O advogado Moby Dick - Tradução Literunico · Capítulo 24 de 136
Obra Menu

O advogado

Como Queequeg e eu estamos agora devidamente embarcados neste negócio da caça à baleia; e como esse negócio da caça à baleia de algum modo veio a ser considerado entre os homens de terra uma ocupação um tanto não poética e desacreditada; por isso, estou todo ansioso por convencer-vos, homens de terra, da injustiça assim feita a nós, caçadores de baleias.

Em primeiro lugar, pode-se julgar quase supérfluo estabelecer o fato de que, entre as pessoas em geral, o negócio da caça à baleia não é considerado no mesmo nível das chamadas profissões liberais. Se um estranho fosse introduzido em qualquer sociedade metropolitana variada, pouco avançaria a opinião geral sobre seus méritos se ele fosse apresentado à companhia como arpoador, digamos; e se, em emulação aos oficiais navais, acrescentasse as iniciais S.W.F. (Sperm Whale Fishery) ao seu cartão de visita, tal procedimento seria julgado supremamente presunçoso e ridículo.

Sem dúvida uma razão principal pela qual o mundo se recusa a honrar-nos, baleeiros, é esta: pensam que, na melhor hipótese, nossa vocação equivale a uma espécie de negócio de açougue; e que, quando ativamente engajados nele, somos cercados por toda sorte de impurezas. Açougueiros somos, é verdade. Mas açougueiros também, e açougueiros do distintivo mais sangrento, foram todos os Comandantes Marciais que o mundo invariavelmente se deleita em honrar. E quanto à questão da alegada imundície de nosso negócio, em breve sereis iniciados em certos fatos até agora bastante desconhecidos em geral, e que, no conjunto, plantarão triunfantemente o navio cachaloteiro ao menos entre as coisas mais limpas desta terra asseada. Mas, mesmo concedendo que a acusação em questão seja verdadeira; que conveses desordenados e escorregadios de um navio baleeiro são comparáveis à carniça indizível daqueles campos de batalha dos quais tantos soldados retornam para beber todos os aplausos das damas? E se a ideia de perigo tanto aumenta o conceito popular da profissão do soldado, deixai-me assegurar-vos que muito veterano que marchou livremente contra uma bateria recuaria depressa diante da aparição da vasta cauda do cachalote, abanando em redemoinhos o ar sobre sua cabeça. Pois que são os terrores compreensíveis do homem comparados aos terrores e maravilhas entrelaçados de Deus!

Mas, embora o mundo zombe de nós, caçadores de baleias, ainda assim nos presta sem saber a mais profunda homenagem; sim, uma adoração superabundante! pois quase todos os círios, lâmpadas e velas que ardem ao redor do globo ardem, como diante de tantos santuários, para nossa glória!

Mas olhai esta matéria sob outras luzes; pesai-a em toda espécie de balanças; vede o que nós, baleeiros, somos e fomos.

Por que os holandeses, no tempo de De Witt, tinham almirantes de suas frotas baleeiras? Por que Luís XVI da França, às suas próprias expensas pessoais, equipou navios baleeiros de Dunquerque e polidamente convidou para aquela cidade uma ou duas vintenas de famílias de nossa própria ilha de Nantucket? Por que a Grã-Bretanha, entre os anos de 1750 e 1788, pagou a seus baleeiros, em subsídios, mais de 1.000.000 de libras? E, por fim, como acontece que nós, baleeiros da América, agora superemos em número todo o restante dos baleeiros coligados do mundo; naveguemos uma armada de mais de setecentas embarcações; tripuladas por dezoito mil homens; consumindo anualmente 4.000.000 de dólares; com navios no valor, ao tempo da partida, de 20.000.000 de dólares; e todos os anos importando para nossos portos uma colheita bem ceifada de 7.000.000 de dólares? Como acontece tudo isso, se não há algo de pujante na caça à baleia?

Mas isso não é metade; olhai de novo.

Afirmo livremente que o filósofo cosmopolita não pode, nem que lhe vá a vida nisso, apontar uma única influência pacífica que, nos últimos sessenta anos, tenha operado mais potentemente sobre todo o largo mundo, tomado em agregado, do que o alto e poderoso negócio da caça à baleia. De uma maneira ou de outra, ele gerou acontecimentos tão notáveis em si mesmos, e tão continuamente momentosos em suas consequências sequenciais, que a caça à baleia pode muito bem ser considerada aquela mãe egípcia que deu à luz filhos já grávidos desde o ventre. Seria tarefa desesperada e interminável catalogar todas essas coisas. Que um punhado baste. Por muitos anos passados, o navio baleeiro foi o pioneiro em farejar as partes mais remotas e menos conhecidas da terra. Explorou mares e arquipélagos que não tinham carta, onde nenhum Cook ou Vancouver jamais navegara. Se navios de guerra americanos e europeus agora repousam pacificamente em portos antes selvagens, que disparem salvas em honra e glória ao navio baleeiro que originalmente lhes mostrou o caminho e primeiro interpretou entre eles e os selvagens. Celebrem como quiserem os heróis das Expedições de Exploração, seus Cooks, seus Krusensterns; mas digo que dezenas de Capitães anônimos saíram de Nantucket que foram tão grandes, e maiores que seu Cook e seu Krusenstern. Pois em seu desamparo de mãos vazias, eles, nas águas pagãs infestadas de tubarões e junto às praias de ilhas lanceiras não registradas, batalharam com maravilhas e terrores virgens que Cook, com todos os seus fuzileiros e mosquetes, não teria voluntariamente ousado enfrentar. Tudo aquilo de que se faz tanto alarde nas antigas Viagens aos Mares do Sul não passava dos lugares-comuns de toda uma vida de nossos heroicos nantucketenses. Muitas vezes, aventuras às quais Vancouver dedica três capítulos, esses homens julgavam indignas de ser anotadas no diário comum do navio. Ah, o mundo! Oh, o mundo!

