Ajuda Mútua: Entre os Povos Bárbaros I Ajuda Mútua: Um Fator de Evolução: Tradução Literunico · Capítulo 33 de 86
Obra Menu

Ajuda Mútua: Entre os Povos Bárbaros I

O capítulo trata das grandes migrações, da necessidade de uma nova organização, da comunidade aldeã, do trabalho comum, do procedimento judicial, do direito entre tribos e de exemplos retirados da vida de povos contemporâneos, como buriates, cabilas, montanheses do Cáucaso e povos africanos. Esse quadro inicial mostra como antigas instituições de parentesco tiveram de adaptar-se às novas condições materiais.

O estudo da humanidade primitiva deixa uma impressão profunda da sociabilidade que ela revelou desde seus primeiros passos na vida. Vestígios de sociedades humanas aparecem tanto nos restos da mais antiga idade da pedra quanto nos da idade da pedra posterior, e, quando passamos a observar povos primitivos cujos modos de existência ainda conservam formas próximas às do homem neolítico, encontramos grupos fortemente ligados por uma organização clânica de enorme antiguidade, capaz de reunir forças individuais frágeis, permitir uma vida em comum e sustentar o progresso. O homem também se submete ao grande princípio da ajuda mútua, que oferece as melhores possibilidades de sobrevivência àqueles que melhor se apoiam uns aos outros na luta pela vida. Foi a essa conclusão que chegaram os capítulos anteriores.

Ao alcançar um estágio mais elevado de civilização e consultar uma história que já tem algo a dizer sobre esse período, o leitor se vê perturbado pelas lutas e pelos conflitos que ela revela. Os antigos vínculos parecem rompidos por completo. Ramos humanos combatem ramos humanos, tribos combatem tribos, indivíduos combatem indivíduos, e, dessa disputa confusa de forças hostis, a humanidade aparece dividida em castas, submetida a déspotas, separada em Estados sempre prontos para guerrear uns contra os outros. Com essa história nas mãos, o filósofo pessimista conclui em tom de triunfo que a guerra e a opressão pertencem à própria essência da natureza humana, e que os instintos guerreiros e predatórios do homem só poderiam ser contidos dentro de certos limites por uma autoridade forte, capaz de impor a paz e abrir aos poucos e aos mais nobres a oportunidade de preparar, em tempos futuros, uma vida melhor para a humanidade.

Quando a vida cotidiana do homem no período histórico é submetida a uma análise mais atenta, como tem sido feito ultimamente por muitos estudiosos pacientes das instituições antigas, ela se apresenta sob aspecto bastante diferente. Deixando de lado as ideias preconcebidas da maioria dos historiadores e sua preferência declarada pelos aspectos dramáticos da história, percebemos que os próprios documentos que eles costumam consultar exageram a parte da vida humana entregue às lutas e diminuem seus estados pacíficos. Os dias claros e serenos desaparecem em meio aos temporais. Mesmo em nosso tempo, os registros pesados que preparamos para o historiador futuro, na imprensa, nos tribunais, nos escritórios do governo e até na ficção e na poesia, sofrem da mesma parcialidade. Eles transmitem à posteridade descrições minuciosas de cada guerra, cada batalha e escaramuça, cada disputa e ato de violência, cada forma de sofrimento individual, enquanto quase não conservam traço dos incontáveis atos de apoio mútuo e dedicação que cada um de nós conhece pela própria experiência. Quase não tomam nota daquilo que forma a substância de nossa vida diária, nossos instintos sociais e nossos costumes.

Por isso, não surpreende que os registros do passado sejam tão imperfeitos. Os antigos cronistas anotavam com zelo as pequenas guerras e calamidades que afligiam seus contemporâneos, sem dar atenção à vida das massas, embora fossem sobretudo as massas que trabalhavam pacificamente enquanto poucos se entregavam à luta. Os poemas épicos, as inscrições em monumentos e os tratados de paz, quase todos os documentos históricos possuem o mesmo caráter, pois tratam das rupturas da paz e deixam a própria paz fora do registro. O historiador mais bem intencionado acaba desenhando, sem perceber, uma imagem deformada dos tempos que procura descrever. Para restaurar a proporção real entre conflito e união, somos hoje obrigados a entrar numa análise minuciosa de milhares de pequenos fatos e indícios tênues, preservados por acaso nos restos do passado, interpretando-os com auxílio da etnologia comparada e, depois de ouvir tanto sobre aquilo que separava os homens, reconstruindo passo a passo as instituições que os uniam.

Em pouco tempo, a história terá de ser reescrita segundo linhas novas, capazes de levar em conta essas duas correntes da vida humana e de apreciar a parte desempenhada por cada uma delas na evolução. Nesse intervalo, convém aproveitar o imenso trabalho preparatório feito recentemente para restaurar os traços principais da segunda corrente, tão negligenciada. Dos períodos mais conhecidos da história, algumas ilustrações da vida das massas bastam para indicar a parte desempenhada pelo apoio mútuo nesses períodos. Isso permite dispensar, por brevidade, o recuo até a Antiguidade egípcia, ou mesmo grega e romana. A evolução da humanidade não teve o caráter de uma série única e ininterrupta. Muitas vezes a civilização chegou ao fim em certa região, com certa raça, e recomeçou em outro lugar, entre outras raças. Em cada novo começo, ela reapareceu com as mesmas instituições clânicas que observamos entre os povos primitivos. Se tomarmos, portanto, o último começo de nossa própria civilização, quando ela renasceu nos primeiros séculos de nossa era entre aqueles que os romanos chamavam de bárbaros, teremos toda a escala da evolução, iniciada nas gentes e conduzida até as instituições de nosso tempo. A essas ilustrações serão dedicadas as páginas seguintes.

Os homens de ciência ainda não chegaram a acordo sobre as causas que, há cerca de dois mil anos, empurraram nações inteiras da Ásia para a Europa e produziram as grandes migrações de povos bárbaros que puseram fim ao Império Romano do Ocidente. Uma causa se impõe naturalmente ao geógrafo quando ele contempla as ruínas de cidades populosas nos desertos da Ásia Central, ou acompanha os antigos leitos de rios hoje desaparecidos e os contornos largos de lagos agora reduzidos a simples poças. É o ressecamento, bastante recente, que continua ainda numa velocidade que antes não estávamos preparados para admitir. Contra ele o homem era impotente. Quando os habitantes do noroeste da Mongólia e do Turquestão Oriental viram que a água os abandonava, só lhes restava descer pelos amplos vales que levavam às terras baixas e empurrar para o oeste os habitantes das planícies. Ramo após ramo foi lançado para dentro da Europa, obrigando outros ramos a mover-se e mover-se de novo, durante séculos sucessivos, para oeste e para leste, em busca de moradas novas e mais ou menos permanentes. Raças se misturavam com raças durante essas migrações, aborígenes com imigrantes, arianos com uralo-altaicos, e não haveria motivo de espanto se as instituições sociais que os haviam mantido unidos em suas terras de origem tivessem desaparecido durante a estratificação de raças ocorrida na Europa e na Ásia. Elas não desapareceram. Sofreram apenas a modificação exigida pelas novas condições de vida.

1/1
Menu

Fazer anotação