Ajuda Mútua: Entre os Animais V
Quando a primavera retorna à zona temperada, miríades de aves dispersas pelas regiões mais quentes do Sul reúnem-se em bandos incontáveis e, cheias de vigor e alegria, apressam-se para o Norte a fim de criar a prole. Cada sebe, cada bosque, cada penhasco marítimo, cada lago e cada pântano espalhado pela América do Norte, pela Europa setentrional e pela Ásia setentrional conta, nessa estação, o que a ajuda mútua significa para as aves, quanta força, energia e proteção ela confere a cada ser vivo, por mais frágil e indefeso que fosse isoladamente. Tomemos, por exemplo, um dos inúmeros lagos das estepes russas e siberianas. Suas margens são povoadas por miríades de aves aquáticas, pertencentes a pelo menos vinte espécies diferentes, todas vivendo em perfeita paz e todas protegendo umas às outras.
"Durante várias centenas de jardas a partir da margem, o ar fica cheio de gaivotas e andorinhas-do-mar, como flocos de neve num dia de inverno. Milhares de tarambolas e corredores-da-areia correm pela praia em busca de alimento, assobiando e simplesmente gozando a vida. Mais adiante, em quase cada onda, balança um pato, enquanto acima se percebem os bandos de patos casarca. A vida abundante fervilha por toda parte."(1)
E então aparecem os salteadores, os mais fortes, os mais astutos, aqueles "idealmente organizados para o roubo". Ouvem-se seus gritos famintos, coléricos e lúgubres enquanto, durante horas seguidas, vigiam a oportunidade de arrancar dessa massa de seres vivos um único indivíduo sem proteção. Tão logo se aproximam, sua presença é anunciada por dezenas de sentinelas voluntárias, e centenas de gaivotas e andorinhas-do-mar lançam-se à perseguição do invasor. Enlouquecido pela fome, o assaltante logo abandona suas precauções habituais e precipita-se de súbito sobre a massa viva. Atacado de todos os lados, é novamente obrigado a recuar. Por puro desespero, cai sobre os patos selvagens, e essas aves inteligentes e sociais juntam-se rapidamente em bando e fogem pelo ar se o assaltante é uma águia-marinha, mergulham no lago se é um falcão, ou levantam uma nuvem de borrifo e confundem o agressor se é um milhafre.(2) Enquanto a vida continua a multiplicar-se no lago, o salteador afasta-se com gritos de raiva e procura carniça, uma ave jovem ou um rato-do-campo ainda pouco habituado a obedecer a tempo aos avisos de seus companheiros. Diante de uma vida exuberante, o ladrão armado da forma mais perfeita precisa contentar-se com os restos dessa vida.
Mais ao norte, nos arquipélagos árticos, pode-se navegar ao longo da costa por muitas milhas e ver todas as saliências, todos os penhascos e recantos das encostas, até alturas de duzentos a quinhentos pés, literalmente cobertos de aves marinhas, cujos peitos brancos aparecem contra as rochas escuras como se estas tivessem sido salpicadas de perto com pontos de giz. O ar, perto e longe, fica praticamente cheio de aves.(3) Cada uma dessas "montanhas de aves" é uma ilustração viva da ajuda mútua e também da variedade quase infinita de caracteres individuais e específicos que resultam da vida social.
O ostraceiro é famoso por sua prontidão em atacar aves de rapina. O maçarico-de-cauda-barrada é conhecido pela vigilância e torna-se facilmente o guia de aves mais plácidas. O vira-pedras, quando cercado por companheiros de espécies mais enérgicas, é bastante tímido, e assume a guarda da segurança comum quando se encontra entre aves menores. Aqui estão os cisnes dominadores. Ali estão as gaivotas-tridáctilas, extremamente sociáveis, entre as quais as brigas são raras e breves, os airos polares de trato afetuoso, que acariciam uns aos outros continuamente, a gansa egoísta que rejeitou os órfãos de uma companheira morta e, ao lado dela, outra fêmea que adota órfãos de qualquer ninhada e segue cercada por cinquenta ou sessenta filhotes, conduzindo-os e cuidando deles como se todos fossem seus. Ao lado dos pinguins que roubam ovos uns dos outros, aparecem as tarambolas, cujas relações familiares são tão encantadoras e tocantes que até caçadores apaixonados recuam diante de uma fêmea cercada por seus pequenos. Há ainda os êideres, entre os quais, como entre patos-de-veludo ou coroyas das savanas, várias fêmeas chocam juntas no mesmo ninho, e os mergulhões que se revezam sobre uma postura comum. A natureza é variedade em si mesma, oferecendo todos os caracteres possíveis, dos mais baixos aos mais elevados. Por isso ela escapa às afirmações gerais, e convém ainda menos julgá-la pelo ponto de vista do moralista, pois as ideias do moralista são elas próprias resultado, em grande parte inconsciente, da observação da natureza.
