A cauda
Outros poetas gorjearam louvores ao olho suave do antílope e à linda plumagem da ave que nunca pousa; menos celestial, eu celebro uma cauda.
Calculando que a cauda do cachalote de maior porte comece naquele ponto do tronco em que ele se afunila até mais ou menos a circunferência de um homem, ela compreende, só em sua superfície superior, uma área de pélo menos cinquenta pés quadrados. O corpo compacto e redondo de sua raiz expande-se em duas palmas, ou pás, largas, firmes e achatadas, que se adelgaçam gradualmente até menos de uma polegada de espessura. Na forquilha ou junção, essas pás se sobrepõem ligeiramente; depois recuam lateralmente uma da outra como asas, deixando entre si um amplo vazio. Em nenhuma coisa viva as linhas da beleza são mais primorosamente definidas que nas bordas crescentes dessas pás. Em sua máxima expansão, na baleia adulta, a cauda excederá consideravelmente vinte pés de largura.
O membro inteiro parece um denso leito membranoso de tendões soldados; mas cortai-o, e vereis que três estratos distintos o compõem: superior, médio e inferior. As fibras das camadas superior e inferior são longas e horizontais; as da camada média, muito curtas, correm transversalmente entre as camadas externas. Essa estrutura triúna, tanto quanto qualquer outra coisa, comunica poder à cauda. Ao estudante dos velhos muros romanos, a camada média fornecerá curioso paralelo ao fino curso de tijolos que sempre alterna com a pedra nessas maravilhosas relíquias da Antiguidade, e que sem dúvida contribui tanto para a grande força da alvenaria.
Mas como se essa vasta força local na cauda tendinosa não bastasse, todo o volume do leviatã é tecido por uma urdidura e uma trama de fibras e filamentos musculares, que, passando por ambos os lados dos lombos e descendo até as pás, misturam-se insensivelmente a elas e contribuem largamente para sua potência; de modo que, na cauda, a força confluente e incomensurável da baleia inteira parece concentrada num ponto. Se a aniquilação pudesse acontecer à matéria, esta seria a coisa capaz de fazê-la.
Tampouco essa sua força assombrosa tende de algum modo a tolher a flexão graciosa de seus movimentos; neles, uma facilidade infantil ondula através de um titanismo de potência. Pelo contrário, esses movimentos derivam dela sua beleza mais espantosa. A força real nunca prejudica a beleza ou a harmonia, mas frequentemente as confere; e em tudo que é imponentemente belo, a força tem muito a ver com a magia. Retirai os tendões retesados que por toda parte parecem rebentar do mármore no Hércules esculpido, e seu encanto desapareceria. Quando o devoto Eckermann ergueu o lençol de linho do cadáver nu de Goethe, ficou esmagado pelo peito maciço do homem, que parecia um arco triunfal romano. Quando Angelo pinta até Deus Pai em forma humana, notai que robustez há ali. E, o que quer que revelem do amor divino no Filho, as suaves, encaracoladas, hermafroditas pinturas italianas em que sua ideia foi mais felizmente corporificada, essas pinturas, tão destituídas como são de qualquer musculatura, nada insinuam de poder algum, salvo o poder meramente negativo e feminino da submissão e da resistência, que, por todos os lados se concede, formam as virtudes práticas peculiares de seus ensinamentos.
Tal é a elasticidade sutil do órgão de que trato que, seja manejado em brincadeira, em seriedade ou em ira, qualquer que seja seu humor, suas flexões são invariavelmente marcadas por graça extrema. Nisso, braço de fada algum pode superá-lo.
Cinco grandes movimentos lhe são peculiares. Primeiro, quando usado como nadadeira para progressão; segundo, quando usado como maça em batalha; terceiro, ao varrer; quarto, no lobtailing; quinto, ao erguer as pás.
Primeiro: sendo horizontal em sua posição, a cauda do Leviatã age de modo diferente das caudas de todas as outras criaturas marinhas. Ela nunca serpenteia. No homem ou no peixe, o serpenteio é sinal de inferioridade. Para a baleia, sua cauda é o único meio de propulsão. Enrolada para a frente, como um rolo, sob o corpo, e então rapidamente disparada para trás, é isso que dá ao monstro aquele movimento singular de dardo e salto quando nada furiosamente. Suas nadadeiras latérais servem apenas para governar.
Segundo: é um pouco significativo que, enquanto um cachalote só combate outro cachalote com cabeça e mandíbula, em seus conflitos com o homem, porém, ele usa principalmente, e com desprezo, a cauda. Ao golpear um bote, curva rapidamente suas pás para longe dele, e o golpe só é infligido pelo recuo. Se for dado no ar desobstruído, especialmente se descer sobre seu alvo, o golpe é então simplesmente irresistível. Nenhuma costela de homem ou bote pode suportá-lo. Vossa única salvação está em evitá-lo; mas, se vem lateralmente através da água oposta, então, em parte devido à leve flutuabilidade do baleeiro e à elasticidade de seus matériais, uma costela rachada ou uma ou duas tábuas arrebentadas, uma espécie de pontada no flanco, é geralmente o resultado mais sério. Esses golpes latérais submersos são recebidos tão frequentemente na pesca que são tidos como mera brincadeira de criança. Alguém tira uma blusa, e o buraco é tapado.
