Ajuda Mútua: Na Cidade Medieval III Ajuda Mútua: Um Fator de Evolução: Tradução Literunico · Capítulo 45 de 86
Obra Menu

Ajuda Mútua: Na Cidade Medieval III

Num tempo em que os últimos vestígios da liberdade bárbara pareciam desaparecer, e a Europa, caída sob o domínio de milhares de pequenos governantes, marchava para a constituição de teocracias e Estados despóticos semelhantes aos que haviam seguido o estágio bárbaro em começos anteriores de civilização, ou para monarquias bárbaras como as existentes hoje na África, a vida europeia tomou outra direção. Seguiu linhas parecidas com aquelas que havia tomado, em outro tempo, nas cidades da Grécia antiga. Com uma unanimidade que parece quase incompreensível, e que por longo tempo não foi entendida pelos historiadores, as aglomerações urbanas, até os menores burgos, começaram a sacudir o jugo de seus senhores mundanos e clericais. A aldeia fortificada ergueu-se contra o castelo do senhor, primeiro o desafiou, depois o atacou e por fim o destruiu.

O movimento espalhou-se de lugar em lugar, envolvendo todas as cidades da superfície da Europa, e em menos de cem anos cidades livres haviam sido chamadas à existência nas costas do Mediterrâneo, do mar do Norte, do Báltico e do oceano Atlântico, até os fiordes da Escandinávia. Surgiram ao pé dos Apeninos, dos Alpes, da Floresta Negra, dos Grampianos e dos Cárpatos, nas planícies da Rússia, da Hungria, da França e da Espanha. Por toda parte ocorreu a mesma revolta, com as mesmas características, passando pelas mesmas fases e levando aos mesmos resultados. Onde quer que os homens tivessem encontrado, ou esperassem encontrar, alguma proteção atrás dos muros de sua cidade, instituíam suas conjurações, fraternidades e amizades, unidas por uma ideia comum, marchando ousadamente para uma nova vida de apoio mútuo e liberdade.

E tiveram êxito tão grande que, em três ou quatrocentos anos, haviam mudado a própria face da Europa. Cobriram o país de edifícios belos e suntuosos, expressão do gênio de uniões livres de homens livres, jamais igualados desde então por sua beleza e expressividade. Legaram às gerações seguintes todas as artes e todas as indústrias das quais nossa civilização presente, com todas as suas realizações e promessas para o futuro, é apenas desenvolvimento posterior. Quando hoje olhamos para as forças que produziram esses grandes resultados, nós as encontramos na mesma corrente de ajuda e apoio mútuos que vimos agir na comunidade aldeã, vivificada e reforçada na Idade Média por uma nova forma de união, inspirada pelo mesmo espírito e modelada de outro modo: as guildas.

Sabe-se hoje muito bem que o feudalismo não implicou dissolução da comunidade aldeã. Embora o senhor tivesse conseguido impor trabalho servil aos camponeses e tivesse apropriado para si direitos antes pertencentes apenas à comunidade aldeã, como impostos, mão-morta e deveres sobre heranças e casamentos, os camponeses mantiveram os dois direitos fundamentais de suas comunidades: a posse comum da terra e a jurisdição própria. Em tempos antigos, quando um rei enviava seu vogt a uma aldeia, os camponeses o recebiam com flores numa mão e armas na outra, perguntando-lhe que lei pretendia aplicar, a lei que encontrava na aldeia ou a lei que trazia consigo. No primeiro caso, entregavam-lhe as flores e o aceitavam. No segundo, lutavam contra ele.

Agora aceitavam o oficial do rei ou do senhor, que não podiam recusar, conservando a jurisdição da assembleia popular. Nomeavam eles mesmos seis, sete ou doze juízes, que atuavam com o juiz do senhor, na presença da assembleia, como árbitros e descobridores da sentença. Na maioria dos casos, ao oficial restava apenas confirmar a sentença e recolher o fred costumeiro. Esse precioso direito de jurisdição própria, que naquele tempo significava administração própria e legislação própria, foi mantido através de todas as lutas. Nem mesmo os juristas que cercavam Carlos Magno puderam aboli-lo. Foram obrigados a confirmá-lo. Ao mesmo tempo, em todos os assuntos relativos ao domínio da comunidade, a assembleia popular conservava sua supremacia e, como mostrou Maurer, muitas vezes exigia submissão do próprio senhor em questões de posse da terra.