Até que a pesca da baleia contornasse o cabo Horn, nenhum comércio que não fosse colonial, quase nenhum intercâmbio que não fosse colonial, se mantinha entre a Europa e a longa linha das opulentas províncias espanholas na costa do Pacífico. Foi o baleeiro quem primeiro rompeu a política ciumenta da coroa espanhola quanto a essas colônias; e, se o espaço permitisse, poderia ser distintamente mostrado como desses baleeiros finalmente resultaram a libertação do Peru, do Chile e da Bolívia do jugo da Velha Espanha, e o estabelecimento da democracia eterna naquelas partes.

Aquela grande América do outro lado da esfera, a Austrália, foi dada ao mundo esclarecido pelo baleeiro. Depois de sua primeira descoberta nascida de equívoco por um holandês, todos os demais navios por muito tempo evitaram aquelas costas como pestiferamente bárbaras; mas o navio baleeiro tocou ali. O navio baleeiro é a verdadeira mãe daquela agora poderosa colônia. Além disso, na infância do primeiro assentamento australiano, os emigrantes foram várias vezes salvos da fome pelo benevolente biscoito do navio baleeiro que felizmente lançava âncora em suas águas. As incontáveis ilhas de toda a Polinésia confessam a mesma verdade, e prestam homenagem comercial ao navio baleeiro, que abriu caminho para o missionário e o mercador, e em muitos casos levou os missionários primitivos a seus primeiros destinos. Se aquela terra de duplo ferrolho, o Japão, algum dia há de tornar-se hospitaleira, é somente ao navio baleeiro que se deverá o crédito; pois ele já está no limiar.

Mas se, diante de tudo isso, ainda declarais que a caça à baleia não tem associadas a si nobres relações estéticas, então estou pronto a estilhaçar cinquenta lanças convosco ali, e desmontar-vos com elmo fendido a cada vez.

A baleia não tem autor famoso, e a caça à baleia não tem cronista famoso, direis.

A baleia sem autor famoso, e a caça à baleia sem cronista famoso? Quem escreveu o primeiro relato de nosso Leviatã? Quem senão o poderoso Jó! E quem compôs a primeira narrativa de uma viagem baleeira? Quem, senão príncipe não menor que Alfredo, o Grande, que com sua própria pena real anotou as palavras de Other, o caçador de baleias norueguês daqueles tempos! E quem pronunciou nosso elogio ardente no Parlamento? Quem, senão Edmund Burke!

Verdade bastante, mas então os baleeiros em si são pobres-diabos; não têm bom sangue nas veias.

Nenhum bom sangue nas veias? Têm ali algo melhor que sangue real. A avó de Benjamin Franklin foi Mary Morrel; depois, por casamento, Mary Folger, uma das antigas colonizadoras de Nantucket, e ancestral de uma longa linhagem de Folgers e arpoadores - todos parentes e sangue do nobre Benjamin -, que até hoje lançam o ferro farpado de um lado do mundo ao outro.

Muito bem de novo; mas então todos confessam que de algum modo a caça à baleia não é respeitável.

A caça à baleia não é respeitável? A caça à baleia é imperial! Pela antiga lei estatutária inglesa, a baleia é declarada "peixe real".

Oh, isso é apenas nominal! A própria baleia jamais figurou de modo grandioso e imponente.

A baleia jamais figurou de modo grandioso e imponente? Em um dos poderosos triunfos concedidos a um general romano ao entrar na capital do mundo, os ossos de uma baleia, trazidos desde a costa síria, eram o objeto mais conspícuo da procissão com címbalos.

Concedo, já que o citas; mas, digas o que disseres, não há dignidade real na caça à baleia.

Nenhuma dignidade na caça à baleia? A dignidade de nosso ofício os próprios céus atéstam. Cetus é uma constelação no Sul! Nada mais! Enfia o chapéu na cabeça na presença do Czar, e tira-o diante de Queequeg! Nada mais! Conheço um homem que, em sua vida, capturou trezentas e cinquenta baleias. Tenho esse homem por mais honrado que aquele grande capitão da Antiguidade que se gabava de ter tomado igual número de cidades muradas.

E quanto a mim, se por qualquer possibilidade houver em mim alguma coisa primeira ainda não descoberta; se algum dia eu merecer qualquer reputação real naquele pequeno mas elevado mundo silencioso pelo qual eu talvez não seja irrazoavelmente ambicioso; se daqui por diante eu fizer qualquer coisa que, no conjunto, um homem preferiria ter feito a ter deixado por fazer; se, à minha morte, meus executores, ou mais propriamente meus credores, encontrarem quaisquer preciosos MSS. em minha escrivaninha, então aqui, prospectivamente, atribuo toda honra e glória à caça à baleia; pois um navio baleeiro foi meu Yale College e meu Harvard.

1/1
Menu

Fazer anotação