Ajuda Mútua: Entre os Animais VII
É sobretudo entre os roedores, os ungulados e os ruminantes que encontramos uma prática muito desenvolvida de ajuda mútua. Os esquilos são individualistas em grande medida. Cada um constrói seu próprio ninho confortável e acumula sua própria provisão. Suas inclinações voltam-se para a vida familiar, e Brehm verificou que uma família de esquilos nunca se mostra tão feliz quanto quando as duas ninhadas do mesmo ano podem juntar-se aos pais em algum canto remoto da floresta. Mesmo nessas condições, mantêm relações sociais. Os habitantes de ninhos separados permanecem em contato estreito e, quando as pinhas tornam-se raras na floresta que ocupam, emigram em bandos. Quanto aos esquilos negros do extremo Oeste, são eminentemente sociáveis. À parte as poucas horas dedicadas diariamente à busca de alimento, passam a vida brincando em numerosos grupos. Quando se multiplicam depressa demais numa região, reúnem-se em bandos quase tão numerosos quanto os de gafanhotos e movem-se para o Sul, devastando florestas, campos e jardins, enquanto raposas, doninhas-fedorentas, falcões e aves de rapina noturnas seguem suas colunas densas e vivem dos indivíduos que ficam para trás.
O esquilo-terrestre, gênero muito próximo, é ainda mais sociável. Gosta de acumular reservas e guarda em suas salas subterrâneas grandes quantidades de raízes comestíveis e nozes, geralmente saqueadas pelo homem no outono. Segundo alguns observadores, deve conhecer algo das alegrias do avarento. Mesmo isolado, permanece sociável. Vive sempre em grandes aldeias, e Audubon, ao abrir no inverno algumas moradias do hackee, encontrou vários indivíduos no mesmo compartimento, o que indica provisões reunidas por esforços comuns. A grande tribo das marmotas, que inclui os três grandes gêneros Arctomys, Cynomys e Spermophilus, é ainda mais sociável e mais inteligente. Também preferem que cada indivíduo tenha sua própria morada, embora vivam em grandes aldeias. O terrível inimigo das colheitas do sul da Rússia, o souslik, do qual cerca de dez milhões são exterminados todos os anos apenas pelo homem, vive em colônias incontáveis. Enquanto as assembleias provinciais russas discutem gravemente os meios de livrar-se desse inimigo da sociedade, ele goza a vida aos milhares da maneira mais alegre.
As brincadeiras dessas marmotas são tão encantadoras que nenhum observador conseguiu abster-se de prestar-lhes tributo de admiração, mencionando os concertos melodiosos formados pelos assobios agudos dos machos e pelos assobios melancólicos das fêmeas. Depois, ao retornar subitamente aos deveres de cidadão, o mesmo observador começa a inventar os meios mais diabólicos para o extermínio dos pequenos ladrões. Todas as aves rapaces e todos os animais de presa mostraram-se impotentes, e a última palavra da ciência nessa guerra foi a inoculação da cólera. As aldeias dos cães-da-pradaria da América estão entre os espetáculos mais belos. Até onde a vista alcança a pradaria, veem-se montículos de terra, e sobre cada um deles fica um cão-da-pradaria, entregue a uma conversa animada com os vizinhos por meio de latidos curtos. Logo que a aproximação do homem é anunciada, todos mergulham num instante em suas moradas e desaparecem como por encanto. Quando o perigo passa, as pequenas criaturas logo reaparecem. Famílias inteiras saem de suas galerias e entregam-se ao jogo. Os jovens arranham-se, provocam-se e mostram sua graça quando ficam em pé, enquanto os velhos mantêm guarda.
Eles visitam uns aos outros, e as trilhas batidas que ligam todos os seus montículos testemunham a frequência das visitas. Em suma, os melhores naturalistas escreveram algumas de suas melhores páginas ao descrever as associações dos cães-da-pradaria da América, das marmotas do Velho Mundo e das marmotas polares das regiões alpinas. Mesmo nesse caso, Kropotkin faz a respeito das marmotas a mesma observação que fizera ao falar das abelhas. Elas conservaram seus instintos de luta, e tais instintos reaparecem em cativeiro. Em suas grandes associações, diante da natureza livre, os instintos pouco sociáveis encontram escassa oportunidade de desenvolver-se, e o resultado geral é paz e harmonia. Mesmo animais ásperos como os ratos, que brigam continuamente em nossos porões, são inteligentes o bastante para evitar disputas quando saqueiam nossas despensas, ajudando uns aos outros nas expedições de pilhagem e nas migrações, e chegando até a alimentar seus inválidos.
Quanto aos ratos-castores ou ratos-almiscarados do Canadá, são extremamente sociáveis. Audubon admirava "suas comunidades pacíficas, que só precisam ser deixadas em paz para gozar a felicidade". Como todos os animais sociáveis, são vivos e brincalhões, combinam-se facilmente com outras espécies e alcançaram grau muito elevado de desenvolvimento intelectual. Em suas aldeias, sempre dispostas nas margens de lagos e rios, levam em conta as mudanças do nível da água. Suas casas em forma de cúpula, construídas de argila batida misturada com juncos, têm cantos separados para resíduos orgânicos, e suas salas são bem forradas no inverno. São quentes e, ao mesmo tempo, bem ventiladas. Quanto aos castores, dotados, como se sabe, de caráter bastante simpático, suas barragens e aldeias admiráveis, nas quais gerações vivem e morrem tendo por inimigos apenas a lontra e o homem, ilustram de modo extraordinário o que a ajuda mútua pode realizar para a segurança da espécie, para o desenvolvimento dos hábitos sociais e para a evolução da inteligência. Basta notar que, entre os castores, os ratos-almiscarados e alguns outros roedores, encontramos já o traço que também distinguirá as comunidades humanas: o trabalho em comum.
Kropotkin passa rapidamente pelas duas grandes famílias que incluem a jerboa, a chinchila, a viscacha e o tushkan, ou lebre subterrânea do sul da Rússia, embora todos esses pequenos roedores pudessem servir como excelentes ilustrações dos prazeres que os animais extraem da vida social.(15) Precisamente os prazeres, pois é extremamente difícil dizer o que reúne os animais, se as necessidades de proteção mútua ou o simples prazer de sentir-se cercado por seus congêneres. De qualquer modo, nossas lebres comuns vivem sem sociedades permanentes e sem sentimentos parentais muito intensos, embora ainda precisem reunir-se para brincar. Dietrich de Winckell, considerado um dos melhores conhecedores dos hábitos das lebres, descreve-as como jogadoras apaixonadas, tão intoxicadas pela brincadeira que já se viu uma lebre tomar uma raposa que se aproximava por companheira de jogo.(16) O coelho, por sua vez, vive em sociedades, e sua vida familiar é inteiramente construída à imagem da antiga família patriarcal, com os jovens mantidos em obediência absoluta ao pai e até ao avô.(17) Temos aqui o exemplo de duas espécies muito próximas que dificilmente se suportam. A explicação comum, baseada no alimento quase igual, pouco satisfaz. O motivo mais provável está na diferença de temperamento: a lebre apaixonada e eminentemente individualista dificilmente faz amizade com essa criatura plácida, calma e submissa que é o coelho.