Ajuda Mútua: Entre os Povos Bárbaros IX Ajuda Mútua: Um Fator de Evolução: Tradução Literunico · Capítulo 41 de 86
Obra Menu

Ajuda Mútua: Entre os Povos Bárbaros IX

Os ramos da África oferecem variedade tão imensa de sociedades extremamente interessantes, situadas em todos os estágios intermediários entre a primeira comunidade aldeã e as monarquias bárbaras despóticas, que devo abandonar a ideia de apresentar aqui até mesmo os principais resultados de um estudo comparativo de suas instituições. Basta dizer que, mesmo sob o despotismo mais horrível dos reis, as assembleias populares das comunidades aldeãs e seu direito costumeiro permanecem soberanos num amplo círculo de assuntos. A lei do Estado permite ao rei tirar a vida de qualquer pessoa por simples capricho, ou mesmo apenas para satisfazer sua gula. O direito costumeiro do povo continua a manter a mesma rede de instituições de apoio mútuo existente entre outros povos bárbaros ou já existente entre nossos antepassados. E, entre alguns ramos mais favorecidos, em Bornu, Uganda, Abissínia e especialmente entre os bogos, certas disposições do direito costumeiro são inspiradas por sentimentos realmente graciosos e delicados.

As comunidades aldeãs dos nativos das duas Américas têm o mesmo caráter. Os tupis do Brasil foram encontrados vivendo em casas longas ocupadas por clãs inteiros que costumavam cultivar em comum seus campos de milho e mandioca. Os arani, muito mais avançados em civilização, costumavam cultivar seus campos em comum. O mesmo ocorria com os oucagas, que haviam aprendido, sob seu sistema de comunismo primitivo e casas longas, a construir boas estradas e a desenvolver variedade de indústrias domésticas, não inferiores às dos primeiros tempos medievais na Europa. Todos eles também viviam sob o mesmo direito costumeiro do qual demos exemplos nas páginas precedentes. Na outra extremidade do mundo encontramos o feudalismo malaio, e esse feudalismo foi impotente para arrancar a negaria, ou comunidade aldeã, com sua posse comum de pelo menos parte da terra e a redistribuição da terra entre as várias negarias da tribo.

Entre os alfuros de Minahasa encontramos a rotação comunal das colheitas. Entre o ramo indígena dos wyandots temos a redistribuição periódica da terra dentro da tribo e o cultivo clânico do solo. Em todas as partes de Sumatra nas quais as instituições muçulmanas ainda não destruíram totalmente a antiga organização, encontramos a família conjunta, suka, e a comunidade aldeã, kota, que mantém seu direito sobre a terra, mesmo se parte dela foi aberta sem sua autorização. Dizer isso é dizer que todos os costumes de proteção mútua e prevenção de inimizades de sangue e guerras, indicados brevemente nas páginas anteriores como característicos da comunidade aldeã, também existem ali. Mais que isso: quanto mais plenamente a posse comunal da terra foi mantida, melhores e mais brandos são os hábitos. De Stuers afirma positivamente que, onde a instituição da comunidade aldeã sofreu menor invasão dos conquistadores, as desigualdades de fortuna são menores, e as próprias prescrições da lex talionis são menos cruéis. Por outro lado, onde a comunidade aldeã foi totalmente rompida, os habitantes sofrem a opressão mais insuportável de seus governantes despóticos.

Isso é bastante natural. E quando Waitz observou que os ramos que mantiveram suas confederações tribais situam-se num nível mais alto de desenvolvimento e possuem literatura mais rica que os ramos que perderam os antigos vínculos de união, ele apenas apontou aquilo que poderia ter sido previsto de antemão. Mais ilustrações simplesmente me levariam a repetições cansativas, tão impressionantemente semelhantes são as sociedades bárbaras sob todos os climas e no meio de todas as raças. O mesmo processo de evolução ocorreu na humanidade com admirável semelhança. Quando a organização clânica, assaltada de dentro pela família separada e de fora pelo desmembramento dos clãs migrantes e pela necessidade de acolher estranhos de descendência diferente, perdeu a antiga suficiência, a comunidade aldeã, baseada numa concepção territorial, veio à existência.

Essa nova instituição, que naturalmente nascera da precedente, o clã, permitiu aos povos bárbaros passar por um período extremamente perturbado da história sem se romperem em famílias isoladas, que teriam sucumbido na luta pela vida. Novas formas de cultura desenvolveram-se sob a nova organização. A agricultura atingiu o estágio que, para a grande quantidade, mal foi superado até agora. As indústrias domésticas alcançaram alto grau de perfeição. A natureza agreste foi conquistada, cortada por estradas, pontilhada por grupos saídos das comunidades-mães. Mercados, centros fortificados e lugares de culto público foram erguidos. As concepções de uma união mais ampla, estendida a ramos inteiros e a vários ramos de origem diversa, foram lentamente elaboradas.

As antigas concepções de justiça, que eram concepções de mera vingança, sofreram lentamente uma profunda modificação, e a ideia de reparação pelo dano causado tomou o lugar da vingança. O direito costumeiro, que ainda constitui a lei da vida diária para dois terços ou mais da humanidade, foi elaborado sob essa organização, juntamente com um sistema de hábitos destinado a prevenir a opressão das massas pelas minorias, cujos poderes cresciam em proporção às facilidades crescentes de acumulação privada de riqueza. Essa foi a nova forma assumida pelas tendências das massas ao apoio mútuo. E o progresso material, intelectual e moral que a humanidade realizou sob essa nova forma popular de organização foi tão grande que os Estados, quando mais tarde foram chamados à existência, simplesmente tomaram posse, no interesse das minorias, de todas as funções judiciais, produtivas e administrativas que a comunidade aldeã já exercera no interesse de todos.

1/1
Menu

Fazer anotação