Carrinho de mão
Na manhã seguinte, segunda-feira, depois de dispor da cabeça embalsamada junto a um barbeiro, em troca de um bloco, liquidei a conta minha e a de meu camarada; usando, contudo, o dinheiro de meu camarada. O estalajadeiro sorridente, assim como os hóspedes, parecia espantosamente divertido com a amizade súbita que brotara entre mim e Queequeg - especialmente porque as histórias mirabolantes de Peter Coffin sobre ele antes me haviam alarmado tanto a respeito da própria pessoa com quem eu agora andava.
Tomamos emprestado um carrinho de mão e, embarcando nossas coisas nele, incluindo minha pobre sacola de tapete e o saco de lona e a rede de Queequeg, lá fomos nós descendo para o Moss, a pequena escuna-paqueta de Nantucket, amarrada ao cais. Enquanto seguíamos, as pessoas olhavam; não tanto para Queequeg - pois estavam acostumadas a ver canibais como ele em suas ruas -, mas por vê-lo comigo em termos tão confidenciais. Mas não lhes demos atenção, seguindo adiante e empurrando o carrinho por turnos, enquanto Queequeg parava de vez em quando para ajustar a bainha das farpas de seu arpão. Perguntei-lhe por que carregava em terra uma coisa tão incômoda, e se todos os navios baleeiros não providenciavam seus próprios arpões. A isso, em substância, respondeu que, embora o que eu insinuava fosse bastante verdadeiro, ele tinha particular afeição por seu próprio arpão, porque era de matérial seguro, bem provado em muitos combates mortais e profundamente íntimo dos corações das baleias. Em suma, como muitos ceifeiros e segadores do interior, que entram nos prados dos fazendeiros armados com suas próprias foices - embora de modo algum sejam obrigados a fornecê-las -, assim também Queequeg, por suas razões privadas, preferia seu próprio arpão.
Passando o carrinho de minha mão para a dele, contou-me uma história engraçada sobre o primeiro carrinho de mão que vira na vida. Fora em Sag Harbor. Os donos de seu navio, parece, haviam lhe emprestado um para levar seu pesado baú até a pensão. Para não parecer ignorante a respeito da coisa - embora na verdade o fosse inteiramente quanto ao modo preciso de manejar o carrinho -, Queequeg põe o baú sobre ele; amarra-o firme; e então iça o carrinho ao ombro e marcha cais acima. "Ora", disse eu, "Queequeg, era de se pensar que soubesses melhor que isso. As pessoas não riram?"
Diante disso, ele me contou outra história. O povo de sua ilha de Rokovoko, parece, em suas festas de casamento espreme a água fragrante de cocos verdes numa grande cabaça tingida, como uma poncheira; e essa poncheira sempre constitui o grande ornamento central da esteira trançada onde se realiza a festa. Ora, certo grande navio mercante certa vez tocou em Rokovoko, e seu comandante - por todos os relatos, um cavalheiro muito imponente e cerimonioso, ao menos para um capitão de mar - foi convidado para a festa de casamento da irmã de Queequeg, uma bela princesinha recém-chegada aos dez anos. Bem; quando todos os convidados do casamento estavam reunidos na cabana de bambu da noiva, esse Capitão entra marchando e, sendo-lhe assinalado o lugar de honra, posta-se defronte da poncheira, entre o Alto Sacerdote e sua majestade o Rei, pai de Queequeg. Dita a graça - pois aquela gente tem sua graça assim como nós -, embora Queequeg me dissesse que, ao contrário de nós, que nessas ocasiões olhamos para baixo, para nossos pratos, eles, copiando os patos, erguem os olhos para o grande Doador de todos os banquetes; dita a graça, digo, o Alto Sacerdote abre o festim pela cerimônia imemorial da ilha; isto é, mergulhando seus dedos consagrados e consagradores na tigela antes que a bebida abençoada circule. Vendo-se colocado junto ao Sacerdote, notando a cerimônia e julgando-se - por ser Capitão de um navio - claramente superior em precedência a um mero Rei insular, sobretudo na própria casa do Rei, o Capitão prossegue friamente e lava as mãos na poncheira; supondo-a, imagino, uma enorme tigela de lavar dedos. "Agora", disse Queequeg, "que você pensa agora? Povo nosso não riu?"
Por fim, passagem paga e bagagem segura, estávamos a bordo da escuna. Içadas as velas, ela deslizou pelo rio Acushnet. De um lado, New Bedford erguia-se em terraços de ruas, suas árvores cobertas de gelo cintilando todas no ar claro e frio. Enormes colinas e montanhas de barris sobre barris se acumulavam em seus cais, e lado a lado jaziam silenciosos e enfim seguramente amarrados os navios baleeiros errantes pelo mundo; enquanto de outros vinha som de carpinteiros e tanoeiros, misturado aos ruídos de fogos e forjas para derreter o piche, tudo anunciando que novas viagens estavam prestes a começar; que uma jornada longuíssima e perigosíssima terminada apenas inicia uma segunda; e uma segunda terminada apenas inicia uma terceira, e assim por diante, para todo o sempre. Tal é a interminabilidade, sim, a intolerabilidade de todo esforço terreno.
