A cabeça do cachalote - vista contrastada Moby Dick - Tradução Literunico · Capítulo 74 de 136
Obra Menu

A cabeça do cachalote - vista contrastada

Aqui estão, agora, duas grandes baleias, juntando as cabeças; juntemo-nos a elas, e juntemos também as nossas.

Da grande ordem dos leviatãs em fólio, o cachalote e a baleia-franca são de longe os mais dignos de nota. São as únicas baleias regularmente caçadas pelo homem. Para o nantucketer, apresentam os dois extremos de todas as variedades conhecidas da baleia. Como a diferença externa entre elas é observável sobretudo em suas cabeças; e como uma cabeça de cada uma neste momento pende do costado do Pequod; e como podemos ir livremente de uma à outra, apenas atravessando o convés: onde, gostaria eu de saber, obtereis melhor oportunidade de estudar cetologia prática do que aqui?

Em primeiro lugar, impressiona-vos o contraste geral entre essas cabeças. Ambas são maciças o bastante, por certo; mas há certa simetria matemática na do cachalote que a da baleia-franca tristemente não possui. Há mais caráter na cabeça do cachalote. Ao contemplá-la, concedeis involuntariamente a ele imensa superioridade quanto à dignidade que a permeia. No presente caso, também, essa dignidade é acentuada pela cor sal e pimenta de sua cabeça no alto, sinal de idade avançada e grande experiência. Em suma, ele é o que os pescadores tecnicamente chamam de "baleia de cabeça grisalha".

Notemos agora o que é menos dessemelhante nessas cabeças, a saber, os dois órgãos mais importantes, o olho e o ouvido. Bem para trás no lado da cabeça, e baixo, perto do ângulo da mandíbula de qualquer das baleias, se procurardes atentamente, por fim vereis um olho sem cílios, que imaginaríeis ser olho de potro novo; tão fora de toda proporção está ele em relação à magnitude da cabeça.

Ora, dessa peculiar posição lateral dos olhos da baleia, é claro que ela jamais pode ver um objeto que esteja exatamente à frente, não mais do que pode ver um que esteja exatamente à ré. Em uma palavra, a posição dos olhos da baleia corresponde à dos ouvidos de um homem; e podeis imaginar por vós mesmos como vos sairíeis se examinásseis lateralmente os objetos através dos ouvidos. Descobriríeis que só poderíeis comandar uns trinta graus de visão à frente da linha lateral reta de vista; e cerca de trinta mais atrás dela. Se vosso inimigo mais amargo viesse caminhando diretamente para vós, com punhal erguido em pleno dia, não seríeis capaz de vê-lo, tanto quanto se estivesse se esgueirando por trás. Em uma palavra, teríeis duas costas, por assim dizer; mas, ao mesmo tempo, também duas frentes, frentes latérais; pois o que é que faz a frente de um homem, o que, de fato, senão seus olhos?

Além disso, enquanto na maioria dos outros animais de que posso agora me lembrar os olhos são plantados de modo a fundir imperceptivelmente sua força visual, produzindo uma imagem, e não duas, para o cérebro; a posição peculiar dos olhos da baleia, efetivamente separados como são por muitos pés cúbicos de cabeça sólida, que se ergue entre eles como grande montanha separando dois lagos em vales; isso, é claro, deve separar inteiramente as impressões que cada órgão independente transmite. A baleia, portanto, deve ver uma imagem distinta deste lado, e outra imagem distinta daquele; enquanto tudo entre ambas deve ser para ela profunda escuridão e nada. Pode-se dizer que o homem, na prática, olha o mundo de uma guarita com duas folhas de janela unidas. Mas, na baleia, essas duas folhas são inseridas separadamente, fazendo duas janelas distintas, mas prejudicando tristemente a vista. Essa peculiaridade dos olhos da baleia é algo que deve ser sempre lembrado na pesca; e recordado pelo leitor em algumas cenas subsequentes.

Uma questão curiosa e muitíssimo embaraçosa poderia ser levantada a respeito dessa matéria visual no que toca ao Leviatã. Mas devo contentar-me com uma sugestão. Enquanto os olhos de um homem estão abertos à luz, o ato de ver é involuntário; isto é, ele não pode então deixar de ver mecanicamente quaisquer objetos que estejam diante dele. Não obstante, a experiência de qualquer um lhe ensinará que, embora possa abranger num só olhar um varrido indiscriminado das coisas, é absolutamente impossível examinar atenta e completamente duas coisas, por maiores ou menores que sejam, no mesmo instante de tempo; não importa que estejam lado a lado e se toquem. Mas, se agora separardes esses dois objetos, e cercardes cada qual por um círculo de profunda escuridão; então, para ver um deles de modo a concentrar nele a mente, o outro será completamente excluído da consciência contemporânea. Como será, então, com a baleia? É verdade que ambos os seus olhos, em si, devem agir simultaneamente; mas será seu cérebro tão mais abrangente, combinador e sutil que o do homem, que possa, no mesmo instante de tempo, examinar atentamente duas perspectivas distintas, uma de um lado e outra em direção exatamente oposta? Se pode, então isso é nela coisa tão maravilhosa quanto se um homem fosse capaz de atravessar simultaneamente as demonstrações de dois problemas distintos de Euclides. Nem, investigada estritamente, há qualquer incongruência nessa comparação.

