A colcha Moby Dick - Tradução Literunico · Capítulo 4 de 136
Obra Menu

A colcha

Ao despertar na manhã seguinte, por volta da aurora, encontrei o braço de Queequeg lançado sobre mim da maneira mais amorosa e afetuosa. Quase se pensaria que eu fora sua esposa. A colcha era de retalhos, cheia de pequenos quadrados e triângulos esquisitos, de cores variadas; e aquele braço dele, todo tatuado com uma figura de interminável labirinto cretense, em que duas partes não tinham jamais a mesma tonalidade precisa - devido, suponho, ao fato de ele manter o braço no mar, sem método, ora ao sol, ora à sombra, com as mangas da camisa arregaçadas irregularmente em diferentes ocasiões -, esse mesmo braço dele, digo, parecia por todo o mundo uma tira daquela mesma colcha de retalhos. De fato, em parte deitado sobre ela como estava o braço quando despertei pela primeira vez, eu mal podia distingui-lo da colcha, tão misturadas estavam suas cores; e foi apenas pela sensação de peso e pressão que pude perceber que Queequeg me abraçava.

Minhas sensações eram estranhas. Deixai-me tentar explicá-las. Quando eu era criança, lembro-me bem de uma circunstância um tanto semelhante que me aconteceu; se foi realidade ou sonho, nunca consegui decidir inteiramente. A circunstância foi esta. Eu andara aprontando alguma travessura - creio que tentava subir pela chaminé, como vira um pequeno limpador fazer alguns dias antes; e minha madrasta, que, de um modo ou de outro, estava o tempo todo me dando surras ou me mandando para a cama sem ceia - minha mãe me arrastou pelas pernas para fora da chaminé e me despachou para a cama, embora fossem apenas duas horas da tarde de 21 de junho, o dia mais longo do ano em nosso hemisfério. Senti-me horrivelmente. Mas não havia remédio; então subi para meu quartinho no terceiro andar, despi-me tão devagar quanto possível para matar o tempo e, com um suspiro amargo, meti-me entre os lençóis.

Fiquei ali deitado, calculando sombriamente que dezesseis horas inteiras teriam de transcorrer antes que eu pudesse esperar por uma ressurreição. Dezesseis horas na cama! Só de pensar, doía-me a base das costas. E havia tanta luz, também; o sol brilhando pela janela, um grande rumor de carruagens nas ruas, e o som de vozes alegres por toda a casa. Eu me sentia cada vez pior - até que por fim me levantei, vesti-me e, descendo suavemente com os pés de meia, procurei minha madrasta e de repente me atirei a seus pés, suplicando-lhe como favor particular que me desse uma boa chinelada por meu mau comportamento; qualquer coisa, na verdade, menos condenar-me a ficar deitado por um período tão insuportável. Mas ela era a melhor e mais conscienciosa das madrastas, e tive de voltar para meu quarto. Por várias horas fiquei ali deitado, bem acordado, sentindo-me muito pior do que jamais me senti desde então, mesmo diante das maiores desgraças posteriores. Por fim devo ter caído num cochilo de pesadelo perturbado; e, despertando lentamente dele - meio embebido em sonhos -, abri os olhos, e o quarto antes ensolarado estava agora envolto em trevas exteriores. Imediatamente senti um choque correr por todo o meu corpo; nada se via, e nada se ouvia; mas uma mão sobrenatural parecia pousada na minha. Meu braço pendia sobre a colcha, e a forma ou fantasma sem nome, inimaginável e silencioso a que pertencia aquela mão parecia sentada bem junto à minha cabeceira. Por aquilo que me pareceram eras empilhadas sobre eras, permaneci ali deitado, congelado pelos medos mais terríveis, sem ousar retirar minha mão; sempre pensando, contudo, que se eu pudesse movê-la uma única polegada, o horrível encanto se quebraria. Não sei como essa consciência por fim deslizou para longe de mim; mas, ao acordar de manhã, recordei tudo com arrepios, e por dias, semanas e meses depois perdi-me em tentativas confusas de explicar o mistério. Não, até esta mesma hora, muitas vezes ainda me embaraço com ele.

