê-la? Por que se reuniram com tanto estrondo, despertando a cólera do rei, para depois se dissolverem, covardes e traidores? Se os quinhentos que eram, grandes e pequenos senhores reunidos como irmãos, tivessem permanecido juntos, teriam nos salvado da fúria espanhola. Mas sacrificaram o bem da terra da Bélgica ao próprio interesse, como fizeram Egmont e Hornes.

— Ai! diziam eles, vede agora chegar Don Juan, o belo ambicioso, inimigo de Filipe, mas ainda maior inimigo de nossos países. Vem pelo papa e por si mesmo. A nobreza e o clero traem.

E começaram um simulacro de guerra. Nas paredes das ruas grandes e pequenas de Gante e de Bruxelas, e até nos mastros dos navios dos Mendigos, viram-se então afixados os nomes dos traidores, chefes de exército e comandantes de fortalezas: o do conde de Liedekerke, que não defendeu seu castelo contra Don Juan; o do preboste de Liège, que quis vender a cidade a Don Juan; os dos senhores de Aerschot, de Mansfeldt, de Berlaymont e de Rassenghien; os dos membros do Conselho de Estado; o de Georges de Lalaing, governador da Frísia; o do chefe militar senhor de Rossignol, emissário de Don Juan, intermediário do assassinato entre Filipe e Jaureguy, desajeitado assassino do príncipe de Orange; o nome do arcebispo de Cambrai, que quis fazer os espanhóis entrarem na cidade; os nomes dos jesuítas de Antuérpia, que ofereceram aos Estados três tonéis de ouro, isto é, dois milhões de florins, para que não demolissem o castelo e o conservassem para Don Juan; o do bispo de Liège; os dos pregadores romanos que difamavam os patriotas; o do bispo de Utrecht, a quem os burgueses mandaram pastar em outro lugar a erva da traição; os das ordens mendicantes, que intrigavam em Gante a favor de Don Juan. Os de Bois-le-Duc pregavam no pelourinho o nome do carmelita Pierre, que, auxiliado por seu bispo e pelo clero deste, se gabava de poder entregar a cidade a Don Juan.

Em Douai, contudo, não enforcaram em efígie o reitor da Universidade, igualmente espanholizado; mas, nos navios dos Mendigos, viam-se no peito de manequins suspensos pelo pescoço nomes de monges, abades e prelados, e os das mil e oitocentas mulheres e moças ricas do beguinato de Malines que, com seu dinheiro, sustentavam, douravam e emplumavam os carrascos da pátria.

E naqueles manequins, pelourinhos de traidores, liam-se os nomes do marquês de Harrault, comandante da fortaleza de Philippeville, que desperdiçara inutilmente as munições de guerra e os víveres para entregar, sob pretexto de falta de mantimentos, a praça ao inimigo; o de Belver, que rendeu Limbourg quando a cidade ainda podia resistir por oito meses; o do presidente do Conselho de Flandres; os dos magistrados de Bruges e de Malines, que guardavam suas cidades para Don Juan; os dos senhores da Câmara de Contas de Gueldre, fechada por motivo de traição; os dos membros do Conselho de Brabant, da chancelaria do ducado, do Conselho Privado e das Finanças; os do grande bailio e do burgomestre de Menin; e os dos perversos vizinhos de Artois, que deixaram passar sem obstáculo dois mil franceses em marcha para a pilhagem.

— Ai! diziam os burgueses uns aos outros, eis que o duque de Anjou pôs os pés em nossos países. Quer ser nosso rei. Vós o vistes entrar em Mons, pequeno, de quadris largos, nariz grosso, cara amarela e boca zombeteira? É um grande príncipe, amante de amores extraordinários. Chamam-no, para que haja em seu nome graça feminina e força viril, Monsenhor Senhor Sua Grande Alteza de Anjou.

Ulenspiegel estava pensativo. E cantou:

O céu está azul, claro o sol;

Cobri de crepe as bandeiras,

De crepe os punhos das espadas,

Escondei as joias;

Virai os espelhos para a parede:

Eu canto a canção da Morte,

A canção dos traidores.

Eles puseram o pé sobre o ventre

E sobre a garganta das altivas terras

De Brabant, Flandres, Hainaut,

Antuérpia, Artois, Luxemburgo.

Nobreza e clero são traidores;

A isca das recompensas os conduz.

Eu canto a canção dos traidores.

Quando por toda parte o inimigo pilha,

Quando o espanhol entra em Antuérpia,

Abades, prelados e chefes de exército

Passeiam pelas ruas da cidade,

Vestidos de seda, bordados de ouro,

A cara reluzente de bom vinho,

Exibindo assim sua infâmia.

E por obra deles a Inquisição

Despertará em grande triunfo,

E novamente os Ritelmans

Prenderão surdos-mudos

Por heresia.

Eu canto a canção dos traidores.

Signatários do Compromisso,

Covardes signatários,

Malditos sejam vossos nomes.

Onde estais na hora da guerra?

Caminhais como corvos

Atrás dos espanhóis.

Batei o tambor de luto.

País belga, o futuro

Te condenará porque,

Estando todo armado, te deixaste pilhar.

Futuro, não tenhas pressa;

Vê os traidores trabalhando:

São vinte, são mil,

Ocupando todos os cargos,

E os grandes os dão aos pequenos.

Eles se entenderam

Para entravar a resistência,

Pela divisão e pela preguiça,

Suas divisas de traição.

Cobri de crepe os espelhos

E os punhos das espadas.

Esta é a canção dos traidores.

Eles declaram rebeldes

Espanhóis e descontentes;

Proíbem que lhes deem auxílio

De pão e abrigo,

De chumbo ou de pólvora.

Se alguns são presos para serem enforcados,

Para serem enforcados,

Eles os soltam imediatamente.

De pé! dizem os de Bruxelas;

De pé! dizem os de Gante

E o povo belga;

Querem esmagar-vos, pobres homens,

Entre o rei

E o papa, que lança

A cruzada contra Flandres.

Eles vêm, os mercenários,

Ao cheiro do sangue;

Bandos de cães,

De serpentes e hienas.

Têm fome, têm sede.

Pobre terra dos pais,

Madura para a ruína e a morte.

Não é Don Juan

Quem mastiga o trabalho

Para Farnese, favorito do papa,

Mas aqueles que cumulaste

De ouro e distinções,

Que confessavam tuas mulheres,

Tuas filhas e teus filhos!

Eles te lançaram por terra

E o espanhol te põe

A faca na garganta.

Eles zombavam de ti

Enquanto festejavam em Bruxelas

A chegada do príncipe de Orange,

Quando se viram sobre o canal

Tantos fogos de artifício

Estourando de alegria,

Tantos barcos triunfais,

Pinturas e tapeçarias.

Ali se representava, país belga,

A história de José

Vendido por seus irmãos.

1/1
Menu

Fazer anotação