Pode ser apenas capricho ocioso, mas sempre me pareceu que as extraordinárias vacilações de movimento exibidas por algumas baleias quando assediadas por três ou quatro botes; a timidez e propensão a sustos esquisitos, tão comuns a tais baleias; penso que tudo isso procede indiretamente da perplexidade impotente da vontade em que seus poderes de visão divididos e diametralmente opostos devem envolvê-las.

Mas o ouvido da baleia é tão curioso quanto o olho. Se sois inteiramente estranho à raça delas, poderíeis vasculhar estas duas cabeças por horas e nunca descobrir esse órgão. O ouvido não tem folha externa alguma; e no próprio orifício mal se consegue inserir uma pena, tão maravilhosamente diminuto é ele. Fica alojado um pouco atrás do olho. Com respeito aos ouvidos, esta importante diferença deve ser observada entre o cachalote e a baleia-franca. Enquanto o ouvido do primeiro tem abertura externa, o da segunda é inteira e uniformemente coberto por uma membrana, de modo a ser imperceptível por fora.

Não é curioso que um ser tão vasto quanto a baleia veja o mundo através de olho tão pequeno, e ouça o trovão por um ouvido menor que o de uma lebre? Mas se seus olhos fossem largos como a lente do grande telescópio de Herschel; e seus ouvidos espaçosos como os pórticos de catédrais; isso o tornaria de vista mais longa ou audição mais aguda? De modo algum. Por que, então, tentais "alargar" vossa mente? Sutilizai-a.

Agora, com quaisquer alavancas e máquinas a vapor que tenhamos à mão, tombemos a cabeça do cachalote, para que fique de fundo para cima; então, subindo por uma escada ao cume, demos uma espiada para dentro da boca; e, não fosse o corpo estar agora completamente separado dela, com uma lanterna poderíamos descer à grande Caverna Mammoth de Kentucky de seu estômago. Mas segurai-vos aqui por este dente, e olhai ao redor onde estamos. Que boca realmente bela e de aspecto casto! do chão ao teto, forrada, ou antes, papelada, com uma membrana branca reluzente, brilhante como cetins nupciais.

Mas saí agora, e olhai esta portentosa mandíbula inferior, que parece a tampa longa e estreita de uma imensa caixa de rapé, com a dobradiça numa extremidade, em vez de num lado. Se a ergueis, de modo a colocá-la por sobre a cabeça e expor suas fileiras de dentes, parece uma terrível grade levadiça; e tal, ai!, se prova para muitos pobres infelizes na pesca, sobre quem esses espigões caem com força empaladora. Mas muito mais terrível é contemplá-la quando, braças abaixo no mar, vedes alguma baleia taciturna, flutuando ali suspensa, com sua prodigiosa mandíbula, uns quinze pés de comprimento, pendendo reta em ângulo reto com o corpo, inteiramente como a bujarrona de um navio. Essa baleia não está morta; está apenas desanimada; indisposta, talvez; hipocondríaca; e tão supina que as dobradiças de sua mandíbula relaxaram, deixando-a ali naquela espécie de situação desgraciosa, censura a toda a sua tribo, que sem dúvida deve imprecar-lhe travamento de mandíbulas.

Na maioria dos casos, essa mandíbula inferior, sendo facilmente desencaixada por artista praticado, é desprendida e içada ao convés com o fim de extrair os dentes de marfim e fornecer suprimento daquele duro osso branco de baleia com que os pescadores fabricam toda sorte de artigos curiosos, incluindo bengalas, cabos de guarda-chuva e cabos de chicotes de montar.

Com um içamento longo e cansativo, a mandíbula é arrastada a bordo, como se fosse uma âncora; e, quando chega o tempo próprio, alguns dias depois do outro trabalho, Queequeg, Daggoo e Tashtego, todos dentistas consumados, são postos a arrancar dentes. Com uma pá de corte afiada, Queequeg lanceta as gengivas; então a mandíbula é amarrada a arganéus, e, armado um aparelho do alto, arrancam esses dentes como bois de Michigan arrancam tocos de velhos carvalhos de terras selvagens. Há geralmente quarenta e dois dentes ao todo; em baleias velhas, muito gastos, mas não deteriorados; nem obturados à nossa moda artificial. A mandíbula é depois serrada em pranchas e empilhada como vigas para construção de casas.

1/1
Menu

Fazer anotação