Biográfico Moby Dick - Tradução Literunico · Capítulo 12 de 136
Obra Menu

Biográfico

Queequeg era natural de Rokovoko, uma ilha distante para Oeste e Sul. Não consta em mapa algum; lugares verdadeiros nunca constam.

Quando era um selvagem recém-saído da casca, correndo solto pelas matas nativas com uma tanga de capim, seguido pelas cabras que o mordiscavam como se ele fosse um broto verde; mesmo então, na alma ambiciosa de Queequeg, ocultava-se um forte desejo de ver algo mais da cristandade do que um ou dois baleeiros exemplares. Seu pai era um Alto Chefe, um Rei; seu tio, um Alto Sacerdote; e, pelo lado matérno, ele se gabava de tias que eram esposas de guerreiros inconquistáveis. Havia sangue excelente em suas veias - substância real; embora tristemente viciada, temo, pela propensão canibal que nutrira em sua juventude sem instrução.

Um navio de Sag Harbor visitou a baía de seu pai, e Queequeg buscou passagem para as terras cristãs. Mas o navio, tendo sua tripulação completa, rejeitou-lhe a súplica; e nem toda a influência do Rei, seu pai, pôde prevalecer. Mas Queequeg jurou um juramento. Sozinho em sua canoa, remou até um estreito distante, pelo qual sabia que o navio teria de passar ao deixar a ilha. De um lado havia um recife de coral; do outro, uma baixa língua de terra, coberta de moitas de mangue que avançavam para dentro da água. Escondendo sua canoa, ainda flutuante, entre essas moitas, com a proa voltada para o mar, sentou-se na popa, o remo baixo na mão; e, quando o navio deslizava passando, ele disparou como um relâmpago; alcançou-lhe o costado; com um golpe para trás do pé virou e afundou a canoa; subiu pelas correntes; e, atirando-se de corpo inteiro no convés, agarrou ali uma argola de ferro e jurou não soltá-la, ainda que o fizessem em pedaços.

Em vão o capitão ameaçou lançá-lo ao mar; suspendeu um alfanje sobre seus punhos nus; Queequeg era filho de um Rei, e Queequeg não se moveu. Tocado por sua desesperada intrepidez e por seu desejo selvagem de visitar a cristandade, o capitão por fim cedeu e lhe disse que podia se considerar em casa. Mas esse belo jovem selvagem - esse Príncipe de Gales do mar - jamais viu a cabine do Capitão. Puseram-no lá embaixo, entre os marinheiros, e fizeram dele um baleeiro. Mas, como o czar Pedro contente em mourejar nos estaleiros de cidades estrangeiras, Queequeg não desdenhava nenhuma aparente ignomínia, se por meio dela pudesse felizmente obter o poder de esclarecer seus conterrâneos sem instrução. Pois, no fundo - assim me contou -, era movido por um profundo desejo de aprender entre os cristãos as artes pelas quais tornaria seu povo ainda mais feliz do que era; e, mais do que isso, ainda melhor do que era. Mas, ai!, as práticas dos baleeiros logo o convenceram de que até os cristãos podiam ser ao mesmo tempo miseráveis e perversos; infinitamente mais do que todos os pagãos de seu pai. Chegado finalmente à velha Sag Harbor; e vendo o que os marinheiros faziam ali; e depois seguindo para Nantucket, e vendo como gastavam seus salários naquele lugar também, o pobre Queequeg deu tudo por perdido. Pensou: é um mundo perverso em todos os meridianos; morrerei pagão.

E assim, velho idólatra de coração, vivia ainda entre esses cristãos, vestia as roupas deles e tentava falar sua algaravia. Daí os modos estranhos nele, embora já estivesse há algum tempo longe de casa.

Por insinuações, perguntei-lhe se não tencionava voltar e passar por uma coroação; já que podia agora considerar seu pai morto e ido, sendo ele muito velho e fraco pelas últimas notícias. Respondeu que não, ainda não; e acrescentou que temia que o cristianismo, ou melhor, os cristãos, o tivessem tornado inapto para subir ao trono puro e imaculado de trinta Reis pagãos antes dele. Mas, com o tempo, disse, voltaria - assim que se sentisse batizado de novo. Por ora, contudo, propunha-se a velejar por aí e semear sua aveia brava nos quatro oceanos. Haviam feito dele um arpoador, e aquele ferro farpado estava agora em lugar de cetro.

Perguntei-lhe qual poderia ser seu propósito imediato quanto aos futuros movimentos. Respondeu: voltar ao mar, em sua antiga vocação. Diante disso, eu lhe disse que a caça à baleia era também meu próprio desígnio, e informei-o de minha intenção de partir de Nantucket, por ser o porto mais promissor para que um baleeiro aventureiro embarcasse. Ele resolveu de imediato acompanhar-me àquela ilha, embarcar no mesmo navio, entrar no mesmo quarto de vigia, no mesmo bote, no mesmo rancho comigo; em suma, partilhar cada sorte minha; com ambas as minhas mãos nas suas, mergulhar ousadamente no potluck dos dois mundos. A tudo isso assenti alegremente; pois, além da afeição que eu agora sentia por Queequeg, ele era um arpoador experiente e, como tal, não poderia deixar de ser de grande utilidade para alguém que, como eu, ignorava por completo os mistérios da caça à baleia, embora bem conhecesse o mar, tal como é conhecido pelos marinheiros mercantes.

Terminada sua história com a última baforada moribunda de seu cachimbo, Queequeg me abraçou, encostou a testa na minha e, soprando para apagar a luz, rolamos para lados opostos, para cá e para lá, e muito em breve estávamos dormindo.

1/1
Menu

Fazer anotação