Ao ganhar águas mais abertas, a brisa revigorante tornou-se fresca; o pequeno Moss lançava a espuma rápida de sua proa como um potro jovem lança seus resfolegos. Como aspirei aquele ar tártaro! Como repeli aquela terra de estrada pedagiada! Aquela via comum, toda amassada pelas marcas de calcanhares e cascos servis; e voltei-me a admirar a magnanimidade do mar, que não permite registros.
Na mesma fonte de espuma, Queequeg parecia beber e cambalear comigo. Suas narinas escuras dilataram-se; mostrou os dentes limados e pontudos. Avante, avante voávamos; e, alcançado o largo, o Moss prestou homenagem ao sopro; abaixou e mergulhou a proa como um escravo diante do Sultão. Inclinados de lado, disparávamos de lado; cada fio de cabo vibrando como arame; os dois mastros altos vergando como canas indianas em tornados de terra. Tão cheios daquela cena vertiginosa estávamos, enquanto permanecíamos junto ao gurupés mergulhante, que por algum tempo não notamos os olhares zombeteiros dos passageiros, uma assembleia de lubbers, que se maravilhavam de que dois semelhantes pudessem ser tão companheirais; como se um homem branco fosse algo mais digno que um negro caiado. Mas havia ali alguns tolos e matutos que, por sua intensa verdura, deviam ter vindo do coração e centro de toda verdura. Queequeg apanhou um desses jovens brotos imitando-o pelas costas. Pensei que a hora fatal do matuto havia chegado. Largando o arpão, o selvagem musculoso agarrou-o nos braços e, por uma destreza e força quase miraculosas, arremessou-o inteiro para o alto; então, dando-lhe um leve tapinha na popa em pleno salto mortal, o sujeito aterrissou de pé, com os pulmões quase estourando, enquanto Queequeg, dando-lhe as costas, acendeu seu cachimbo tomahawk e o passou a mim para uma baforada.
"Capitão! Capitão!", gritou o matuto, correndo para aquele oficial. "Capitão, Capitão, aqui está o diabo."
"Olá, você aí, senhor", bradou o Capitão, uma costela magra do mar, avançando a passos largos até Queequeg, "que diabo pretende com isso? Não sabe que podia ter matado esse sujeito?"
"Que ele diz?", disse Queequeg, virando-se suavemente para mim.
"Ele diz", respondi, "que tu quase mata-e aquele homem ali", apontando para o novato ainda trêmulo.
"Mata-e", gritou Queequeg, torcendo o rosto tatuado numa expressão nada terrena de desdém, "ah! ele peixe-e muito pequeno-e; Queequeg não mata-e peixe-e tão pequeno-e; Queequeg mata-e grande baleia!"
"Olhe aqui", rugiu o Capitão, "eu mato-e você, seu canibal, se tentar mais alguma dessas brincadeiras a bordo; então tome cuidado."
Mas aconteceu justamente então que já era hora de o Capitão tomar cuidado com o próprio olho. A pressão prodigiosa sobre a vela grande havia partido a escota de barlavento, e a tremenda retranca voava agora de um lado a outro, varrendo por completo toda a parte de ré do convés. O pobre sujeito que Queequeg tratara com tanta rudeza foi varrido para fora de bordo; todos estavam em pânico; e tentar agarrar a retranca para detê-la parecia loucura. Ela voava da direita para a esquerda, e de volta outra vez, quase no tique de um relógio, e a cada instante parecia prestes a estalar em lascas. Nada era feito, e nada parecia capaz de ser feito; os que estavam no convés correram para a proa e ficaram olhando a retranca como se ela fosse a mandíbula inferior de uma baleia exasperada. Em meio a essa consternação, Queequeg caiu habilmente de joelhos e, rastejando sob o caminho da retranca, agarrou uma corda, prendeu uma das pontas às amuradas e então, lançando a outra como um laço, apanhou-a em torno da retranca quando esta varreu sobre sua cabeça; no tranco seguinte, a verga ficou assim presa, e tudo estava seguro. A escuna foi posta contra o vento e, enquanto os homens preparavam o bote de popa, Queequeg, despido até a cintura, disparou do costado num longo arco vivo de salto. Por três minutos ou mais foi visto nadando como um cão, lançando os longos braços retos à frente e revelando por turnos os ombros musculosos através da espuma gelada. Olhei para o sujeito grandioso e glorioso, mas não via ninguém a ser salvo. O novato havia afundado. Arremessando-se perpendicularmente para fora da água, Queequeg então lançou ao redor um olhar instantâneo e, parecendo ver exatamente como estavam as coisas, mergulhou e desapareceu. Poucos minutos mais, e voltou à superfície, um braço ainda golpeando a água, e com o outro arrastando uma forma sem vida. O bote logo os recolheu. O pobre matuto foi reanimado. Todos a bordo votaram Queequeg um nobre trunfo; o capitão pediu-lhe perdão. Desde aquela hora, agarrei-me a Queequeg como uma craca; sim, até que o pobre Queequeg deu seu último longo mergulho.
Houve jamais tal inconsciência? Ele não parecia pensar que merecesse medalha alguma das Sociedades Humanas e Magnânimas. Pediu apenas água - água doce -, algo para enxugar a salmoura; feito isso, vestiu roupas secas, acendeu o cachimbo e, encostando-se às amuradas e olhando docemente os que o cercavam, parecia dizer a si mesmo: "É um mundo mútuo, de sociedade por ações, em todos os meridianos. Nós, canibais, devemos ajudar estes cristãos."