Nenhum crescimento do feudalismo pôde romper essa resistência. A comunidade aldeã manteve sua posição, e, quando, nos séculos IX e X, as invasões dos normandos, dos árabes e dos ugrianos demonstraram que as scholae militares tinham pouco valor para proteger a terra, começou por toda a Europa um movimento geral para fortificar as aldeias com muralhas de pedra e cidadelas. Milhares de centros fortificados foram então construídos pelas energias das comunidades aldeãs. Uma vez erguidos os muros, uma vez criado um interesse comum nesse novo santuário, as muralhas da cidade, as comunidades logo compreenderam que podiam dali em diante resistir tanto às invasões dos inimigos externos quanto às usurpações dos inimigos internos, os senhores. Uma nova vida de liberdade começou a desenvolver-se dentro dos recintos fortificados. Nascia a cidade medieval.

Nenhum período da história poderia ilustrar melhor os poderes construtivos das massas populares que os séculos X e XI, quando as aldeias fortificadas e os mercados, tantas vezes oásis em meio à floresta feudal, começaram a libertar-se do jugo de seus senhores e a elaborar lentamente a futura organização urbana. Infelizmente, esse é um período sobre o qual a informação histórica é particularmente escassa. Conhecemos os resultados, embora pouco nos tenha chegado sobre os meios pelos quais foram alcançados. Sob a proteção de seus muros, as assembleias populares das cidades, completamente independentes ou conduzidas pelas principais famílias nobres ou mercantis, conquistaram e mantiveram o direito de eleger o defensor militar e juiz supremo da cidade, ou pelo menos de escolher entre os que pretendiam ocupar essa posição.

Na Itália, as comunas jovens enviavam continuamente embora seus defensores ou domini, lutando contra aqueles que recusavam partir. O mesmo ocorria no Oriente. Na Boêmia, ricos e pobres, Bohemicae gentis magni et parvi, nobiles et ignobiles, participavam igualmente da eleição. Enquanto isso, os vyeches, ou assembleias populares das cidades russas, elegiam regularmente seus duques, sempre da mesma família Rurik, pactuavam com eles e mandavam embora o knyaz se ele provocasse descontentamento. Ao mesmo tempo, na maioria das cidades da Europa Ocidental e Meridional, havia tendência a tomar como defensor um bispo que a própria cidade havia eleito. Tantos bispos tomaram a frente na proteção das imunidades das cidades e na defesa de suas liberdades que muitos deles, depois da morte, foram considerados santos e patronos especiais de diferentes cidades.

São Uthelred de Winchester, são Ulrik de Augsburg, são Wolfgang de Ratisbona, são Heribert de Colônia, são Adalbert de Praga e outros, e também muitos abades e monges, tornaram-se santos urbanos por terem agido em defesa dos direitos populares. Sob os novos defensores, laicos ou clericais, os cidadãos conquistaram jurisdição própria e administração própria completas para suas assembleias populares. Todo o processo de libertação avançou por uma série de atos quase imperceptíveis de devoção à causa comum, realizados por homens vindos das massas, heróis desconhecidos cujos próprios nomes não foram preservados pela história. O maravilhoso movimento da paz de Deus, treuga Dei, pelo qual as massas populares procuraram pôr limite às inimizades familiares sem fim das famílias nobres, nasceu nas cidades jovens, com bispos e cidadãos tentando estender aos nobres a paz que haviam estabelecido dentro de suas muralhas.

Já naquele período, as cidades comerciais da Itália, e especialmente Amalfi, que tinha cônsules eleitos desde 844 e frequentemente trocava seus doges no século X, elaboraram o direito costumeiro marítimo e comercial que mais tarde se tornou modelo para toda a Europa. Ravena elaborou sua organização artesanal, e Milão, que havia feito sua primeira revolução em 980, tornou-se grande centro de comércio, com ofícios que desfrutavam plena independência desde o século XI. O mesmo ocorreu em Bruges e Gante, e também em várias cidades da França nas quais o Mahl ou fórum havia-se tornado instituição inteiramente independente. Já durante esse período começou o trabalho de decoração artística das cidades por obras de arquitetura que ainda admiramos e que testemunham em voz alta o movimento intelectual dos tempos. As basílicas foram então renovadas em quase todo o universo, escreveu Raoul Glaber em sua crônica. Alguns dos mais belos monumentos da arquitetura medieval datam desse período: a maravilhosa antiga igreja de Bremen foi construída no século IX, São Marcos de Veneza foi concluída em 1071, e a bela cúpula de Pisa em 1063. O movimento intelectual descrito como Renascimento do século XII e o racionalismo do século XII, precursor da Reforma, datam desse período em que a maioria das cidades ainda era simples aglomeração de pequenas comunidades aldeãs cercadas por muros.

1/1
Menu

Fazer anotação