Reunir-se no tempo da nidificação é tão comum entre a maior parte das aves que quase dispensaria novos exemplos. Nossas árvores são coroadas por grupos de ninhos de corvos, nossas sebes estão cheias de ninhos de aves menores, nossas casas rurais abrigam colônias de andorinhas, nossas torres antigas servem de refúgio a centenas de aves noturnas, e páginas poderiam ser preenchidas com descrições encantadoras da paz e da harmonia que predominam em quase todas essas associações de ninho. Quanto à proteção que as aves mais fracas obtêm de suas uniões, o fato salta aos olhos. O excelente observador dr. Coues viu, por exemplo, pequenas andorinhas-das-barreiras fazendo ninho nas vizinhanças imediatas do falcão-da-pradaria, Falco polyargus. O falcão tinha seu ninho no topo de um daqueles minaretes de argila tão comuns nos cânions do Colorado, enquanto uma colônia de andorinhas se instalava logo abaixo. As pequenas aves pacíficas viviam sem medo do vizinho rapace, e jamais permitiam que ele se aproximasse de sua colônia. Cercavam-no imediatamente e o perseguiam, até que fosse obrigado a afastar-se de uma vez.(4)
A vida em sociedade prossegue depois que termina a época dos ninhos e começa então sob nova forma. As ninhadas jovens agrupam-se em sociedades de filhotes, em geral compostas por várias espécies. A vida social é praticada nessa ocasião principalmente por si própria, em parte pela segurança e em parte maior pelo prazer que dela nasce. Em nossas florestas aparecem as sociedades formadas por jovens trepadeiras-azuis, Sitta caesia, junto de chapins, tentilhões, carriças, trepadeiras e alguns pica-paus.(5) Na Espanha, a andorinha é encontrada em companhia de peneireiros, papa-moscas e até pombos. No extremo Oeste da América, as jovens cotovias-de-chifres vivem em grandes sociedades com outra cotovia, a de Sprague, com a cotovia-comum, o pardal-da-savana e várias espécies de escrevedeiras e calcariídeos.(6) Seria muito mais fácil descrever as espécies que vivem isoladas do que simplesmente nomear aquelas que se unem às sociedades outonais de aves jovens. O motivo ali é o gosto pela vida comum, pelas brincadeiras e exercícios, depois de algumas horas dedicadas todos os dias à procura do alimento necessário.
Por fim, temos entre as aves aquela imensa demonstração de ajuda mútua que são suas migrações, assunto no qual Kropotkin declara poder tocar apenas de passagem. Basta lembrar que aves que viveram durante meses em pequenos bandos, espalhadas por vasto território, reúnem-se aos milhares. Durante vários dias seguidos, congregam-se num lugar determinado antes da partida e parecem discutir os detalhes da viagem. Algumas espécies entregam-se todas as tardes a voos preparatórios para a longa passagem. Todas aguardam as companheiras retardatárias e finalmente partem numa direção escolhida com segurança, fruto da experiência coletiva acumulada, com as mais fortes à frente do bando e revezando-se nessa tarefa difícil. Cruzam os mares em grandes grupos formados por aves grandes e pequenas, e, quando retornam na primavera seguinte, dirigem-se ao mesmo lugar. Na maioria dos casos, cada uma toma posse do mesmo ninho que havia construído ou reparado no ano anterior.(7)
O tema é tão vasto e tão imperfeitamente estudado, oferece tantas ilustrações marcantes de hábitos de ajuda mútua ligados ao fato principal da migração, e cada uma delas exigiria um estudo especial, que Kropotkin se limita a algumas indicações. Ele lembra as reuniões numerosas e animadas de aves que ocorrem sempre no mesmo ponto antes das longas jornadas para o Norte ou para o Sul, tal como as que se veem no Norte depois que elas chegam aos lugares de reprodução no Ienissei ou nos condados setentrionais da Inglaterra. Durante muitos dias seguidos, às vezes por um mês, reúnem-se todas as manhãs por uma hora antes de sair em busca de alimento, talvez decidindo o lugar onde construirão os ninhos.(8) Se, durante a migração, suas colunas são alcançadas por uma tempestade, aves das espécies mais diversas são reunidas pela desventura comum. As aves que não são propriamente migratórias, e se movem lentamente para o Norte ou para o Sul conforme as estações, realizam também essas peregrinações em bandos. Longe de migrarem isoladas para assegurar a cada indivíduo separado as vantagens de melhor alimento ou abrigo encontrado em outra região, elas sempre se esperam, juntam-se em bandos e seguem de acordo com a estação.(9)