Terceiro: não posso demonstrá-lo, mas parece-me que, na baleia, o sentido do tato se concentra na cauda; pois, nesse aspecto, há nela uma delicadeza igualada apenas pela finura da tromba do elefante. Essa delicadeza evidencia-se sobretudo na ação de varrer, quando, com gentileza virginal, a baleia move, com certa lentidão macia, suas imensas pás de um lado para outro sobre a superfície do mar; e, se ela sentir sequer uma suíça de marinheiro, ai desse marinheiro, suíças e tudo. Que ternura há nesse toque preliminar! Se essa cauda tivesse alguma faculdade preênsil, eu logo me lembraria do elefante de Darmonodes, que tanto frequentava o mercado de flores e, com baixas saudações, apresentava ramalhetes a donzelas, e depois acariciava-lhes as cintas. Por mais de uma razão, é pena que a baleia não possua essa virtude preênsil na cauda; pois ouvi falar de outro elefante que, ferido em combate, curvou a tromba e extraiu o dardo.
Quarto: aproximando-vos furtivamente da baleia, sem que ela perceba, na segurança imaginada do meio dos mares solitários, vós a encontrais desprendida da vasta corpulência de sua dignidade, e, como um gatinho, brinca no oceano como se fosse uma lareira. Mas ainda vedes seu poder em sua brincadeira. As largas palmas de sua cauda são lançadas alto no ar; depois, batendo na superfície, a colisão trovejante ressoa por milhas. Quase pensaríeis que um grande canhão foi disparado; e, se notásseis a leve grinalda de vapor do espiráculo na outra extremidade, pensaríeis que aquela era a fumaça da escorva.
Quinto: como na postura flutuante ordinária do leviatã as pás ficam consideravelmente abaixo do nível de seu dorso, estão então completamente fora de vista sob a superfície; mas, quando ele está prestes a mergulhar nas profundezas, suas pás inteiras, com ao menos trinta pés de seu corpo, são lançadas eretas no ar, e assim permanecem vibrando por um momento, até dispararem para baixo e sumirem da vista. Excetuando a sublime breach, a ser descrita em outro lugar, esse erguer das pás da baleia é talvez o espetáculo mais grandioso a ser visto em toda a natureza animada. Das profundezas sem fundo, a cauda gigantesca parece agarrar espasmodicamente o mais alto céu. Assim, em sonhos, vi Satanás majestoso lançar sua garra colossal atormentada para fora do Báltico flamejante do Inferno. Mas ao contemplar tais cenas, tudo depende do humor em que estais; se no dantesco, os demônios vos ocorrerão; se no de Isaías, os arcanjos. De pé no alto do mastro de meu navio durante um nascer do sol que avermelhava céu e mar, vi certa vez um grande rebanho de baleias a leste, todas rumando para o sol, e por um momento vibrando em concerto com as pás erguidas. Como me pareceu então, tal grandiosa corporificação de adoração aos deuses jamais foi vista, nem mesmo na Pérsia, pátria dos adoradores do fogo. Como Ptolomeu Filopátor testificou do elefante africano, assim eu então testifiquei da baleia, proclamando-a o mais devoto de todos os seres. Pois, segundo o rei Juba, os elefantes militares da Antiguidade muitas vezes saudavam a manhã com as trombas erguidas no mais profundo silêncio.
A comparação casual neste capítulo, entre a baleia e o elefante, no que diz respeito a certos aspectos da cauda de uma e da tromba do outro, não deve tender a colocar esses dois órgãos opostos em igualdade, muito menos as criaturas às quais pertencem respectivamente. Pois, assim como o mais poderoso elefante não passa de um terrier perto do Leviatã, assim, comparada à cauda do Leviatã, sua tromba é apenas o caule de um lírio. O golpe mais terrível da tromba do elefante seria como o toque brincalhão de um leque, comparado ao esmagamento e estrondo incomensuráveis das ponderosas pás do cachalote, que em repetidas ocasiões arremessaram sucessivamente botes inteiros, com todos os seus remos e tripulações, ao ar, quase como um malabarista indiano atira suas bolas.
Quanto mais considero essa poderosa cauda, mais deploro minha incapacidade de expressá-la. Às vezes há nela gestos que, embora enfeitassem bem a mão do homem, permanecem inteiramente inexplicáveis. Num rebanho extenso, tais gestos místicos são, ocasionalmente, tão notáveis que ouvi caçadores declararem-nos aparentados aos sinais e símbolos da maçonaria; que a baleia, de fato, por esses métodos, conversava inteligentemente com o mundo. Tampouco faltam outros movimentos da baleia, no corpo geral, cheios de estranheza e inexplicáveis para seu assaltante mais experiente. Disseque-a como eu puder, então, não passo da pele; não a conheço, e nunca conhecerei. Mas, se nem mesmo a cauda dessa baleia conheço, como compreender sua cabeça? Muito mais, como compreender sua face, quando face ela não tem? Verás minhas partes posteriores, minha cauda, ela parece dizer, mas minha face não será vista. Mas não consigo decifrar completamente suas partes posteriores; e insinue ela o que quiser acerca de sua face, digo outra vez: ela não tem face.