Agora, retirai o medo terrível, e minhas sensações ao sentir a mão sobrenatural na minha eram muito semelhantes, em sua estranheza, àquelas que experimentei ao despertar e ver o braço pagão de Queequeg lançado ao meu redor. Mas, por fim, todos os acontecimentos da noite anterior voltaram sobriamente, um a um, em realidade fixa, e então fiquei deitado apenas consciente do embaraço cômico. Pois, embora tentasse mover seu braço - destrancar seu abraço de noivo -, ele, dormindo como estava, continuava a me apertar firmemente, como se nada além da morte devesse separar-nos. Esforcei-me então para despertá-lo: "Queequeg!" Mas sua única resposta foi um ronco. Rolei então para o lado, sentindo o pescoço como se estivesse dentro de uma coleira de cavalo; e de repente senti um leve arranhão. Afastando a colcha, lá estava o tomahawk dormindo ao lado do selvagem, como se fosse um bebê de rosto de machadinha. Bela situação, de fato, pensei: deitado aqui numa casa estranha, em pleno dia, com um canibal e um tomahawk! "Queequeg! Pelo amor de Deus, Queequeg, acorde!" Por fim, à força de muitos contorcimentos e de protestos altos e incessantes sobre a inconveniência de ele abraçar um companheiro macho naquele estilo matrimonial, consegui arrancar-lhe um grunhido; e logo ele recolheu o braço, sacudiu-se inteiro como um cão da Terra Nova recém-saído da água, e sentou-se na cama, rígido como uma lança, olhando para mim e esfregando os olhos como se não lembrasse inteiramente como eu fora parar ali, embora uma consciência vaga de saber algo a meu respeito parecesse despontar lentamente nele. Enquanto isso, eu permanecia deitado, observando-o em silêncio, sem apreensões sérias agora, decidido a examinar de perto uma criatura tão curiosa. Quando, enfim, sua mente pareceu formada quanto ao caráter de seu companheiro de cama, e ele se reconciliou, por assim dizer, com o fato, saltou para o chão e, por certos sinais e sons, deu-me a entender que, se me agradasse, ele se vestiria primeiro e depois me deixaria vestir-me em seguida, entregando todo o apósento a mim. Pensei: Queequeg, nas circunstâncias, esta é uma proposta muito civilizada; mas a verdade é que esses selvagens têm um senso inato de delicadeza, digam o que disserem; é admirável como são essencialmente polidos. Faço este elogio particular a Queequeg porque me tratou com tanta civilidade e consideração, enquanto eu era culpado de grande rudeza, encarando-o da cama e observando todos os movimentos de sua toalete; por ora, minha curiosidade vencendo minha educação. Não obstante, um homem como Queequeg não se vê todos os dias; ele e seus modos valiam bem uma observação incomum.

Começou a se vestir de cima para baixo, colocando primeiro seu chapéu de castor, aliás muito alto, e então - ainda sem as calças - pôs-se a procurar as botas. Para que, sob os céus, fez isso, não posso dizer; mas seu movimento seguinte foi enfiar-se - botas na mão e chapéu na cabeça - debaixo da cama; quando, por diversos arquejos e esforços violentos, inferi que trabalhava arduamente para calçar-se; embora, por nenhuma lei de propriedade de que eu jamais tenha ouvido falar, se exija que um homem tenha privacidade ao pôr as botas. Mas Queequeg, vede bem, era uma criatura em estágio de transição - nem lagarta, nem borboleta. Era civilizado o bastante para exibir sua extravagância das maneiras mais estranhas possíveis. Sua educação ainda não estava completa. Era um estudante de graduação. Se não fosse civilizado em pequeno grau, muito provavelmente não se teria incomodado com botas; mas, por outro lado, se ainda não fosse um selvagem, jamais teria sonhado em enfiar-se debaixo da cama para calçá-las. Por fim emergiu, com o chapéu muito amassado e comprimido sobre os olhos, e começou a ranger e mancar pelo quarto, como se, não estando muito acostumado a botas, seu par úmido e enrugado de couro de vaca - provavelmente tampouco feito sob medida - o apertasse e atormentasse bastante no primeiro arranque de uma manhã amargamente fria.

Vendo agora que não havia cortinas na janela, que a rua era muito estreita e que a casa em frente tinha visão clara para dentro do quarto, e observando cada vez mais a figura indecorosa que Queequeg fazia, andando aos solavancos com pouco mais que o chapéu e as botas no corpo, roguei-lhe, da melhor maneira que pude, que acelerasse um pouco sua toalete e, em particular, entrasse nas calças o quanto antes. Ele obedeceu e então passou a lavar-se. Àquela hora da manhã, qualquer cristão teria lavado o rosto; mas Queequeg, para meu espanto, contentou-se em restringir suas abluções ao peito, aos braços e às mãos. Depois vestiu o colete e, pegando um pedaço de sabão duro sobre a mesa-lavatório, mergulhou-o na água e começou a ensaboar o rosto. Eu observava para ver onde guardava a navalha, quando, vejam só, ele pega o arpão no canto da cama, solta o longo cabo de madeira, desembainha a cabeça, afia-a um pouco na bota e, caminhando até o pedaço de espelho contra a parede, começa uma vigorosa raspagem, ou antes, um arpoamento das faces. Pensei: Queequeg, isto é usar a melhor cutelaria de Rogers com vingança. Mais tarde, admirei-me menos dessa operação quando vim a saber de que fino aço é feita a cabeça de um arpão, e quão extremamente afiadas se mantêm sempre suas longas bordas retas.

O restante de sua toalete logo se completou, e ele marchou orgulhosamente para fora do quarto, envolto em seu grande casaco de piloto, exibindo o arpão como o bastão de um marechal.

1/1
Menu

Fazer anotação